A INFLUÊNCIA DA APARÊNCIA DA MULHER PRETA JOVEM NA INSERÇÃO DO MERCADO LABORAL AVANÇOS E SILENCIAMENTOS

Autores

  • Fabiana Pomin IFMT - campus Primavera do Leste
  • Samira dos Santos Ramos Instituto Federal de Minas Gerais
  • Isabel Oliveira de Souza Instituto Federal de Mato Grosso
  • Maria Oracilda Valadão Carvalho Instituto Federal de Mato Grosso

DOI:

10.47270/RA.2596-2671.2021.v3.n7.id1305

Palavras-chave:

Mulher preta, Mercado laboral, Aparência, Racismo, Gênero

Resumo

Esta pesquisa estudou as dificuldades enfrentadas, devido às suas aparências, por mulheres pretas jovens na inserção no mercado de trabalho. Para isso, analisamos narrativas autobiográficas (coletadas por meio de entrevista semiestruturada) de mulheres pretas jovens (n=6; idade 21,68 ±2,78 anos), desde sua inserção até as práticas laborais cotidianas. Como perspectiva teórica, adota-se a Teoria Crítica da Raça, e seu delineamento de estudo crítico da raça e do racismo. Esta pesquisa filia-se ao campo qualitativo e tem como ferramenta analítica a análise de conteúdo e as representações sociais. Foram acentuadas as dificuldades em conseguir colaboração das empresas para receber o projeto, bem como a participação das mulheres, que se mostraram relutantes a abordar o tema. Identificaram-se inserção no mercado formal, remuneração adequada, e relatos dispersos sobre os casos de racismo, dados estes, que compartilham espaço com a negação e a recusa em participar da pesquisa.

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Publicado

04-02-2022

Como Citar

POMIN, Fabiana; SANTOS RAMOS, Samira dos; OLIVEIRA DE SOUZA, Isabel; ORACILDA VALADÃO CARVALHO, Maria. A INFLUÊNCIA DA APARÊNCIA DA MULHER PRETA JOVEM NA INSERÇÃO DO MERCADO LABORAL AVANÇOS E SILENCIAMENTOS. Revista AlembrA, [s. l.], v. 3, n. 7, p. 31–49, 2022. DOI: 10.47270/RA.2596-2671.2021.v3.n7.id1305. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/63. Acesso em: 27 dez. 2024.