O florescer da autoestima: impactos positivos de uma educação afrocentrada

Autores

DOI:

10.47270/ra.v6i12.950

Palavras-chave:

Educação Afrocentrada, Educação Fundamental, Autoestima, Identidade racial, Relato de experiência

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de uma intervenção educacional bem sucedida numa turma do ensino fundamental I, predominantemente composta por crianças negras que enfrentavam desafios de autoestima devido, em grande parte, às diversas questões sociais, com ênfase no racismo. Na ausência de práticas antirracistas na escola, após a identificação dos impactos negativos na autoestima, no bem-estar emocional e no desempenho acadêmico dos estudantes, tornou-se imperativo planejar ações de intervenção. O objetivo principal foi promover a valorização da identidade e ancestralidade, combater o racismo e desconstruir estereótipos raciais, para, sobretudo fortalecer a autoestima das crianças, reconhecendo o papel crucial que a autoestima representa para o desenvolvimento integral delas. A metodologia adotada incluiu a leitura de histórias afrocentradas, pesquisas bibliográficas, entrevistas, rodas de conversa, reflexões e ações práticas de experimentos para promover a valorização dos vários tons de pele, bem como dos cabelos crespos e cacheados. Além disso, analisar obras afrocentradas e receber a visita de uma das escritoras apreciadas, ofereceu às crianças uma oportunidade de se inspirarem em modelos positivos. Os desdobramentos alcançados a partir dessas literaturas suscitaram um profundo encantamento, consolidando as habilidades de leitura e escrita, dando origem a produções textuais significativas e tendo como desfecho o fortalecimento substancial da autoimagem positiva das crianças. Portanto, o projeto teve um impacto positivo nas crianças, que passaram a valorizar sua identidade afrodescendente e sobretudo, fortaleceram a autoestima para enfrentar os desafios com confiança e entusiasmo, resultando em avanços expressivos na aprendizagem. Esse relato enfatiza a importância de intervenções antirracistas ao longo do ano, para alcançar mudanças positivas.

Biografia do Autor

Michele de Sousa Nascimento, IFMG / Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Salvador - UNIFACS (2016). Especialista em Educação para Relações Étnico-raciais pelo IFMG (2023). Especialista em Educação em Gênero e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019). É Pós-graduanda da Especialização Lato Sensu em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Professora de Cultura e História Afro-Brasileira e Indígena da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas - BA. Atualmente também se dedica a pesquisa relacionada a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, faz parte do Grupo de Estudos Relacionados a Educação Infantil - GEREI e participa da Formação Continuada em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

Samira dos Santos Ramos, IFMG

Doutorado em curso em Letras, pelo Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2023-atual). Mestra pelo mesmo programa (2016). Possui especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio, pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFSP/2018) e em Ética, Valores e Cidadania na Escola, pela Universidade de São Paulo (2013) e Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa e suas respectivas Literaturas, pela Faculdade Diadema (2010). Atua como professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e coordena a Pós-graduação em Educação para Relações Étnico-raciais do Instituto Federal de Minas Gerais. 

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Publicado

30-06-2024

Como Citar

NASCIMENTO, Michele de Sousa; RAMOS, Samira dos Santos. O florescer da autoestima: impactos positivos de uma educação afrocentrada. Revista AlembrA, [s. l.], v. 6, n. 12, p. 04–27, 2024. DOI: 10.47270/ra.v6i12.950. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/950. Acesso em: 22 dez. 2024.