A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS GÊNEROS TEXTUAIS: DOS PCN À BNCC

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e003.id1325

Palavras-chave:

Documentos Oficiais, Gêneros Textuais, Língua Portuguesa

Resumo

O presente artigo busca realizar uma análise sobre as transformações das práticas pedagógicas em relação aos gêneros textuais com base nos documentos oficiais. Para a realização desta análise, utilizamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), onde investigamos as concepções teóricas que endossam a noção de gêneros textuais nestes documentos. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos demonstram que o trabalho proposto com gêneros textuais obteve avanços nos documentos oficiais que regem a educação brasileira do ponto de vista teórico. Concluímos que para que o ensino crítico de gêneros textuais se efetive no quadro da educação básica é necessário engajamento e embasamento teórico dos profissionais da educação subsidiando uma atuação efetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Emanuele Solange de Oliveira Brito, UNIC

Mestranda em Ensino (IFMT/UNIC) Professora na Rede Estadual de Mato Grosso

Claudia Lucia Landgraf Valério, IFMT

Pós-Doutorado em Educação pela UCDB - MS (2020) Professora no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Docente na Pós-Graduação - Mestrado em Ensino (IFMT/UNIC)

Referências

AZEVEDO, Sérgio de. Políticas públicas: discutindo modelos e alguns problemas de implementação. In: SANTOS JÚNIOR, O. A. Dos (et al). Políticas públicas e gestão local: programa interdisciplinar de capacitação de conselheiros municipais. Rio de Janeiro: FASE, 2003

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1988.

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, Valentim. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico em ciência da linguagem [1929]. Tradução de Michel Lauhud e Yara Frateschi Vieira. 11. ed. São Paulo, 2004. 196 p

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo, Martins Fontes, 2010.

BARROS, Eliana Merlim; NASCIMENTO, Elvira Lopes. O gênero “resenha cinematográfica” na abordagem do interacionismo sócio-discursivo. In: SIGET, 3., 2005, Santa Maria, RS. Anais ... Santa Maria: UFSM, 2005.

BORTOLUZZI, Bianca Móra. Análise da inserção de gêneros discursivos na base Nacional Comum Curricular. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 3ª versão revista. Brasília, MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ acesso em: 25 de junho de 2021

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso em: 01 jun. 2021.

BRONCKART, Jean Paul.; MACHADO, Ana Raquel. Procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional. In: MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina, PR: EDUEL, 2004. p. 131-163.

BRONCKART, Jean Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio discursivo. São Paulo: EDUC, 1999.

BRONCKART, Jean Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. 1ª ed. 3ª reimp. MACHADO, A. R.; CUNHA, P. (trad.). São Paulo: EDUC, 2003.

CAMPOS, Maria Inês. Bakhtin e o ensino de língua materna no Brasil: algumas perspectivas. Conexão Letras, v. 11, n. 16, 2016. DOI: https://doi.org/10.22456/2594-8962.70359

CORTEZ, Cinara Monteiro. Gêneros e PCN: Uma reflexão sobre os pressupostos teóricos e práticas pedagógicas no ensino de língua portuguesa. Revista Escrita, v. 2010, n. 11, 2010. DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.16372

DOLZ, Joaquim. & SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, B., DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 41-70

FELÍCIO, Rosane. UM OLHAR SOBRE CONCEPÇÕES TEÓRICAS PRESENTES NA BNCC, LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO FUNDAMENTAL: A LEITURA LITERÁRIA E OS NOVOS/MULTILETRAMENTOS. Revista Interfaces, v. 11, n. 03, p. 40-51, 2020. DOI: https://doi.org/10.5935/2179-0027.20200039

KOCH, Ingedore. Parâmetros curriculares nacionais, lingüística textual e ensino de línguas. Revista do GELNE, v. 4, n. 1, p. 1-12, 2002.

LAKATOS, Eva Maria.; MARCONI, Marina. Fundamentos metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2001

LIMA, Rodrigo. O ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL A PARTIR DA BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II. Unificada: Revista Multidisciplinar da FAUESP, v. 2, n. 2, p. 136-143, 2020.

LUIZ, Evando; ROCHA, Silva Soares. Gêneros textuais digitais e as atividades de linguagens em sala de aula. Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades, v. 8, n. 2, 2020. DOI: https://doi.org/10.29327/210932.8.2-19

MAGALHÃES, Maria Cecilia.; NININ, Maria Otília. A dinâmica discursiva na formação de professores: discurso autoritário ou internamente persuasivo? Bakhtiniana, São Paulo, v.9, n.1, p.129-147, jan./jul. 2014. Disponível em: Acesso em: 20 jun. 2021 DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-45732014000100009

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: Definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. (Org.). Gêneros textuais e ensino. 3. ed. Rio de janeiro: Lucerna, 2005.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MOREIRA, Priscila; LOURENÇO, Suzany Goulart. OS GÊNEROS TEXTUAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR COMO CURRÍCULO-RÉGUA E A POTÊNCIA DE OUTROS SENTIDOS PARA “COMUM” NOS CURRICULOSDIFERENÇA. Linha Mestra, n. 30, p. 806-810, 2016.

MOTTA-ROTH, Désirée. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagem em (Dis)curso, [S.l.], v. 6, n. 3, p. p. 495-518, out. 2010. ISSN 1982-4017. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/347>. Acesso em: 20 jul. 2021.

OLIVEIRA, Adão F. de. Políticas públicas educacionais: conceito e contextualização numa perspectiva didática. 2010, p.4 (In: OLIVEIRA, A. F. de; PIZZIO, A.; FRANÇA, G. (Orgs).

Fronteiras da Educação: desigualdades, tecnologias e políticas. Góias: Editora PUC, 2010)

PRETTO, Nelson. Políticas públicas educacionais no mundo contemporâneo. Liinc Em Revista, 2006 (1). Disponível em: https://doi.org/10.18617/liinc.v2i1.201. Acesso em junho 2021. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v2i1.201

REZENDE, Neide Luzia. Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas. Estud. av., São Paulo , v. 32, n. 93, p. 93-105, Aug. 2018. Disponível em: https:// doi.org/10.5935/0103-4014.20180032.. Acesso em 03 de julho 2021. DOI: https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180032

RODRIGUES, Bernardete Biasi: A diversidade de Gêneros textuais no ensino: um novo modismo?. In: PERSPECTIVA, Florianopólis, v.20, n.01, p.49-64, jan./jun. 2002

ROJO, Roxane. Pedagogia dos Multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In.: ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p. 11-31.

SEGATE, Aline. Gêneros Textuais no Ensino de Língua Portuguesa. In: Linha D’Água, (23), 13-24.2010. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i23p13-24. Acesso em jun 2021 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i23p13-24

TOLDO, Claudia; MARTINS, Gabriela Schmitt Prym. A BNCC e os gêneros discursivos uma análise das habilidades de língua portuguesa para o ensino fundamental I. Leitura, n. 67, p. 269-281, 2020.

TORRES, Haroldo da Gama, Camelo, Rafael e Castro, Maria Helena Guimarães. Dificuldades de Coordenação e Políticas Educacionais no Brasil: O Caso do Ensino Fundamental. Dados [online]. 2019, v. 62, n. 4 [Acessado 14 Junho 2021] , e20170226. Disponível em: https://doi.org/10.1590/001152582019190 Acesso em: 12 jul. 2021 DOI: https://doi.org/10.1590/001152582019190

Downloads

Publicado

04.02.2022

Como Citar

SOLANGE DE OLIVEIRA BRITO, Emanuele; LANDGRAF VALÉRIO, Claudia Lucia. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS GÊNEROS TEXTUAIS: DOS PCN À BNCC. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e003, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e003.id1325. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/251. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias