A Glocalização da educação na Região do Araguaia – pela janela de Casaldáliga

Autores

DOI:

10.47270/RA.2596-2671.2019.v1.n1.id335

Palavras-chave:

Discurso, Educação, Emancipação, Glocalização, Libertação

Resumo

O presente artigo aborda aspectos da educação na região do Araguaia, nas décadas de 80 e 90 do século XX, referenciadas em documentos e nas dissertações de mestrado e artigos das autoras. O intuito é tecer uma compreensão e levar a refletir como, discursivamente, Casaldáliga (2004) define uma perspectiva libertadora para a educação que foi institucionalizada por meio da Prelazia de São Félix do Araguaia-MT nesse período. Para tanto buscou-se conhecer os princípios da “educação libertadora”, proposta pelo educador Paulo Freire e pelo Filósofo Theodor Adorno e articulá-los à noção de “glocalização” apresentada por Casaldáliga (op. cit). As reflexões partem de um diálogo com a Teoria Crítica e a perspectiva crítico-dialética, bem como a apropriação de contribuições teórico-metodológicas da Análise de Discurso franco-brasileira, desenvolvida por Michel Pêcheux na França e por Eni Orlandi no Brasil, com o intuito de compreender os efeitos de sentido de mundialidade, globalização e intersetorialidade nos modos de produção da educação no Araguaia.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Jorge de Sousa, Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1991), Especialização em Metodologia de Ensino de 1º e 2º Graus ( 1993); Especialização em Formação de Orientadores Acadêmicos em Educação a Distancia ( 2007), Especialização em Gestão Pública Municipal ( 2014). Atualmente é Efetiva na Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso, lotada na Escola Estadual Severiano Neves e designada para o CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MT- CEFAPRO, polo de São Félix do Araguaia. Tem experiência na área de Educação em Alfabetização, Gestão da Educação, Formação de Professores e Educação do Campo. Mestra em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Ilma Ferreira Machado, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1987), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando no Programa de Pós-Graduação da Unemat. É Líder do Grupo de Pesquisa Educação do campo e organização do trabalho pedagógico, e membro do Conselho Editorial da Revista da FAED/Unemat. Tem experiência na área de Educação Básica e Superior. Desenvolve estudos e pesquisas educação do campo e organização do trabalho pedagógico, com ênfase nos seguintes temas: projeto político pedagógico, avaliação de ensino, educação dos trabalhadores rurais sem terra, trabalho e educação e trabalho coletivo.

Edineth Sousa França Silva Alves, SEDUC/MT

Doutorado em Linguística - PPGL/UNEMAT (Em andamento). Mestra em Linguística - (UNEMAT/2016). Filiada ao Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO). Possui Especialização em Línguas e Literaturas da Língua Portuguesa (UNEMAT/2009) e em Educação do Campo - Desenvolvimento e Sustentabilidade (IFMT/2011). Licenciada em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2007). Servidora pública da Secretaria de Estado de Educação - SEDUC / MT, desde 2007.

Ana Maria Di Renzo, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Letras pela Universidade Paranaense (1985), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Lingüística na Universidade Estadual de Campinas (2005), com a participação no doutorado sanduíche em Lyon-França na ÈCOLE NORMALE SUPÉRIEURE LETTRES & SCIENCIES HUMAINES (2003). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Aquisição da Linguagem e na Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: língua-historia-escola, argumentação-escrita-interpretação, estado- língua- república, escola, língua-texto-leitura - gramática. Possui experiência na organização político-pedagógica de instituições de ensino superior no que diz respeito a organização curricular, avaliação institucional, autorização e reconhecimento de cursos, bem como recredenciamento de IES.

Referências

ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. Paz e Terra: São Paulo, 1995.

ALBUQUERQUE, J. G. Educação Escolar Indígena: do panóptico a um espaço possível de subjetivação na resistência. Tese (Doutorado em Linguística) Campinas, UNICAMP, 2007.

______. e GATTI, D. A. Apresentação. In: CAMARGO, Dulce M. P. de. Projeto Inajá: uma experiência com professores leigos no Médio Araguaia. Campinas, SP: Editora Alínea, 1997.

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado. Tradução de Walter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro: Introdução Crítica de J. A. Guilhon Albuquerque. – Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

ALVORADA, circular. Alvorada. São Félix do Araguaia, 22 de maio de 1970.

______. Alvorada. São Félix do Araguaia, 2012.

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Trad. Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1999.

CALDART, Roseli S. Elementos para a construção de um projeto político e pedagógico da Educação do Campo. In: MOLINA, Mônica Castagna. JESUS, Sonia Meire Santos Azevedo de (org.). Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional “Por Uma Educação do Campo”, n. 5, 2004.

CAMARGO, Dulce M. P. de. Projeto Inajá: uma experiência com professores leigos no Médio Araguaia. Campinas, SP: Editora Alínea, 1997.

CARROUÉ, L. La Mondialisation. Genèse, acteurs et enjeux. ÉditionsBréal, collection ESC, Paris, 2005.

CHAVES, A. S. e Ramos, L. “Ferramentas de Brancos”: a tensão dos sentidos no discurso indígena sobre tecnologias digitais. In.: OLIVEIRA, R. R. R de. [et. al.] (orgs.). Linguagem e Significação: sujeitos indígenas. – Volume 1 – Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.

CASALDÁLIGA, Pedro. Uma Igreja da Amazônia em Conflito com o Latifúndio e a Marginalização Social. Carta Pastoral. São Félix do Araguaia, 1971.

______. Llena de Dios, y tannuestra: antología mariana. Madrid: Publicaciones Claretianas, 1991.

______. Glocalizar a Educação. Texto produzido na V Mostra Regional de Educação do Araguaia. São Félix do Araguaia-MT, 2004.

ESCRIBANO, Francesc. Descalço Sobre a Terra Vermelha: a vida do bispo Pedro Casaldáliga. Tradução: Carlos Moura. – 2. ed. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.

FERREIRA. Eudson de Castro. e LOPES, Ana Maria de Oliveira. Tybysirá – Educação do Campo e Visibilidade Social: uma experiência no sertão do Araguaia. Brasília: Idéa Editora, 2004.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra Ltda, 1967.

______. Conscientização – Teoria e Prática da Libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo – SP: Cortez & Moraes, 1979.

______. Pedagogia do Oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

______. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Notas de Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

______.Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADET, F. e PÊCHEUX, M. A Língua Inatingível. O Discurso na História da Linguística. Trad. MARIANI, B. e DE MELLO M. E. Chaves. Campinas: Editora RG, 2. ed, 2010.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

MARX, Karl. Contribuição à Crítica da Economia Política. Tradução e Introdução de Florestan Fernandes. 2. ed. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2008.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso em Análise: sujeito, sentido e ideologia. 2. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.

______. Conhecimento e Sociedade: da ciência, da escrita e da representação. In.: OLIVEIRA, R. R. R de. [et. al.] (orgs.). Linguagem e Significação: sujeitos indígenas. – Volume 1 – Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.

QUIJANO,Aníbal. Colonialidade do Poder, Eurocentrismo e América Latina. In.: LANDER, Edgardo (Org.). A Colonialidade do Saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Argentina: Clacso, 2005, p. 227-278.

SCALOPPE, Marluce de Oliveira Machado. Práticas Midiáticas e Cidadania no Araguaia: o jornal Alvorada. Cuiabá: KCM Editora, 2012.

SANTOS, Paulo César M. Araguaia: entre palavras, roças e fuzis – a pedagogia dos agentes pastorais no nordestematogrossense, nos anos 1960/1970. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação. Cuiabá, 2014.

SOUSA, Maria de Lourdes Jorge. Tybysirá: Educação Pública Municipal de São Félix do Araguaia no Período de 1997-2004 – Gestão e Resultados: um estudo de caso. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal. Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal de Mato Grosso, São Félix do Araguaia-MT, 2014.

VALÉRIO, Mairon Escorsi.e RIBEIRO, Rosa Renilson. D.PedroCasaldáliga e a História-memória do Araguaia (1970-1980). In: BRASETE, Maria Fernanda; MENDES, Olga Maria Castrillon e MAQUÊA, Vera (Orgs.). Literatura, Política, Religiosidades. Cáceres-MT: UNEMAT Editora, 2014.

ZATTAR, Neuza B. da S. Do IESC à UNEMAT: uma história plural 1978-2008. Cáceres-MT: Editora da UNEMAT, 2008.

Downloads

Publicado

23-04-2019

Como Citar

JORGE DE SOUSA, Maria de Lourdes; FERREIRA MACHADO, Ilma; FRANÇA SILVA ALVES, Edineth Sousa; DI RENZO, Ana Maria. A Glocalização da educação na Região do Araguaia – pela janela de Casaldáliga. Revista AlembrA, [s. l.], v. 1, n. 1, 2019. DOI: 10.47270/RA.2596-2671.2019.v1.n1.id335. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/11. Acesso em: 27 abr. 2024.