O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

10.47270/RA.2596-2671.2022.v4.n8.id1565

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Residência Pedagógica, Literatura infantil

Resumo

Neste trabalho, discorremos sobre uma experiência vivenciada no Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), especificamente no curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira, situado na cidade de Parnaíba-PI. O curso desenvolveu ações do subprojeto intitulado “Alfabetizar e letrar: respeitando as diferentes infâncias”, o qual propunha estudar e debater sobre alfabetização e letramento. Assim, este artigo objetiva apresentar um dos projetos de intervenção desenvolvidos nas escolas, campo de estágio, destacando o modo como a literatura infantojuvenil, unida aos processos de letramento e alfabetização, proporciona marcas exitosas de aprendizado ativo e prazeroso para as crianças e para os(as) bolsistas do Programa de Residência Pedagógica.

Biografia do Autor

Daiane, Universidade Estadual do Piauí

Graduanda do Curso de Pedagogia. Residente do Programa Residência Pedagógica e Estagiária de escola particular na cidade de Parnaíba-PI.

Maria Ozita, Universidade Estadual do Piauí

Doutora em Educação (UFPI). Docente do Curso de Pedagogia e orientadora do Programa Residência Pedagógica.

Rozileide, Secretaria Municial de Parnaíba-PI (SEDUC)

Especialização em Docência nos anos iniciais - EJA (UFPI) . Professora no Ciclo Alfabetizador na Rede Municipal de Parnaíba – PI e Preceptora no Programa Residência Pedagógica

Referências

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Acesso em: 5 maio 2022.

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SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

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Publicado

30-06-2022

Como Citar

TELES, Fabricia; DAIANE; OZITA, Maria; ROZILEIDE. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Revista AlembrA, [s. l.], v. 4, n. 8, p. 75–89, 2022. DOI: 10.47270/RA.2596-2671.2022.v4.n8.id1565. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/72. Acesso em: 22 dez. 2024.