Equações do 1º grau no ensino superior: Levantamento das principais dificuldades por meio de questionário aplicado aos alunos

Autores

  • Aparecida Lilissany Vieira de Carvalho Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Thiago Beirigo Lopes Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Palavras-chave:

Equação, Dificuldades de aprendizagem, Nível superior.

Resumo

A matemática tem um papel fundamental no desempenho em nossas vidas, e é de grande importância, por fornecer as ferramentas e habilidades para resolver problemas, tanto na área acadêmica, como no nosso cotidiano. Ela desenvolve capacidade de desenvolvermos pensamentos lógicos, capacidade de análise, que serão de importância para diversas áreas. No entanto, ainda é um tema, que muitos alunos têm dificuldades para compreendê-la. Esse problema pode variar, mas alguns dos motivos comuns que o aluno pode enfrentar é a falta de compreensão dos conceitos básicos, manipulação dos símbolos matemáticos, identificação e compreensão dos conteúdos, falta de prática e repetição. Se os alunos não possuem essa base, pode ter dificuldade em entender matemática. Um dos conteúdos que são mais usados em sala de aula, são as equações, e que também são um dos mais estudados, que estão presentes no aprendizado do aluno. Mas também é um dos conteúdos, que o aluno tem dificuldade em aprender. Através dela conseguimos resolver situações matemáticas, achar valores e resolver diversos problemas.

Referências

AQUINO, Rafael Lemes de; BASTOS, Jennifer Ester de Sousa; SILVA, Pollyana Mattias Narciso da; SOUSA, Julia Maria de Jesus. O uso do questionário como ferramenta metodológica: potencialidades e desafios. 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/371766687_O_Uso_do_Questionario_como_Ferramenta_Metodologica_potencialidades_e_desafios. Acesso em: 05 dez. 2025.

DIAS, Graciana Ferreira; SILVA, Petrônio Fernandes da. Dificuldades encontradas na resolução de equações do 1º grau: análise dos erros de uma turma do 8º ano. Acesso em: 07 dez. 2025.

FARIA, Ernesto Martins; BIONDI, Roberta Loboda; MIRANDA, Cecília Coutinho; SILVA, Julia Batista da; MAGGI, Lecticia; BIONDI, Roberta Loboda (org.). O cenário do ensino de matemática no Brasil: o que dizem os indicadores nacionais e internacionais. [S. L.]: Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), 2023. 63 slides, color, 677 × 381 mm. Disponível em: https://portaliede.org.br/wp-content/uploads/2023/12/Iede_O_cenario_do_ensino_matematica_no_Brasil.pdf. Acesso em: 17 jun. 2025.

LIMA, Francivaldo da Silva et al. Equações do segundo grau: as dificuldades no ensino e aprendizagem e as metodologias mais utilizadas pelos professores. 2022. 18 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Campus Cocal, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Cocal, 2022. Cap. 18. Disponível em: http://bia.ifpi.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1957. Acesso em: 19 Nov. 2023.

OLIVEIRA, Wilandia Mendes de. Uma abordagem sobre o papel do professor no processo ensino/aprendizagem. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_28_1391209402.pdf. Acesso em: 13 jun. 2025.

PACHECO, Marina Buzin; ANDREIS, Greice da Silva Lorenzzetti. Causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Revista Principia, [S.L], n. 38, p. 105-119, 28 ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/download/1612/806. Acesso em: 19 nov. 2023

SILVA, Felipe Vieira da; FREIRE, Aldicélia de Almeida; DANTAS, Gabriela Nobrega Clementes; ANDRADE, Francisco José de. Dificuldades de aprendizagem matemática dos alunos ingressantes no curso de licenciatura em matemática do cfp da ufcg: entendendo as razões e buscando soluções. 2020. Disponível em: https://www.bing.com.Acesso em: 05 dez. 2025.

TRAJANO FILHO, José et al. A aprendizagem de equação do 2º grau: com foco no nono ano. 2019. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Departamento de Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. Cap. 47. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43725/1/TRAJANO%20FILHO%2C%20Jos%C3%A9.pdf. Acesso em: 19 nov. 2023.

Downloads

Publicado

28.12.2025

Como Citar

Carvalho, A. L. V. de, & Lopes, T. B. (2025). Equações do 1º grau no ensino superior: Levantamento das principais dificuldades por meio de questionário aplicado aos alunos. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 3(2). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/1275

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 2 3 4 5 6 7 8 > >>