PERCEPÇÕES SOBRE CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REGIÃO SISALEIRA, BAHIA
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22067.id1630Palavras-chave:
Diversidade Biológica, Bioma Caatinga, Taxonomia, Ensino de CiênciasResumo
No ensino de Biologia é comum se observar desconhecimento em relação a diversidade de seres vivos, as diferenças entre eles e sua própria classificação. Neste sentido, objetivou-se identificar as concepções de estudantes sobre a diversidade e classificação dos seres vivos e os processos de ensino e aprendizagem, interligando a prática pedagógica com o cotidiano dos estudantes. A pesquisa possui abordagem qualitativa, através da aplicação de questionários para 65 estudantes do ensino médio, da região sisaleira da Bahia. A Análise Textual Discursiva foi utilizada para a análise dos dados. Os Animais e as Plantas foram os grupos mais recordados pelos estudantes. Os animais domésticos foram citados como pertencentes ao bioma Caatinga, evidenciando dificuldades em identificar as espécies nativas do bioma. Assim, propõem-se a necessidade de trazer à tona práticas educativas sobre os seres vivos da própria região e bioma, por vezes esquecidos, relacionando-os com os esforços pela conservação.
Downloads
Métricas
Referências
ALHO, Cleber José Rodrigues. Importância da biodiversidade para a saúde humana: uma perspectiva ecológica. Estudos Avançados, v. 26, n. 74, p. 151-165, 2012. https://doi.org/10.1590/S0103-40142012000100011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142012000100011
AMORIM, Dalton de Souza. Elementos Básicos de Sistemática Filogenética. 2ª. ed. Ribeirão Preto: Holos Editora/Sociedade Brasileira de Entomologia, 1997.
BAPTISTA, Geilsa Costa Santos. Importância da demarcação de saberes no ensino de Ciências para sociedades tradicionais. Ciência & Educação, v. 16, n. 3, p. 679-694, 2010. https://doi.org/10.1590/S1516-73132010000300012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132010000300012
BRAVO, Freddy; CALOR, Adolfo Ricardo (org.). Conhecendo os artrópodes do Semiárido. São Paulo: Métis Produção Editorial, 2016.
CORDEIRO, Rogério Soares; ARAÚJO, Stefanie Caroline Caldeira de; MORINI, Maria Santina de Castro; WUO, Moacir. Filogenia: abordagem tridimensional e representações dos alunos da 3ª série do Ensino Médio. Revista Prática Docente, v. 3, n. 2, p. 519-538, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p519-538.id232. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p519-538.id232
DINIZ, Edna Maria; TOMAZZELO, Maria Guiomar Carneiro. Crenças e concepções de alunos do ensino médio sobre biodiversidade: um estudo de caso. In: V ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5, 2005, Bauru. Atas do V ENPEC. Bauru: ABRAPEC, 2005. p. 1-12. Disponível em:
http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p724.pdf. Acesso em: 29 dez. 2021.
EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Preservação e uso da Caatinga. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2007.
FEITOSA, Débora Alves (org.). Pesquisa em Educação do Campo. Cruz das Almas: EDUFRB, 2020.
FERNANDES, Thatiane Reis; ALVES, Ana Claudia Tasinaffo. Pós-graduação Lato sensu em ensino de Ciências no Brasil: um levantamento de cursos e vagas por meio do portal E-MEC. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 180-195, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p180-195.id125. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p180-195.id125
GOLDSCHMIDT, Andrea Inês; LEONARDI, Ariadne de Freitas; RANGEL, Carolina; BERNADI, Geovane; SILVEIRA, Maira dos Santos; FERREIRA, Sabrina Antunes. Classificação de seres vivos por alunos de anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta de desenvolvimento de habilidades científicas. ACTIO: Docência em Ciências, v. 4, n. 3, p. 110-130, 2019. https://doi.org/10.3895/actio.v4n3.10325. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v4n3.10325
GRÖSZ, Liandra Cristine Belló; SANTOS, Regiane Aparecida dos. Da sala de aula ao campo: levantamento rápido para amostragem da diversidade florística de área verde em Sorriso, estado de Mato Grosso. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 171-179, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p171-179.id148. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p171-179.id148
JORDÃO, Beatriz Pacheco; MELLO, André Müller de. Educação para a biodiversidade: possibilidades da relação bem cultural/escola. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10, 2015, Águas de Lindóia. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. p. 1-8. Disponível em:
http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R2145-1.PDF. Acesso em: 29. dez. 2021.
LIPORINI, Thalita Quatrocchio. O ensino de sistemática e taxonomia biológica no ensino médio da rede estadual do município de São Carlos - SP. 2016. 186 f. Bauru: Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/138001. Acesso em: 08 jun. 2022.
MAGALHÃES, Thamiris. Caatinga, ecossistema heterogêneo. IHU On-Line, ed. 389, p. 11-12, 2012a. Disponível em: https://www.ihuonline.unisinos.br/edicao/389. Acesso em: 10 jun. 2022.
MAGALHÃES, Thamiris. Semiárido, o bioma mais diverso do mundo. IHU On-Line, ed. 389, p. 9-10, 2012b. Disponível em: https://www.ihuonline.unisinos.br/edicao/389. Acesso em: 10 jun. 2022.
MAYR, Ernst. Isto é Biologia: a ciência do mundo vivo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009
PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
PROENÇA, Mariana de Souza; DAL-FARRA, Rossano André; OSLAJ, Eduardo Ubel. Espécies Nativas e Exóticas no Ensino de Ciências: uma Avaliação do Conhecimento dos Estudantes do Ensino Fundamental. Contexto & Educação, v. 32, n. 103, p. 213-247, 2017. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.213-247. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.213-247
RUSSO, Claudia Augusta de Moraes. Diversidade dos Seres Vivos.4ª. ed., vol. único, Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2018.
SANTOS, Ana Cláudia Nascimento Marques dos. Desafios do Ensino de Botânica: A visão dos professores e as possibilidades de exploração através da filogenia. 2019. 84 f. Vitória de Santo Antão: Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019. Disponível em: https://www.profbio.ufmg.br/wp-content/uploads/2021/12/TCM-SANTOS-ACNM.pdf. Acesso em: 04 out. 2022.
SANTOS, Edinéia Oliveira dos; NEVES, Márcia Luzia Cardoso. Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial: reflexões e proposições. Entrelaçando, v. 1, n. 6, p. 1-10, 2012. Disponível em: https://www2.ufrb.edu.br/revistaentrelacando/index.php/edicoes-entrelacando/42-desenvolvimento-06. Acesso em: 10 jun. 2022.
SCHERER, Hulia Juana; PINHEIRO, Damaris Kirsch; ESSI, Liliana. O conhecimento da Biodiversidade: um estudo de caso com estudantes de graduação de uma universidade brasileira. Revista Monografias Ambientais, v. 14, n. 2, p. 49-58, 2015. https://doi.org/10.5902/2236130818904. DOI: https://doi.org/10.5902/2236130818904
SILVA, Crispim Nelson da. A educação profissional do campo: a experiência do CEEP Campo Paulo Freire Santaluz – BA. 2017. 166 f. Amargosa: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação do Campo) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. Disponível em: https://ufrb.edu.br/ppgeducampo/docs/category/14-turma-2015?download=44:20180608145357-crispim-nelson-da-silva. Acesso em: 01 jun. 2022.
SILVA, Francislene Neres Santos; LIMA, Luiza Renata Felix de Carvalho; MORADILLO, Edilson Fortuna de; MASSENA, Elisa Prestes. Educação do campo e ensino de ciências no Brasil: uma revisão dos últimos dez anos. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, v. 12, n. 1, p. 221-239, 2019. http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v12n1.7547. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v12n1.7547
SILVA, Iêda Tanan da; FREIXO, Alessandra Alexandre. Ensino de Botânica e Classificação Biológica em uma Escola Família Agrícola: diálogo de saberes no campo. Revista Ensaio, v. 22, e16334, 2020. https://doi.org/10.1590/21172020210122. DOI: https://doi.org/10.1590/21172020210122
SIMPSON, George Gaylord. Princípios da Taxonomia Animal. 2ª. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1962.
SOUSA, Diany Kelly Cardoso de; FREIXO, Alessandra Alexandre. Sistemas de classificação intuitiva como possibilidade para o ensino de diversidade animal no contexto da educação do campo. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, p. 193-220, 2020. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u193220. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u193220
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.