Ensino de Equação de Segundo Grau: uma experiência com o jogo “Corrida do Segundo Grau”
Palavras-chave:
Ensino, Matemática, Equação do Segundo Grau, Corrida do Segundo Grau.Resumo
A futura pesquisa abordará a importância dos jogos no ensino de matemática. O uso de jogos no ensino de matemática tem se mostrado uma estratégia eficaz para engajar os alunos, tornar o aprendizado mais divertido e estimular o desenvolvimento de habilidades matemáticas. Um dos benefícios dos jogos matemáticos é que eles tornam a matemática mais acessível e menos intimidadora. Muitos estudantes podem sentir dificuldades ao lidar com conceitos matemáticos abstratos ou complexos, mas os jogos matemáticos oferecem uma abordagem concreta e visual, permitindo que os alunos aprendam de forma mais prática e tangível. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar como o jogo “Corrida do Segundo Grau” pode contribuir para o ensino de matemática. Trazendo também como método, será aplicado um questionário para coletar feedback dos estudantes sobre a experiência com o jogo.
Referências
CUNHA, M.B. Jogos de química: desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 12, 2004. Resumos ENEQ – 028. Goiânia, 2004..
FIGUEIREDO LACANALLO, L.; NONATO RIBEIRO MORI, N. “Psiu, estou jogando!!”: o jogo no ensino da Matemática. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 16, n. 49, p. 657–678, 2016. DOI: 10.7213/dialogo.educ.16.049.AO01. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/4957. Acesso em: 23 jun. 2024.
FORGIARINI DE QUADROS, G. B. Atividade lúdica e interdisciplinar baseada em jogo de tabuleiro e cartas para a aprendizagem de língua, literatura inglesa e matemática na Educação Básica. LínguaTec, [S. l.], v. 3, n. 2, 2018. DOI: 10.35819/linguatec.v3.n2.a3284. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3284. Acesso em: 25 jun. 2024.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 14 ed. São Paulo. Editora Cortez, 2011.
OLIVEIRA, M. G.; PONTES, L. Metodologia ativa no processo de aprendizado do conceito de cuidar: um relato de experiencia. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, Curitiba, PR. Anais... Pontifica Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2011. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5889_3479.pdf. Acesso em 24 jan. 2024.
SILVA, Luciana Verêda da; ANGELIM, Clenilson Panta. O Lúdico como Ferramenta no Ensino da Matemática. Id On Line Revista de Psicologia, [S.L.], v. 11, n. 38, p. 897-909, 30 nov. 2017. Lepidus Tecnologia. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v11i38.959. Disponível em: https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.959. Acesso em: 24 jun. 2024.
https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/80668. Acesso em: 24 jun. 2024.
TELLES, F. Aprendizagem centrada no estudante como possibilidade para o aprimoramento do ensino de engenharia. In: HOLZMANN, Henrique Ajuz; KUCKLA, Micheli. (Org.). Possibilidades e Enfoques para o Ensino das Engenharias. 1ed.Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 11-21. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/11432. Acesso em: 17 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.