A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL Um estudo nas escolas municipais urbanas de Confresa
DOI:
10.47270/RA.2596-2671.2022.v4.n8.id1523Palavras-chave:
Deficiente visual, Inclusão, Práticas pedagógicasResumo
A inclusão de pessoas com deficiência gera muitas discussões no Brasil, principalmente no campo da Educação Básica. Focando na inclusão de estudantes com deficiência visual, apresentamos neste texto como se dá o processo de inclusão escolar no Ensino Fundamental em duas das escolas urbanas do município de Confresa-MT. A partir das legislações vigentes como a lei 13.146 de 06/07/2015, chamada LBI (Lei Brasileira de Inclusão), que garante às pessoas com deficiências o direito a uma educação pública nas instituições educacionais regulares, fazemos uma reflexão sobre as necessidades e condições do processo de inclusão. Também observamos qual a importância da família nesse processo de inclusão, tendo em vista que é a família a base do processo da formação inicial e desenvolvimento social da criança. No percurso de leitura e análise dos dados observamos que há um aporte legal que assegura o direito de inclusão do deficiente tanto na legislação de cunho nacional quanto nos PPPs das escolas estudadas. No entanto, o atendimento ao aluno com deficiência visual só acontecerá caso o professor seja sensibilizado, pois não há, nos PPPs, uma política específica. As análises mostraram que há, por parte dos professores, certa insegurança em atender o deficiente visual devido à falta de formação específica e demais condições de trabalho. Nota-se que há uma lacuna no trabalho de inclusão que precisa ser preenchida, como por exemplo, ações relacionadas às famílias e à formação dos professores.
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