Transição do ensino médio ao super: desafios e perspectivas

Autores

Palavras-chave:

educação matemática, formação de professores, educação de jovens e adultos

Resumo

O ensino regular é a maneira mais comum e conhecida para conclusão do ensino fundamental e do ensino médio, onde os níveis de ensino escolar são compatíveis com a faixa etária dos discentes. Porém, existem outras formas para concluir tais graus de estudos, como o EJA, Educação para Jovens e Adultos, que é um programa voltado para quem não concluiu os estudos em tempo regular e, devido ao fato de que seu público em maioria já trabalha, possui uma carga horária reduzida em relação ao ensino regular. Já o Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, consiste em uma prova a nível nacional que permite concluir tanto o ensino fundamental como ensino médio, sendo uma das maneiras mais rápidas para finalizar a escolaridade básica. Existem ainda o Telecurso e o Supletivo, que possibilitam aulas no formato EAD com a supervisão de um tutor responsável e com aplicações de atividades avaliativas. Nesse sentido, observa-se que, no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso campus Confresa, os discentes provém de diferentes tipos de formação básica o que pode contribuir para suas dificuldades ou para seu êxito, não só nas disciplinas mas também no curso como um todo. Além disso, outro fator importante, que tem se tornado um aliado às dificuldades enfrentadas pelos estudantes, é o tempo de transição entre a conclusão do ensino médio e o ingresso ao ensino superior, bem como a formação em meio à recente pandemia da COVID-19. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar os meios de conclusão do ensino básico dos nossos licenciandos, investigar suas principais dificuldades e obstáculos ao longo do desenvolvimento do curso, encontrar as relações entre esses dois eixos, indagar os discentes sobre suas perspectivas com o curso e com relação a essa adaptação ao processo de transição do ensino básico para o ensino superior. Além de propor estratégias de estudos que os auxiliem a superar tais dificuldades e que possibilitem concluir o curso com êxito.

Biografia do Autor

Geiciane Barbosa Frota, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Possui Ensino Médio pela Escola Creuslhi de Sousa Ramos (2020). Atualmente cursa Licenciatura em Matemática no IFMT Campus Confresa.

Suellen Aparecida Greatti Vieira, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Bacharela em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário ETEP. Mestra em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Londrina, com enfoque na área de Equações Diferenciais Parciais. Doutora em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, também com enfoque em Equações Diferenciais Parciais. Atualmente é Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa.

Downloads

Publicado

19.06.2023

Como Citar

Frota, G. B., & Vieira, S. A. G. (2023). Transição do ensino médio ao super: desafios e perspectivas. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 1(1). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/671

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)