Direitos Humanos como Ética da vida

O paradigma neoliberal versus a luta pelos direitos fundamentais

Autores

DOI:

10.47270/ra.v5i10.334

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Neoliberalismo, Ética, Alteridade

Resumo

O tema que nos propusemos pesquisar foi o dos "Direitos Humanos como Ética da Vida: o paradigma neoliberal versus a luta pelos direitos fundamentais". Temos visto que, antes de valorizar a vida como um todo, a preocupação maior nos últimos tempos tem sido a economia, o consumo, a busca desenfreada pela satisfação de desejos individuais, a exclusão do diferente, do Outro, gerando um grande cansaço por causa da "sociedade do desempenho" e da otimização. Assim, tivemos como objetivo analisar, segundo a perspectiva de alguns autores, especialmente Byung-Chul Han e Enrique Dussel, como a visão neoliberal influencia na maneira como lidamos com a luta pelos Direitos Humanos. Dentro disso, procuramos entender os conceitos de justiça, de globalização e neoliberalismo, verificar possibilidades de fortificar a luta pelos direitos humanos e concretizar direitos ainda não explicitados pela lei positiva, enfatizando o caráter ético dessa empreitada e a importância da alteridade. A metodologia utilizada foi a de análise de textos de pensadores contemporâneos. As fontes de pesquisas foram livros e periódicos, artigos e teses na plataforma do Scielo. Frente ao perigo de uma história única, de uma sociedade que exige cada vez mais eficiência e agilidade nos resultados, na exploração de todas as energias humanas em prol do sistema econômico vigente, defendemos a vida em primeiro lugar. Nosso mundo está fadado ao fim se não começarmos a cuidar dele e de cada pessoa. Para nós, o compromisso com a vida humana é ético e não negociável.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

CASALDÁLIGA, Pedro. Confissões do Latifúndio. In: Versos Adversos: Antologia. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo: Expressão Popular, 2021. 2 ed.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. Leme/SP: Imaginativa Jus, 2022. Série Legislação Seca.

DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DE 1948. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos>. Acesso em: 18 jan. 2023.

DUSSEL, Enrique. Filosofia da Libertação: Crítica à ideologia da exclusão. São Paulo: Paulus, 1995.

JUNIOR, Amandino Teixeira Nunes. As modernas teorias de justiça. In: Revista de Informação Legislativa. (2002)

HAN, Byung-Chul. Psicopolítica. Belo Horizonte: Editora Âyiné, 2020. 7 ed.

HAN, Byung-Chul. A expulsão do outro. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.

HINKELAMMERT, Franz. Mercado versus Direitos Humanos. 2014.

KRENAK, Airton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

ORSO, Paulino José. O Liberalismo em perspectiva histórica: da ideia de liberdade à devastação ultraliberal. Revista Desenvolvimento e Civilização, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, jan-jun 2021. Disponível em: < https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rdciv/art icle/view/ 59817/ 38583. Acesso em: 06/05/23.

Downloads

Publicado

08-08-2023

Como Citar

BERTUCE DE CARVALHO SOUZA, Davidson; CÉSAR CAMPOS COELHO, Eduardo. Direitos Humanos como Ética da vida: O paradigma neoliberal versus a luta pelos direitos fundamentais. Revista AlembrA, [s. l.], v. 5, n. 10, p. 05–23, 2023. DOI: 10.47270/ra.v5i10.334. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/334. Acesso em: 27 abr. 2024.