TRANSEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: DESAFIOS ALÉM DO CURRÍCULO

Autores

  • Vanessa Andriani Maria OAB Subseção Santa Maria - RS

DOI:

10.47270/RA.2596-2671.2021.v3.n6.id1099

Palavras-chave:

Educação, Inclusão, Pessoas transgênero

Resumo

A questão das pessoas transgênero foi introduzida em nossos tribunais, entretantoexistem escassas obras científicas que retratam a escola, alicerce essencial da vida da criançaem sociedade, visando uma abordagem mais inclusiva no combate às desigualdades. O presentetrabalho trata da temática das crianças e adolescentes transgênero com base no princípio dadignidade humana, considerando a relevância da vontade dos infantes e o seu direito à inclusão.É reconhecendo a importância do contexto escolar no processo de desenvolvimento destesjovens e suas perspectivas de vida, que este artigo vem abordar a educação inclusiva nas escolasexplorando também a influência exercida pela cultura heteronormativa como o padrão denormalidade no processo de exclusão praticada contra as pessoas transgênero. Neste trabalhofoi utilizado o método de pesquisa dedutivo e o tipo de pesquisa bibliográfica documental.Importante destacar a realização de estudos sobre a presença de sexualidades não normativasno âmbito escolar, como instrumento para refletir sobre a educação como articuladora dadiferença, afastando a identidade sexual hegemônica que se vislumbra estável e apropriada.Concluindo-se temos que a transfobia é um fenômeno que habita o contexto escolar, exigindomedidas pontuais para que esse processo de segregação humana seja amenizado.

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Publicado

30-06-2021

Como Citar

ANDRIANI MARIA, Vanessa. TRANSEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: DESAFIOS ALÉM DO CURRÍCULO. Revista AlembrA, [s. l.], v. 3, n. 6, p. 117–130, 2021. DOI: 10.47270/RA.2596-2671.2021.v3.n6.id1099. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/51. Acesso em: 29 abr. 2024.