A formação e o povoamento do município de Porto Alegre do Norte/MT: um olhar sobre as relações sociais e culturais

Autores

DOI:

10.47270/RA.2596-2671.2019.v1.n3.id601

Palavras-chave:

Memória, Conflitos de Terra, Cultura

Resumo

Este texto é parte dos resultados de uma pesquisa realizada sobre os elementos históricos que constituem o processo de formação do município de Porto Alegre do Norte, localizado na região nordeste do estado de Mato Grosso, também denominada de Microrregião Norte Araguaia. Ressalvamos que essa pesquisa possibilitou uma melhor compreensão acerca dos artifícios que compõem a dinâmica de reocupação de terra na região. Sendo assim, o nosso texto tem como função destacar os conflitos e as estratégias de luta dos posseiros, frente às ameaças e violências praticadas pelos fazendeiros na disputa pela posse da terra. Através desse estudo pôde-se perceber que esses conflitos de terra foram um longo e doloroso processo para os posseiros, que na época, habitavam a região, hoje conhecida como Porto Alegre do Norte. Lugar esse onde os posseiros enfrentaram diversos desafios, desde os conflitos com os fazendeiros e com os povos indígenas que habitavam a região.

Biografia do Autor

Maria do Rosário Soares Lima, SEDUC- MT e UNEMAT

Professora efetiva da rede estadual de ensino do estado de Mato Grosso e professora da Universidade do Estado de Mato Grosso . Formada em História , especialização em : Ciencias Sociais e Politicas Públicas;   Literaturas de Língua Portuguesa, ambas pela UNEMAT.É mestra em História pela Universidade Federal de Mato Grosso , com a dissertação na área de Políticas Públicas com foco em assentamentos ruriais

Downloads

Publicado

05-01-2020

Como Citar

ROSÁRIO SOARES LIMA, Maria do; RIBEIRO SANTOS, Jheine. A formação e o povoamento do município de Porto Alegre do Norte/MT: um olhar sobre as relações sociais e culturais. Revista AlembrA, [s. l.], v. 1, n. 3, 2020. DOI: 10.47270/RA.2596-2671.2019.v1.n3.id601. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/27. Acesso em: 29 abr. 2024.