O uso dos jogos midiáticos como instrumento de ensino de Matemática envolvendo os conteúdos indicados como complexos pelos estudantes do ensino médio

Autores

  • Soleny Canuto de Lima Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Thiago Beirigo Lopes Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Palavras-chave:

Matemática. Aprendizagem significativa. Jogos Midiáticos.

Resumo

O presente trabalho, tem por abordar o uso dos jogos midiáticos como instrumento de ensino de matemática, envolvendo os conteúdos indicados como complexos, pelos estudantes do Ensino Médio de uma escola Estadual, localizada no município de Confresa/MT. Se trata de uma pesquisa com abordagem qualitativa, e tem como principal objetivo demonstrar uma nova estratégia de ensino para engajar os estudantes e promover a aprendizagem, com o uso dos jogos midiáticos nos conteúdos matemáticos julgados “difíceis” de entendimento pelos mesmos. O trabalho apresentado trás na luz do seu referencial teórico alguns autores como: Kury e Konzen (2007), Mendonça (2017), que abordam o uso das tecnologias envolvendo os jogos midiáticos no ensino de matemática. Espera-se que ao incorporar os jogos midiáticos no ensino de matemática, os estudantes tenham a oportunidade de explorar conceitos matemáticos de maneira prática e divertida que possa promover uma aprendizagem significativa e inovadora.

Referências

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014.

CURY, Helena Noronha.; KONZEN, Beatriz. Uma aplicação de jogos na análise de erros em educação matemática. Florianópolis - SC: UFSC, 2007 REVEMAT V.2.6, p.107-117. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/12994 Acesso em 24 jun. 2024.

FIORENTINI, Dario. A Investigação em Educação Matemática desde a perspectiva acadêmica e profissional: desafios e possibilidades de aproximação. Cuadernos, v. 11, p. 61 82, 2013.

LOPES, Marcos José; REZENDE, Josiane de Carvalho. Um jogo para o estudo raciocínio combinatório e do cálculo de probabilidade. Rio Claro – SP: Bolema, v. 23, nº 36, 2010. p. 657 682. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/viewFile/4035/3272 Acesso em 24 jun. 2024.

MENDONÇA, Rafaela. Aplicação de jogos matemáticos como recurso didático no ensino médio. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20321 Acesso em 24 jun. 2024.

MORAES, M. C. Subsídios para Fundamentação do Programa Nacional de Informática na Educação. Secretaria de Educação à Distância, Ministério de Educação e Cultura, Jan/1997.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista brasileira de educação, v. 13, p. 545-554, 2008.

Downloads

Publicado

23.07.2024

Como Citar

Lima, S. C. de, & Lopes, T. B. (2024). O uso dos jogos midiáticos como instrumento de ensino de Matemática envolvendo os conteúdos indicados como complexos pelos estudantes do ensino médio. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 2(1). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/988

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4