Saúde mental de professores no cenário pandêmico

garantias fundamentais na perspectiva da psicologia social

Autores

DOI:

10.47270/ra.v5i10.714

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Saúde mental, Psicologia social, Pandemia, Saúde do professor

Resumo

A rede educacional sofreu vários ajustes, alterações e fragmentações em decorrência da pandemia provocada pela Covid-19. Os educadores e educandos tiveram que se adaptar a um novo modelo de ensino, com isso, ocasionou um intenso sofrimento mental e físico. A pesquisa tem como um dos principais focos a busca pela compreensão do atual cenário educacional e a assistência e cuidado com a saúde mental dos profissionais da escola Estadual Elias Bento no município de Canabrava do Norte/MT, compreendendo o período de 2020 a 2022 e,  uma melhor compreensão da percepção dos docentes sobre as implicações da pandemia na saúde mental em paralelo ao trabalho, o sentido de vida e o apoio social. Investigar como os professores da rede estadual de ensino avaliam os aspectos relacionados à saúde mental durante o período de pandemia. O estudo aconteceu através de pesquisa bibliográfica, com intuito de melhor compreensão da realidade vivenciada por estes profissionais em tempos de pandemia. A psicologia social contribui como base teórica para compreensão do sujeito em seu contexto social, cultural e histórico, e assim evidencia as consequências comportamentais sofridas pelos professores em tempos de pandemia.

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Publicado

08-08-2023

Como Citar

ABREU, Ednanda Lima; SOUSA, Célia Ferreira de. Saúde mental de professores no cenário pandêmico: garantias fundamentais na perspectiva da psicologia social. Revista AlembrA, [s. l.], v. 5, n. 10, p. 48–57, 2023. DOI: 10.47270/ra.v5i10.714. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/714. Acesso em: 29 abr. 2024.