MESTRE JUCA: SABERES E FAZERES DE UM ANCIÃO QUILOMBOLA DA COMUNIDADE DO CHUMBO, EM POCONÉ (MT)

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22107.id1764

Palavras-chave:

Saberes, Fazeres, Quilombo do Chumbo

Resumo

Este artigo traz em evidência os saberes quilombolas do Mestre Juca na fabricação de artesanatos na comunidade do Chumbo, situada em Poconé (MT), com o objetivo de mostrar que o povo negro quilombola resistiu, desenvolveu e continua desenvolvendo diferentes atividades para a sobrevivência e continuidade de seu povo, de sua história e de sua cultura. Na busca por alcançar tais objetivos, foi utilizada a pesquisa qualitativa, com metodologia de narrativas, mediante a realização de entrevistas abertas. Os resultados sinalizaram que o Mestre Juca é uma referência de saberes quilombolas presentes na comunidade do Chumbo. Diante de tais negações, foi preciso criar uma rede de saberes para que o Mestre Juca fosse conhecido e valorizado, cujos fatores fazem dele referência dentro e fora do quilombo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra, UFMT

Doutor em Educação (UFMT) Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn/IFMT)

Marinete de Almeida Lima e Silva, IFMT

Mestranda em Ensino pelo IFMT/Cuiabá Professora da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) e da Secretaria Municipal de Poconé/MT

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 42. ed. São Paulo: Brasiliense, 2003.

CASTILHO, Suely Dulce de. Quilombo contemporâneo: educação, família e culturas. Cuiabá: EdUFMT, 2011.

CASTILHO, Suely Dulce de; PEREIRA, Luciano da Silva. Trajetória de vida e estratégia de superação de uma professora do Quilombo Chumbo – Poconé-MT. Rev. Educ. Pública Cuiabá, v. 27, n. 65/2, p. 591–611, maio/ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.29286/rep.v27i65/2.6885

CASTILHO, Sueli Dulce de; SILVA, Rosângela de Campos. Os etnosaberes quilombolas sobre o uso das plantas medicinais no contexto escolar em turma da EJA. Revista Cocar, v. 16, n. 34, p. 1–19, 2022.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e

história em pesquisa qualitativa. 1. ed. Tradução do Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia, MG: UDUFU, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

MOURA, Glória. Proposta pedagógica educação quilombola: a afirmação da identidade nas comunidades negras rurais passa pelo valor da terra e pela especificidade de suas expressões culturais. Salto para o Futuro, MEC, 2007.

NETO, Clemilda Santiago. Prática artesanal, identidade e cultura nas comunidades de remanescentes de quilombos do paraná. Harpia -Revista de Divulgação Científica e Cultural do Isulpar, v.1, n. 6, dezembro/2016. ISSN: 2179-4073.

SALDANHA, Mayara de Araújo; LARA, Isabel Cristina Machado de. Etnociência: Um olhar sobre os saberes tradicionais da pesca artesanal. Sección 3. Aspectos socioepistemológicos en el análisis y el rediseño del discurso matemático escolar. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2015.

SCHMITT, Alessandra; TURATTI, Maria Cecília Manzoli; CARVALHO, Maria Celina Pereira de. A atualização do conceito de quilombo: identidade e território nas definições teóricas. Ambiente & Sociedade, Ano V, n. 10, 1º semestre de 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-753X2002000100008

TEIXEIRA, Marcelo Geraldo; BRAGA, Julio Santana; CÉSAR, Sandro Fábio; KIPERSTOK, Asher. Artesanato e desenvolvimento local: o caso da Comunidade Quilombola de Giral Grande, Bahia. Revista Interações, Campo Grande, v. 12, n. 2, p. 149–159, jul./dez. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1518-70122011000200003

Downloads

Publicado

24.11.2022

Como Citar

FEITOZA SENRA, Ronaldo Eustáquio; ALMEIDA LIMA E SILVA, Marinete de. MESTRE JUCA: SABERES E FAZERES DE UM ANCIÃO QUILOMBOLA DA COMUNIDADE DO CHUMBO, EM POCONÉ (MT). Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. Especial, p. e22107, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22107.id1764. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/195. Acesso em: 25 nov. 2024.