NARRATIVA BIOGRÁFICA EM UM ESTUDO DE CASO: IDENTIDADE E CULTURA INDÍGENA NA REGIÃO DO ARAGUAIA – MT

Autores

DOI:

10.47270/ra.v5i11.733

Palavras-chave:

Sociolinguística Interacional; Narrativa Biográfica; Língua; Cultura; Identidade.

Resumo

Este artigo foi elaborado com o propósito inicial de atender a uma das tarefas de avaliação da Disciplina de ‘Sociolinguística’ do programa de Mestrado em Letras (PPGLetras) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), localizada no campus de Sinop-MT, durante o primeiro semestre do ano letivo de 2023. O mesmo apresenta um estudo de caso desenvolvido com o objetivo de investigar, à luz da análise da Narrativa Biográfica e da Sociolinguística Interacional, como o sujeito dá significado à sua trajetória de vida e construção identitária. Adota-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, e os dados foram gerados por meio de uma entrevista narrativa biográfica, embasada no modelo proposto por Jovivelvik e Bauer (2000).  O participante da pesquisa é um indígena da etnia Karajá, que reside na comunidade Lago Grande, às margens do Rio Araguaia, no estado de Mato Grosso. Os resultados foram coconstruídos na dinâmica de interpretação e significação da realidade apresentada pelo participante da pesquisa, em diálogo com Bortoni-Ricardo (2017); Goffman (1981); Bucholtz e Hall (2005); De Fina e Georgakopoulou (2008); Riessman (1993), entre outros autores renomados no campo de estudo.  O estudo permitiu compreender como a identidade do indígena é moldada pela trajetória pessoal, pelas relações com comunidades indígenas e pelas mudanças sociolinguísticas influenciadas pelo aculturamento decorrente do processo de migração e colonização na região. Hoje o sujeito se encontra em uma fronteira ideológica de pertencimento, entre se sentir aceito como branco e se sentir indígena.

Biografia do Autor

Eleandra Negri Costa, UNEMAT

Especialista em Gestão e organização de Escolas(2021), Discente do Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLetras),  UNEMAT, câmpus de Sinop (2022-2024) e membro Grupo de Estudos sobre Pesquisa Narrativa no Ensino-aprendizagem de Línguas (GEPENEL).

Atualmente é Professora da rede Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)

 

Neusa Inês Philippsen , UNEMAT

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo - USP (2013), Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo - USP (2018) e pós-doutorado pela Universität Augsburg - Alemanha (2022). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso. É professora dos programas de pós-graduação stricto sensu do Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLetras) e do PROFLETRAS, na UNEMAT/Sinop; é membro da equipe Red-BayMis de las Universidad Nacional de Misiones (UNAM) y Universidad de Augsburgo (UNIA); coordenadora do Grupo de Trabalho? Estudos Linguísticos na Amazônia Brasileira? (GT ELIAB) da ANPOLL; membro dos grupos de pesquisa "Alma Linguae: Variação e Contatos de Línguas Minoritárias" e GEPLIAS (Grupo de Estudos e pesquisas em Linguística Aplicada e Sociolinguística), cadastrados no CNPQ; integrante da comissão editorial e coordenadora dos Estudos Linguísticos da Revista Norte@mentos da UNEMAT/Sinop; membro dos Conselhos Editoriais da Revista Acta Semiótica et Lingvistica e da Revista Geadel; e membro do Centro de Estudos e Investigação (CEI).

Tania Cristina Crivelin Jorra, UNEMAT

Tania Cristina Crivelin Jorra

Graduação em Letras - Português e Inglês pela Faculdade de Jandaia do Sul (2003).Discente do Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLetras),  UNEMAT, câmpus de Sinop (2022-2024).

Professora de Língua Inglesa da Rede Municipal de Educação de Lucas do rio Verde-MT

 

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Publicado

31-12-2023

Como Citar

NEGRI COSTA, Eleandra; PHILIPPSEN , Neusa Inês; CRIVELIN JORRA, Tania Cristina. NARRATIVA BIOGRÁFICA EM UM ESTUDO DE CASO: IDENTIDADE E CULTURA INDÍGENA NA REGIÃO DO ARAGUAIA – MT. Revista AlembrA, [s. l.], v. 5, n. 11, p. 39–60, 2023. DOI: 10.47270/ra.v5i11.733. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/733. Acesso em: 22 dez. 2024.