Projeto ubuntu: desafios para desenvolver o fomento à consciência negra no ensino médio de uma escola da indústria

Autores

DOI:

10.47270/ra.v6i12.901

Palavras-chave:

Consciência negra, relações raciais democráticas, representatividade

Resumo

Este artigo é uma análise crítica da aplicação do Projeto Ubuntu, que foi realizado na instituição privada da indústria baiana - Escola Reitor Miguel Calmon, Salvador, Bahia, com o objetivo de refletir sobre as relações raciais enraizadas na sociedade soteropolitana. Procurou-se averiguar a eficácia de um projeto baseado na Lei 10.639/03 para fomentar a consciência negra entre estudantes do Ensino Médio da instituição através de palestras com temas relacionados ao racismo na sociedade brasileira, oficinas relacionadas a traços da cultura negra e rodas de conversa com temas visando contribuir para a formação de identidades negras positivas. O presente artigo demonstra como é necessário uma educação que valorize as contribuições dos povos africanos para nossa formação, para nossa história, como também exponha de forma positiva a cultura afro-brasileira, para que a identificação com tristeza, dor, escravização e inferioridade sejam substituídas por auto aceitação de quem somos como afro-brasileiros e de felicidade por todo legado cultural deixado pelos nossos ancestrais. 

Biografia do Autor

Edmundo Santos Silva, IFMG

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2008). Graduado em História pela UNICESUMAR (2019). Especialista em Educação de Jovens e adultos pela FAAC, 2012 (Faculdade Afonso Cláudio). Atualmente é professor - Serviço Social da Indústria da Bahia. Especialista em Educação para Relações Étnico - Raciais (2023) pelo Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG.

Raphael Rodrigues, Instituto Federal Baiano

Doutor e Mestre em Antropologia Social pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos); Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela UNESP (Universidade Estadual Paulista). Realizou pesquisas etnográficas com os povos indígenas Tukano e Desana da Terra Indígena Alto Rio Negro (noroeste amazônico) e foi consultor em Educação Escolar Indígena pela UNESCO. Atualmente, é professor da área de Ciências Humanas do Instituto Federal Baiano, campus Bom Jesus da Lapa e professor colaborador do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), onde leciona na Especialização em Educação para Relações Étnico-raciais. Temas de pesquisa e extensão: mobilidades, migração e parentesco de Povos e Comunidades Tradicionais.

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Publicado

30-06-2024

Como Citar

SILVA, Edmundo Santos; RODRIGUES, Raphael. Projeto ubuntu: desafios para desenvolver o fomento à consciência negra no ensino médio de uma escola da indústria. Revista AlembrA, [s. l.], v. 6, n. 12, p. 52–73, 2024. DOI: 10.47270/ra.v6i12.901. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/901. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dôssie Relações étnico-raciais na escola em pauta