AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA PESQUISA NA ESCOLA: UM OLHAR SOBRE A FEIRA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.47270/RA.2596-2671.2022.v4.n09.id1567

Palavras-chave:

Conhecimento, Aprendizagem, Pesquisa

Resumo

Este trabalho configura-se como resultado parcial de afazeres de alunos e professores de uma escola pública de Vila Rica, estado de Mato Grosso, juntamente com acadêmicos bolsistas de projeto de extensão, de projeto de ensino (Programa Institucional de bolsas de iniciação à Docência-PIBID) e estagiários da Universidade do Estado de Mato Grosso. Resselava-se  que as ações que  aqui se traduz em relato de experiências têm como  pretensão inicial  fortalecer os processos de ensinar e aprender por meio da educação científica, onde os alunos elaboram projetos de pesquisas  e criam experiências de  forma ética e sistemática, sob o propósito de buscar  promover a construção significativa da aprendizagem. Considerando que a mesma propõe atitude processual de investigação diante do desconhecido e dos limites que a natureza e a sociedade nos impõem. Após o evento, foi aplicado um questionário de pesquisa com questões abertas e fechadas no intuito de investigar a concepção dos alunos em relação ao desenvolvimento a ação pedagógica. Na análise dos dados obtidos foi possível observar que o processo de ensino aprendizagem através do Projeto “Feira de Ciências e Matemática” apresenta-se como uma atividade viável de educação em ambiente escolar e, ainda, que há grande influência da postura do docente na formação do futuro universitário cientista/pesquisador, criativo e inovador. Ressalta que os professores precisam estar conscientes de seu papel de formadores e, por este motivo, é tão importante que se coloquem como estimuladores do processo de ensino aprendizagem que ocorre na escola.  

Biografia do Autor

Eleandra Negri Costa, Escola Estadual Vila Rica

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2009) e Especialização em educação a Distância Pela POSEAD (2011). Atualmente é professora efetiva no Estado de Mato Grosso, lotada na Escola Estadual Vila Rica, município de Vila Rica - MT. Já trabalhou como Professora Multiplicadora do Programa Escola Ativa, Como Técnica Administrativa Educacional - Secretaria Municipal de Educação de Vila Rica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância e Utilização das TICs de forma Pedagógica.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação - citações em documentos –apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília 2018

HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito & desafio: uma perspectiva construtivista. 43ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.

LUCKESI Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MARO GROSSO, Documento de Referência Curricular para Mato Grosso –

Ensino Fundamental anos Finais (DRC EF). Cuiabá, 2018.

MARO GROSSO, Documento de Referência Curricular para Mato Grosso –

Ensino Médio (DRC EM). Cuiabá, 2021.

MATO GROSSO, Projeto político Pedagógico da Escola Militar Tiradentes “SD PM Antônio Eustáquio de Paula”. Vila Rica, 2021.

Downloads

Publicado

29-01-2023

Como Citar

NEGRI COSTA, Eleandra; BRITO DE OLIVEIRA, Paloma; SILVA GASPARETO, Franciani da; KIRSCH, Heitor. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA PESQUISA NA ESCOLA: UM OLHAR SOBRE A FEIRA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Revista AlembrA, [s. l.], v. 4, n. 9, p. 33–47, 2023. DOI: 10.47270/RA.2596-2671.2022.v4.n09.id1567. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/83. Acesso em: 29 abr. 2024.