PERCEPÇÕES SOBRE CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REGIÃO SISALEIRA, BAHIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22067.id1630

Palavras-chave:

Diversidade Biológica, Bioma Caatinga, Taxonomia, Ensino de Ciências

Resumo

No ensino de Biologia é comum se observar desconhecimento em relação a diversidade de seres vivos, as diferenças entre eles e sua própria classificação. Neste sentido, objetivou-se identificar as concepções de estudantes sobre a diversidade e classificação dos seres vivos e os processos de ensino e aprendizagem, interligando a prática pedagógica com o cotidiano dos estudantes. A pesquisa possui abordagem qualitativa, através da aplicação de questionários para 65 estudantes do ensino médio, da região sisaleira da Bahia. A Análise Textual Discursiva foi utilizada para a análise dos dados. Os Animais e as Plantas foram os grupos mais recordados pelos estudantes. Os animais domésticos foram citados como pertencentes ao bioma Caatinga, evidenciando dificuldades em identificar as espécies nativas do bioma. Assim, propõem-se a necessidade de trazer à tona práticas educativas sobre os seres vivos da própria região e bioma, por vezes esquecidos, relacionando-os com os esforços pela conservação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Erik José Nascimento Cerqueira, UFRB

Especialista em Ensino de Ciências (UFRB) Professor na Rede Estadual de Ensino da Bahia

Vanderlei da Conceição Veloso-Junior, UFBA

Doutor em Ecologia (UFBA) Professor na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Elenir Souza Santos, UFBA

Doutora em Química Analítica (UFBA) Professora Associada na Universidade Federal da Bahia (IMS-CAT-UFBA)

Referências

ALHO, Cleber José Rodrigues. Importância da biodiversidade para a saúde humana: uma perspectiva ecológica. Estudos Avançados, v. 26, n. 74, p. 151-165, 2012. https://doi.org/10.1590/S0103-40142012000100011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142012000100011

AMORIM, Dalton de Souza. Elementos Básicos de Sistemática Filogenética. 2ª. ed. Ribeirão Preto: Holos Editora/Sociedade Brasileira de Entomologia, 1997.

BAPTISTA, Geilsa Costa Santos. Importância da demarcação de saberes no ensino de Ciências para sociedades tradicionais. Ciência & Educação, v. 16, n. 3, p. 679-694, 2010. https://doi.org/10.1590/S1516-73132010000300012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132010000300012

BRAVO, Freddy; CALOR, Adolfo Ricardo (org.). Conhecendo os artrópodes do Semiárido. São Paulo: Métis Produção Editorial, 2016.

CORDEIRO, Rogério Soares; ARAÚJO, Stefanie Caroline Caldeira de; MORINI, Maria Santina de Castro; WUO, Moacir. Filogenia: abordagem tridimensional e representações dos alunos da 3ª série do Ensino Médio. Revista Prática Docente, v. 3, n. 2, p. 519-538, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p519-538.id232. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p519-538.id232

DINIZ, Edna Maria; TOMAZZELO, Maria Guiomar Carneiro. Crenças e concepções de alunos do ensino médio sobre biodiversidade: um estudo de caso. In: V ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5, 2005, Bauru. Atas do V ENPEC. Bauru: ABRAPEC, 2005. p. 1-12. Disponível em:

http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p724.pdf. Acesso em: 29 dez. 2021.

EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Preservação e uso da Caatinga. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2007.

FEITOSA, Débora Alves (org.). Pesquisa em Educação do Campo. Cruz das Almas: EDUFRB, 2020.

FERNANDES, Thatiane Reis; ALVES, Ana Claudia Tasinaffo. Pós-graduação Lato sensu em ensino de Ciências no Brasil: um levantamento de cursos e vagas por meio do portal E-MEC. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 180-195, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p180-195.id125. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p180-195.id125

GOLDSCHMIDT, Andrea Inês; LEONARDI, Ariadne de Freitas; RANGEL, Carolina; BERNADI, Geovane; SILVEIRA, Maira dos Santos; FERREIRA, Sabrina Antunes. Classificação de seres vivos por alunos de anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta de desenvolvimento de habilidades científicas. ACTIO: Docência em Ciências, v. 4, n. 3, p. 110-130, 2019. https://doi.org/10.3895/actio.v4n3.10325. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v4n3.10325

GRÖSZ, Liandra Cristine Belló; SANTOS, Regiane Aparecida dos. Da sala de aula ao campo: levantamento rápido para amostragem da diversidade florística de área verde em Sorriso, estado de Mato Grosso. Revista Prática Docente, v. 3, n. 1, p. 171-179, 2018. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p171-179.id148. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p171-179.id148

JORDÃO, Beatriz Pacheco; MELLO, André Müller de. Educação para a biodiversidade: possibilidades da relação bem cultural/escola. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10, 2015, Águas de Lindóia. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. p. 1-8. Disponível em:

http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R2145-1.PDF. Acesso em: 29. dez. 2021.

LIPORINI, Thalita Quatrocchio. O ensino de sistemática e taxonomia biológica no ensino médio da rede estadual do município de São Carlos - SP. 2016. 186 f. Bauru: Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/138001. Acesso em: 08 jun. 2022.

MAGALHÃES, Thamiris. Caatinga, ecossistema heterogêneo. IHU On-Line, ed. 389, p. 11-12, 2012a. Disponível em: https://www.ihuonline.unisinos.br/edicao/389. Acesso em: 10 jun. 2022.

MAGALHÃES, Thamiris. Semiárido, o bioma mais diverso do mundo. IHU On-Line, ed. 389, p. 9-10, 2012b. Disponível em: https://www.ihuonline.unisinos.br/edicao/389. Acesso em: 10 jun. 2022.

MAYR, Ernst. Isto é Biologia: a ciência do mundo vivo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009

PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

PROENÇA, Mariana de Souza; DAL-FARRA, Rossano André; OSLAJ, Eduardo Ubel. Espécies Nativas e Exóticas no Ensino de Ciências: uma Avaliação do Conhecimento dos Estudantes do Ensino Fundamental. Contexto & Educação, v. 32, n. 103, p. 213-247, 2017. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.213-247. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.213-247

RUSSO, Claudia Augusta de Moraes. Diversidade dos Seres Vivos.4ª. ed., vol. único, Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2018.

SANTOS, Ana Cláudia Nascimento Marques dos. Desafios do Ensino de Botânica: A visão dos professores e as possibilidades de exploração através da filogenia. 2019. 84 f. Vitória de Santo Antão: Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019. Disponível em: https://www.profbio.ufmg.br/wp-content/uploads/2021/12/TCM-SANTOS-ACNM.pdf. Acesso em: 04 out. 2022.

SANTOS, Edinéia Oliveira dos; NEVES, Márcia Luzia Cardoso. Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial: reflexões e proposições. Entrelaçando, v. 1, n. 6, p. 1-10, 2012. Disponível em: https://www2.ufrb.edu.br/revistaentrelacando/index.php/edicoes-entrelacando/42-desenvolvimento-06. Acesso em: 10 jun. 2022.

SCHERER, Hulia Juana; PINHEIRO, Damaris Kirsch; ESSI, Liliana. O conhecimento da Biodiversidade: um estudo de caso com estudantes de graduação de uma universidade brasileira. Revista Monografias Ambientais, v. 14, n. 2, p. 49-58, 2015. https://doi.org/10.5902/2236130818904. DOI: https://doi.org/10.5902/2236130818904

SILVA, Crispim Nelson da. A educação profissional do campo: a experiência do CEEP Campo Paulo Freire Santaluz – BA. 2017. 166 f. Amargosa: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação do Campo) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. Disponível em: https://ufrb.edu.br/ppgeducampo/docs/category/14-turma-2015?download=44:20180608145357-crispim-nelson-da-silva. Acesso em: 01 jun. 2022.

SILVA, Francislene Neres Santos; LIMA, Luiza Renata Felix de Carvalho; MORADILLO, Edilson Fortuna de; MASSENA, Elisa Prestes. Educação do campo e ensino de ciências no Brasil: uma revisão dos últimos dez anos. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, v. 12, n. 1, p. 221-239, 2019. http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v12n1.7547. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v12n1.7547

SILVA, Iêda Tanan da; FREIXO, Alessandra Alexandre. Ensino de Botânica e Classificação Biológica em uma Escola Família Agrícola: diálogo de saberes no campo. Revista Ensaio, v. 22, e16334, 2020. https://doi.org/10.1590/21172020210122. DOI: https://doi.org/10.1590/21172020210122

SIMPSON, George Gaylord. Princípios da Taxonomia Animal. 2ª. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1962.

SOUSA, Diany Kelly Cardoso de; FREIXO, Alessandra Alexandre. Sistemas de classificação intuitiva como possibilidade para o ensino de diversidade animal no contexto da educação do campo. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, p. 193-220, 2020. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u193220. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u193220

Downloads

Publicado

01.09.2022

Como Citar

NASCIMENTO CERQUEIRA, Erik José; CONCEIÇÃO VELOSO-JUNIOR, Vanderlei da; SOUZA SANTOS, Elenir. PERCEPÇÕES SOBRE CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REGIÃO SISALEIRA, BAHIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 3, p. e22067, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22067.id1630. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/206. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias