PERSPECTIVAS DE FUTURO DOS JOVENS ESTUDANTES DO ASSENTAMENTO SÃO JOSÉ: FRENTE AO FENÔMENO DE ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO RURAL

Autores

DOI:

10.47270/RA.2596-2671.2019.v1.n2.id324

Palavras-chave:

Jovem, Futuro, Campo

Resumo

A crescente saída de jovens da zona rural tem sido uma preocupação recorrente da sociedade brasileira, sobretudo por causa do envelhecimento da população rural. Esse estudo teve como objetivo identificar as perspectivas de futuro dos jovens estudantes moradores do assentamento São Jose localizado no município de Vila Rica-MT analisando as variáveis que influenciam nas decisões e quais as motivações dos jovens em permanecer ou sair do campo. O presente estudo foi de abordagem quantitativa e qualitativa e para a coleta de dados usou-se de questionários. Esse estudo traz um alerta para as profundas transformações na comunidade rural, visto que a comunidade em estudo se caracteriza pelo desenvolvimento de uma agricultura familiar e o futuro dessas unidades produtivas depende do interesse dos jovens que são os futuros sucessores em permanecer ali. O que se apresenta é a falta de meios para incentivar, e gerar oportunidades do jovem se manter no campo.

Biografia do Autor

Rosaline Araújo de Morais Piastrelli,, Escola Estadual Vila Rica

Licenciada em computação2ª licenciatura e matematicaEspecializaçao em tecnologias digitais e inovação na educaçao

Downloads

Publicado

12-04-2019

Como Citar

MORAIS PIASTRELLI,, Rosaline Araújo de; CAROLINE GHIORZI, Alessandra; SOARES LIMA, Maria do Rosário; NEGRI COSTA, Eleandra. PERSPECTIVAS DE FUTURO DOS JOVENS ESTUDANTES DO ASSENTAMENTO SÃO JOSÉ: FRENTE AO FENÔMENO DE ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO RURAL. Revista AlembrA, [s. l.], v. 1, n. 2, 2019. DOI: 10.47270/RA.2596-2671.2019.v1.n2.id324. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/15. Acesso em: 29 abr. 2024.