Ações de enfrentamento à violência contra mulher: Direitos e garantias fundamentais

Autores

DOI:

10.47270/ra.v5i11.815

Resumo

A violência contra a mulher é uma realidade no Brasil e no mundo, resultado de uma complexa relação entre cultura, indivíduo e sociedade e, está presente nas mais diversas esferas da vida da mulher: em casa, no trabalho, na saúde, na política, entre outras. Dentre as diversas formas de violência contra a mulher, aquela praticada no ambiente familiar é uma das mais perversas, pois o lar que deveria ser o ambiente de acolhimento, de conforto, de diálogo, de harmonia, onde as pessoas vivem e sentem-se bem, passa a ser, um ambiente de perigo constante que resulta num estado de terror, angústias e infelicidades constantes. A presente pesquisa teve por objetivos identificar programas e projetos sociais de enfrentamento à violência contra as mulheres e compreender o grau de facilidades e dificuldades, seus impactos, benefícios, assistências e garantias dessas políticas quando há situação de violências e ou vulnerabilidades. Pois, esse tema é de vasta acuidade, onde analisar os eixos estruturantes de uma política voltada para assistência às mulheres traz consigo uma discussão para o alcance do enfrentamento no âmbito social e pessoal de quem dela necessita. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, de método analítico que buscou identificar as ações estratégicas ao enfrentamento da violência contra as mulheres seja no âmbito pessoal ou institucional. Com isso, concluiu-se que a Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres têm um papel fundamental no combate, na prevenção e na assistência à mulher em situação de violência e vulnerabilidade, no entanto, percebeu-se que, para tudo isso, requer ação conjunta de diversos setores envolvidos com questões que envolvem a saúde, segurança pública, justiça, educação, assistência social, entre outros como o próprio agir de si, em busca de, no sentido de esta, receber os benefícios, e aquelas, proporem ações que desconstruam as desigualdades e combatam as discriminações de gênero e qualquer tipo de violência contra as mulheres.

Palavras-chave: Direitos das Mulheres, Violência contra Mulher as mulheres, Rede de Enfrentamento.

Referências

ALMEIDA. Dulcielly Nóbrega de. Violência contra a mulher [recurso eletrônico] / Dulcielly Nóbrega de Almeida, Giovana Dal Bianco Perlin, Luiz Henrique Vogel. Alessandra Nardoni Watanabe (org.). – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2020. – (Série lei fácil; n. 1)

BRASIL. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Texto Contribuição para as Conferências Estaduais - Documento Base, p.23. Brasília: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, 2004.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. – Brasília, 2004.

BRASIL. Lei nº. 11.340, de 7 de agosto de 2006, (Lei Maria da Penha). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11340.htm. Acesso em: 27 jul. 2018.

AGENDE. Direitos Humanos das Mulheres: em outras palavras, p.23. Brasília: AGENDE, 2003.

GOMES. Nadirlene Pereira; BOMFIM, Aiara Nascimento Amaral; DINIZ, Normélia Maria Freire; SOUZA, Simone Santos; COUTO, Telmara Menezes. Percepção dos profissionais da rede de serviços sobre o enfrentamento da violência contra a mulher. Revista de Enfermagem Uerj, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 173-178, abr. 2012.

Downloads

Publicado

31-12-2023

Como Citar

ELIANE, lazzari; FERREIRA DE SOUSA, Celia. Ações de enfrentamento à violência contra mulher: Direitos e garantias fundamentais . Revista AlembrA, [s. l.], v. 5, n. 11, p. 77–94, 2023. DOI: 10.47270/ra.v5i11.815. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/815. Acesso em: 27 abr. 2024.