A CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DOS NÚMEROS DECIMAIS
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22078.id1583Palavras-chave:
Educação matemática, Ensino e aprendizagem, Números decimais, CalculadoraResumo
Este trabalho teve por objetivo analisar se uma sequência de ensino usando a calculadora simples contribui para a compreensão do conceito e das propriedades dos números decimais. O caminho metodológico seguiu as quatros fases da Engenharia Didática: estudos preliminares, análise a priori, experimentação, análise a posteriori e validação. As atividades com a calculadora foram aplicadas aos alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Belém do Pará e fazem parte da pesquisa de Jucá (2008). Os resultados apontaram que a calculadora contribuiu de forma favorável para a aprendizagem, possibilitando que os alunos se envolvessem em atividades de investigação para que compreendessem o conceito de números decimais e suas propriedades.
Downloads
Métricas
Referências
ARTIGUE, MICHELE. Engenharia Didática. IN: BRUN, J. Didactica da matemática. Tradução Maria José Figueiredo. Lisboa, Portugal: Insituto Piaget, 1996, 193-217p.
BROUSSEAU, Guy. Problèmes de didactique des décimaux. Recherches em didactique des mathematiques, v. 2. n. 3, 1981, p. 37-127.
BROUSSEAU, Guy. Les obstacles épistémologiques, problèmes et ingénierie didactique. Recherche en Didactique des Mathématiques, v. 4, n. 2, 1983, p. 165-198.
BROUSSEAU, Guy. Problemes de l’ enseignement des décimaux. Theorie des Situations Didactiques. 2. ed. Grenoble: La Pensée Sauvage Éditions, 2004
BROUSSEAU, Guy; BROUSSEAU, Nadine. Rationnels et décimaux dans la scolarité obligatoire. IREM de Bordeaux, 1987.
BUSSI, Maria Bartolini.; MARIOTTI, Maria Alessandra. Semiotic mediation in the mathematics classroom. Artifacts and signs after a Vygotskian perspective. In.: L. English (Ed). Handbook of international research in mathematics education. Nova Iorque: Routledge, 2008, p. 746-783.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática, tecnologia e sociedade. Conferência no VII EPREM, Foz do Iguaçu, 2002. Disponível em http://www.sbemparana.com.br/arquivos/anais/epremvii/palestras/palestra_de_abertura.
D’AMBROSIO, Ubiratan. O uso da calculadora. Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, junho, 2003.
JUCÁ, Rosineide de Sousa. O ensino dos números decimais por meio de atividades. 2004. 74p. Monografia (Especialização em Educação Matemática). Universidade do Estado do Pará, Belém, 2004.
JUCÁ, Rosineide de Sousa. Uma sequência didática para o ensino das operações com os números decimais. 2008. 197p. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Estado do Pará: Belém, 2008.
JUCÁ, Rosineide de Sousa. Um estudo das competências e habilidades na resolução de problemas aritméticos aditivos e multiplicativos com os números decimais. 2014. 282p. Tese (Doutorado em Educação, Ciências e Matemática). Universidade Federal do Mato Grosso: Cuiabá, 2014.
JUCÁ, Rosineide de Sousa; SÁ, Pedro Franco de. O ensino das operações de adição e subtração dos números decimais utilizando a calculadora. In.: SÁ, Pedro Franco de; SALGADO, Rosângela Cruz da Silva. (Org.). Calculadora possibilidades de uso no ensino de matemática. EDUEPA, Belém, 2015, p. 41-49.
MENEGHET, Renata Cristina Geromel.; SILVA, Geisa Zilli Shinkawa; FREITAS, Michelle Francisco De Azevedo Bonfim de. Etnomatemática e a utilização da calculadora no contexto de Empreendimentos Econômicos Solidários. Revista Latinoamericana De Etnomatemática Perspectivas Socioculturales De La Educación Matemática, 11(2), 52-75, 2018
RABARDEL Pierre. Éléments pour une approche instrumentale en didactique des mathématiques. In.: BAILLEUL, M. (Ed.) Actes de la dixième Ecole d’été de didactique des mathématiques, ARDM, 1999, p. 203-213.
RODITI, Eric. La comparaison des nombres décimaux, conception et expérimentation d’une aide aux élèves em difficulté. Annales de didactique et de Sciences Cognitives n.12, 2007. p. 55-81.
RODRIGUES, Maisa Aparecida Siqueira.; HEALY, Lulu. Calculadora Colorida e Musical: uma ferramenta para explorar números racionais. EBRAPEM, 2008. Disponível em http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ebrapem2008/upload/192-1-A-gt6rod riguesta.pdf. Acesso em: 21.10.2021
SÁ, Pedro Franco de; SALGADO, Rosangela da Cruz. A calculadora e a construção das regras dos números inteiros. In.: SÁ, Pedro Franco de; SALGADO, Rosângela Cruz da Silva. (Org.). Calculadora possibilidades de uso no ensino de matemática. EDUEPA, Belém, 2015, p. 23-39.
SÁ. Pedro Franco de; BARROS NETO, Antonio José de; JESUS, Ana Carolina Navegante de; ALMEIDA, Elisama Silva de; ALVES, Fabio José. Adição e subtração de frações com a calculadora virtual. In.: SÁ, Pedro Franco de; SALGADO, Rosângela Cruz da Silva. (Org.). Calculadora possibilidades de uso no ensino de matemática. EDUEPA, Belém, 2015, p. 51-61.
SALGADO. Erik Beliene. O uso da calculadora como instrumento de investigação acerca dos números decimais. 70p. (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-graduação em Matemática do Departamento de Matemática da PUC-Rio, 2020.
SELVA, Ana Coelho Vieira; BORBA, Ruth. Elisabeth Rosa. O uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
SILVA, Edson Soares. Explorando as regularidades dos números decimais com o auxílio da calculadora. Paraíba, 2017, ??p. Monografia (Graduação em Matemática). Curso Licenciatura em Matemática. Universidade Federal da Paraíba, 2017.
SOARES, Magna. O livro didático e a escolarização da leitura. 2008. Disponível em: http://entrevistasbrasil.blogspot.com/2008/10/magda-soares-o-livro-didtico-e.html. Acesso em: 12.10.2021
PONTE, João Pedro. A calculadora e o processo de ensino-aprendizagem. Revista Educação e Matemática. Lisboa, n. 11, p. 1-2, jul./set. 1989. Disponível em: http://www.apm.pt/files/_EM11_pp01-02_4a2d0783498f9.pdf
VIGOTSKI, Lev. Pensamento e Linguagem. 3. ed. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2005.
VIGOTSKI, Lev. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKI, Lev; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Aleksei Nikolaievitch. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 16. ed. São Paulo: ícone, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.