PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA À NÍVEL STRICTO SENSU SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO DE JOVENS (PROJOVEM) CAMPO SABERES DA TERRA

Autores

DOI:

10.47270/RA.2596-2671.2022.v4.n09.id1772

Palavras-chave:

Educação do Campo, ProJovem Campo, Políticas Públicas, Saberes da Terra

Resumo

A Educação do Campo é uma modalidade de ensino voltada para atender as especificidades dos povos camponeses. Em Mato Grosso, devido à vasta área rural, é preciso que haja políticas públicas para o seu fortalecimento a exemplo do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) Campo Saberes da Terra. O presente estudo teve como objetivo identificar as contribuições, tendências e lacunas sobre as pesquisas que abordam ProJovem Campo de acordo com a produção científica brasileira a nível Stricto Sensu, de 2009 a 2018. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento, deabordagem qualitativa. A busca sucedeu por meio de consulta ao Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, com os descritores ‘ProJovem Campo’ e ‘Saberes da Terra’.  Ao todo foram selecionados e analisados 24 textos, sendo 17 deles oriundos da busca de ProJovem Campo e outros 7 pela busca de Saberes da Terra. Em suma, o presente levantamento permitiu conhecer as contribuições, tendências e lacunas existentes sobre o assunto de acordo com as investigações realizadas e assim projetar pesquisas futuras no intuito de ampliar o conhecimento da área de Educação do Campo.

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Publicado

29-01-2023

Como Citar

SANTANA GONÇALVES, Cleuza Aparecida de; TEIXEIRA DE CARVALHO, Edione; FRANCO LEÃO, Marcelo. PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA À NÍVEL STRICTO SENSU SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO DE JOVENS (PROJOVEM) CAMPO SABERES DA TERRA. Revista AlembrA, [s. l.], v. 4, n. 9, p. 52–71, 2023. DOI: 10.47270/RA.2596-2671.2022.v4.n09.id1772. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/85. Acesso em: 27 abr. 2024.

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Artigo convidado