ARAGUAIA-XINGU: REFLEXÕES AOS DESAFIOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL REGIONAL

Autores

DOI:

10.47270/RA.2596-2671.2019.v1.n2.id343

Palavras-chave:

Assentamentos, Reforma Agrária, Social, Ambiental e Econômico

Resumo

O Norte do Araguaia é a região com maior quantidade de assentados Estado de Mato Grosso e que, tem maior área percentual destinada assentamentos da Reforma Agrária. Esses assentamentos foram constituídos ao longo do século XX, impulsionados pela demanda dos Agricultores Familiares (posseiros, camponeses e indígenas) e as políticas governamentais de ocupação do território. O objetivo desse texto é realizar uma análise histórica do Norte do Araguaia, baseada nas características da econômicas, sociais e ambientais, que permitam avaliar, quanto aos desafios, as oportunidades, as fragilidades e as ameaças relacionadas a promoção do desenvolvimento sustentável regional. A metodologia utilizada foi através da coleta de dados secundários, do Censo Agropecuário do IBGE e artigos científicos. Nesta perspectiva foi identificado o pilar da economia regional, que é basicamente agropecuária, e a divisão do território, onde foram identificados como ponto forte os assentamentos da Reforma Agrária. Foi possível observar dois conceitos de desenvolvimento antagônicos, o da agricultura empresarial, na exportação de commodities versus Agricultura Familiar e indígena, para a produção de alimentos para demanda interna e voltados promoção da Soberania Alimentar. No decorrer da discussão foi realizada uma caracterização histórica, ambiental, social e econômica regional, com a perspectiva de buscar soluções para os principais desafios enfrentados pela população. E através desses realizar apontamentos sobre as estratégias de desenvolvimento sustentável do território, que devem buscar melhorar as atividades agropecuárias; o fortalecimento instituições públicas e privadas de ensino, pesquisa e extensão; resolver os passivos ambientais, recuperação de áreas de preservação permanente; diversificar a economia, com agroindustriais e turismo.

Biografia do Autor

Iberê Marti Moreira da Silva, IFMT - Campus Confresa

Possui graduação em engenharia florestal pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2009). Foi professor substituto da Universidade Federal de Mato Grosso, no período de Setembro de 2009 a Dezembro de 2010. Mestre em Engenharia Florestal na Universidade Federal de Lavras- MG, com linha de pesquisa em Sistemas Agroflorestais (2013). Doutorado em Agronomia/ Plantas Medicinais Aromáticas e Condimentares na Universidade Federal de Lavras- MG (2017).

Downloads

Publicado

12-04-2019

Como Citar

MOREIRA DA SILVA, Iberê Marti. ARAGUAIA-XINGU: REFLEXÕES AOS DESAFIOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL REGIONAL. Revista AlembrA, [s. l.], v. 1, n. 2, 2019. DOI: 10.47270/RA.2596-2671.2019.v1.n2.id343. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/14. Acesso em: 29 abr. 2024.