ATIVIDADES PARA DISCUTIR A FORMAÇÃO DAS CORES: A PARTICIPAÇÃO E O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS COMO BASE DO DIÁLOGO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22041.id1465

Palavras-chave:

Concepções Alternativas, Cor, Mediação, Ensino de Física

Resumo

Este trabalho descreve uma sequência de quatro atividades realizadas em sala de aula para estudar a visão e formação das cores. Com base nas teorias de Vigotsky, Bachelard e Ausubel, considera-se a relação social e o conhecimento prévio como fatores importantes para a aprendizagem. As atividades foram realizadas com um grupo de alunos do ensino médio da rede pública de São Paulo, com o objetivo de estudar o tema a partir da construção de um diálogo entre professor e alunos considerando suas próprias concepções sobre o conteúdo em estudo. A pesquisa é do tipo qualitativa (GIL, 2008) e os experimentos apresentados foram quatro: “caixa de cores”, “dispersão de luz por prisma”, “paleta de cores” e “técnica impressionista”. Os resultados mostram que foi possível trabalhar com as concepções prévias dos estudantes e abordar o conteúdo sobre visão e formação de cores de forma contextualizada e menos abstrata.

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Biografia do Autor

Maria Cecília Leôncio Alves, IFSP

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (IFSP) Professora de Ensino Médio

José Paulo Cury Kirkorian, USP

Doutorado em Educação (USP) Professor no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (ENCIMA/IFSP)

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Publicado

01.05.2022

Como Citar

LEÔNCIO ALVES, Maria Cecília; CURY KIRKORIAN, José Paulo. ATIVIDADES PARA DISCUTIR A FORMAÇÃO DAS CORES: A PARTICIPAÇÃO E O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS COMO BASE DO DIÁLOGO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 2, p. e22041, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22041.id1465. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/228. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias