A CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DOS NÚMEROS DECIMAIS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22078.id1583

Palavras-chave:

Educação matemática, Ensino e aprendizagem, Números decimais, Calculadora

Resumo

Este trabalho  teve por objetivo analisar se uma sequência de ensino usando a calculadora simples contribui para a compreensão do conceito e das propriedades dos números decimais. O caminho metodológico seguiu as quatros fases da Engenharia Didática: estudos preliminares, análise a priori, experimentação, análise a posteriori e validação. As atividades com a calculadora foram aplicadas aos alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Belém do Pará e fazem parte da pesquisa de Jucá (2008). Os resultados apontaram que a calculadora contribuiu de forma favorável para a aprendizagem, possibilitando que os alunos se envolvessem em atividades de investigação para que compreendessem o conceito de números decimais e suas propriedades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosineide de Sousa Jucá, UFMT

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (UFMT) Professora da Universidade do Estado do Pará (UEPA) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UEPA)

Antonio José de Barros Neto, UEPA

Doutor em Educação matemática (PUC/SP) Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Pedro Franco de Sá, UFRN

Doutor em Educação (UFRN) Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UEPA), do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (UEPA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFPA)

Referências

ARTIGUE, MICHELE. Engenharia Didática. IN: BRUN, J. Didactica da matemática. Tradução Maria José Figueiredo. Lisboa, Portugal: Insituto Piaget, 1996, 193-217p.

BROUSSEAU, Guy. Problèmes de didactique des décimaux. Recherches em didactique des mathematiques, v. 2. n. 3, 1981, p. 37-127.

BROUSSEAU, Guy. Les obstacles épistémologiques, problèmes et ingénierie didactique. Recherche en Didactique des Mathématiques, v. 4, n. 2, 1983, p. 165-198.

BROUSSEAU, Guy. Problemes de l’ enseignement des décimaux. Theorie des Situations Didactiques. 2. ed. Grenoble: La Pensée Sauvage Éditions, 2004

BROUSSEAU, Guy; BROUSSEAU, Nadine. Rationnels et décimaux dans la scolarité obligatoire. IREM de Bordeaux, 1987.

BUSSI, Maria Bartolini.; MARIOTTI, Maria Alessandra. Semiotic mediation in the mathematics classroom. Artifacts and signs after a Vygotskian perspective. In.: L. English (Ed). Handbook of international research in mathematics education. Nova Iorque: Routledge, 2008, p. 746-783.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática, tecnologia e sociedade. Conferência no VII EPREM, Foz do Iguaçu, 2002. Disponível em http://www.sbemparana.com.br/arquivos/anais/epremvii/palestras/palestra_de_abertura.

D’AMBROSIO, Ubiratan. O uso da calculadora. Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, junho, 2003.

JUCÁ, Rosineide de Sousa. O ensino dos números decimais por meio de atividades. 2004. 74p. Monografia (Especialização em Educação Matemática). Universidade do Estado do Pará, Belém, 2004.

JUCÁ, Rosineide de Sousa. Uma sequência didática para o ensino das operações com os números decimais. 2008. 197p. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Estado do Pará: Belém, 2008.

JUCÁ, Rosineide de Sousa. Um estudo das competências e habilidades na resolução de problemas aritméticos aditivos e multiplicativos com os números decimais. 2014. 282p. Tese (Doutorado em Educação, Ciências e Matemática). Universidade Federal do Mato Grosso: Cuiabá, 2014.

JUCÁ, Rosineide de Sousa; SÁ, Pedro Franco de. O ensino das operações de adição e subtração dos números decimais utilizando a calculadora. In.: SÁ, Pedro Franco de; SALGADO, Rosângela Cruz da Silva. (Org.). Calculadora possibilidades de uso no ensino de matemática. EDUEPA, Belém, 2015, p. 41-49.

MENEGHET, Renata Cristina Geromel.; SILVA, Geisa Zilli Shinkawa; FREITAS, Michelle Francisco De Azevedo Bonfim de. Etnomatemática e a utilização da calculadora no contexto de Empreendimentos Econômicos Solidários. Revista Latinoamericana De Etnomatemática Perspectivas Socioculturales De La Educación Matemática, 11(2), 52-75, 2018

RABARDEL Pierre. Éléments pour une approche instrumentale en didactique des mathématiques. In.: BAILLEUL, M. (Ed.) Actes de la dixième Ecole d’été de didactique des mathématiques, ARDM, 1999, p. 203-213.

RODITI, Eric. La comparaison des nombres décimaux, conception et expérimentation d’une aide aux élèves em difficulté. Annales de didactique et de Sciences Cognitives n.12, 2007. p. 55-81.

RODRIGUES, Maisa Aparecida Siqueira.; HEALY, Lulu. Calculadora Colorida e Musical: uma ferramenta para explorar números racionais. EBRAPEM, 2008. Disponível em http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ebrapem2008/upload/192-1-A-gt6rod riguesta.pdf. Acesso em: 21.10.2021

SÁ, Pedro Franco de; SALGADO, Rosangela da Cruz. A calculadora e a construção das regras dos números inteiros. In.: SÁ, Pedro Franco de; SALGADO, Rosângela Cruz da Silva. (Org.). Calculadora possibilidades de uso no ensino de matemática. EDUEPA, Belém, 2015, p. 23-39.

SÁ. Pedro Franco de; BARROS NETO, Antonio José de; JESUS, Ana Carolina Navegante de; ALMEIDA, Elisama Silva de; ALVES, Fabio José. Adição e subtração de frações com a calculadora virtual. In.: SÁ, Pedro Franco de; SALGADO, Rosângela Cruz da Silva. (Org.). Calculadora possibilidades de uso no ensino de matemática. EDUEPA, Belém, 2015, p. 51-61.

SALGADO. Erik Beliene. O uso da calculadora como instrumento de investigação acerca dos números decimais. 70p. (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-graduação em Matemática do Departamento de Matemática da PUC-Rio, 2020.

SELVA, Ana Coelho Vieira; BORBA, Ruth. Elisabeth Rosa. O uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SILVA, Edson Soares. Explorando as regularidades dos números decimais com o auxílio da calculadora. Paraíba, 2017, ??p. Monografia (Graduação em Matemática). Curso Licenciatura em Matemática. Universidade Federal da Paraíba, 2017.

SOARES, Magna. O livro didático e a escolarização da leitura. 2008. Disponível em: http://entrevistasbrasil.blogspot.com/2008/10/magda-soares-o-livro-didtico-e.html. Acesso em: 12.10.2021

PONTE, João Pedro. A calculadora e o processo de ensino-aprendizagem. Revista Educação e Matemática. Lisboa, n. 11, p. 1-2, jul./set. 1989. Disponível em: http://www.apm.pt/files/_EM11_pp01-02_4a2d0783498f9.pdf

VIGOTSKI, Lev. Pensamento e Linguagem. 3. ed. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2005.

VIGOTSKI, Lev. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VIGOTSKI, Lev; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Aleksei Nikolaievitch. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 16. ed. São Paulo: ícone, 2017.

Downloads

Publicado

01.09.2022

Como Citar

SOUSA JUCÁ, Rosineide de; BARROS NETO, Antonio José de; FRANCO DE SÁ, Pedro. A CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DOS NÚMEROS DECIMAIS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 3, p. e22078, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22078.id1583. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/217. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias