FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE LEITURA: UM OLHAR À LUZ DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO SAEB

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22106.id1747

Palavras-chave:

Ensino, Estratégias de Leitura, Habilidades de Leitura, Matriz de Referência

Resumo

O presente trabalho apresenta uma proposta de investigação sobre o tratamento dado pelos professores de Língua Portuguesa – anos finais do Ensino Fundamental (EF) – da Escola Estadual Souza Bandeira, no município de Cuiabá - MT, aos Descritores do Tópico I, “Procedimentos de Leitura”, presentes na Matriz de Referência da Prova SAEB. A pesquisa, de abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso, utilizou, como instrumentos para coleta de dados, questionário estruturado e entrevista. A pesquisa está embasada teoricamente em Bakhtin (2003), Kleiman (1995, 2001, 2016), Freire (1986) e Tardif (2011), dentre outros, bem como nos documentos oficiais que normatizam o ensino. Com a análise realizada, constatamos que os docentes organizam sua práxis em um processo de reflexão contínuo, no desenvolvimento de uma ação consciente e participativa, por meio de atividades mediadoras de leitura. Os resultados apontam para a importância de entendimento da Matriz de Referência SAEB para o processo de formação leitora do aluno.

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Biografia do Autor

Rosemar Eurico Coenga, UNIC

Doutorado em Teoria Literária e Literaturas (UnB) Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UNIC)

Gláucia Ribeiro, UNIC

Mestre em Ensino (UNIC) Servidora da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC)

Referências

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Publicado

24.11.2022

Como Citar

EURICO COENGA, Rosemar; RIBEIRO, Gláucia. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE LEITURA: UM OLHAR À LUZ DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO SAEB. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. Especial, p. e22106, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22106.id1747. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/194. Acesso em: 25 nov. 2024.