PROJETOS DIDÁTICOS EM UM CENÁRIO PANDÊMICO: ANÁLISE DE HEMOGRAMAS PARA A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA E SAÚDE
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22076.id1603Palavras-chave:
Ensino médio, Ensino por investigação, Escola pública, Exame clínico, SaúdeResumo
Sequências de Ensino Investigativas (SEI) estimulam a observação, o levantamento de hipóteses e a resolução de problemas. Este trabalho teve como objetivo construir e validar uma SEI sobre o conteúdo Tecido Conjuntivo Hematopoiético no ensino médio de uma escola pública. Construímos nossa metodologia a partir das seguintes etapas: problematização; leitura e construção de glossário; elaboração de casos clínicos; criação de hipóteses e discussão. Observamos que 80% dos estudantes demonstraram desconhecimento sobre hemograma e nenhum sabia interpretá-lo. Um glossário foi construído com 21 termos, ressignificando os conceitos. Os estudantes conseguiram descrever os diagnósticos criados pelos colegas sobre anemia, desidratação, processo infeccioso viral, processo alérgico e risco de hemorragia. A avaliação revelou que a atividade foi considerada satisfatória e o nível de complexidade foi acessível. Observamos que cada momento contribuiu na interpretação de textos, no reconhecimento de dificuldades terminológicas e na construção de hipóteses.
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