O espaço da mulher na sociedade: uma reflexão a partir de o Segundo Sexo de Simone de Beauvoir

Autores

DOI:

10.47270/RA.2596-2671.2019.v1.n3.id591

Resumo

Este artigo busca analisar, através da obra de Simone de Beauvoir: O segundo sexo, o espaço da mulher na sociedade. A obra foi estudada na disciplina de Filosofia Contemporânea do curso de Licenciatura em Filosofia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Tem por objetivo expor as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no decorrer da história até a contemporaneidade, com a intenção de destacar a luta e sua coragem frente a uma sociedade construída pelos homens e para os homens, destacando o nascimento de muitos direitos conquistados pelo sexo feminino. Sendo assim, a pesquisa aborda o movimento feminista e a sua importância diante de todo processo de busca por respeito pelo segundo sexo, expondo um olhar sobre o que significava ser mulher, sob a ótica de como a mulher era vista e o que esperavam dela, comparando-se com os dias atuais. Usando Simone de Beauvoir como referência de personalidade feminina, como alguém que alcançou um espaço valioso para todas as mulheres. 

Biografia do Autor

Andressa Bessa Machado Lima, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Graduanda em Filosofia pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT. Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência- PIBID da Universidade do Estado de Mato Grosso e pós-graduanda em Direitos Humanos e Garantias Fundamentais pela mesma instituição. Tem experiência na área de Filosofia, pesquisando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia existencialista ( Jean-Paul Sartre).

Downloads

Publicado

01-05-2020

Como Citar

BESSA MACHADO LIMA, Andressa; NUNES DA SILVA, Eliete; MAINARDI, Sara; FERREIRA DA SILVA, Suzely. O espaço da mulher na sociedade: uma reflexão a partir de o Segundo Sexo de Simone de Beauvoir. Revista AlembrA, [s. l.], v. 1, n. 3, 2020. DOI: 10.47270/RA.2596-2671.2019.v1.n3.id591. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/28. Acesso em: 29 abr. 2024.