REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA HUKA-HUKA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e019.id1426

Palavras-chave:

Huka-Huka, Cultura Indígena, Educação Física

Resumo

A Huka-Huka é uma prática corporal indígena que vem se configurando como um tema pedagógico após indicações da BNCC. Este artigo teve como objetivo analisar a produção acadêmica sobre o ensino da Huka-Huka nas aulas de Educação Física. Este trabalho caracteriza-se como uma revisão integrativa da literatura mediante utilização dos descritores: “Huka-Huka AND Educação Física”, “Huka-Huka AND Educação Básica e “Huka-Huka AND Escola”. Os resultados apontam aspectos que impactam negativamente o desenvolvimento da Huka-Huka nas aulas de Educação Física, como a má formação dos professores, pouco conhecimento deste conteúdo por parte dos alunos e a subvalorização da cultura indígena. Concluímos que as aulas de educação física podem propiciar reflexões e debates sobre a Huka-Huka e que a interdisciplinaridade se configura como um processo que pode ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a cultura indígena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

George Almeida Lima, UNIVASF

Mestrando em Educação Física (PPGEF/UNIVASF) Professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE)

Diego Luz Moura, UERJ

Pós-Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte (UERJ) Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Educação Física (PPGEF/UNIVASF)

Referências

ALMEIDA, Arthur José Medeiros de; ALMEIDA, Dulce Maria Filgueira de; GRANDO, Beleni Salete. As práticas corporais e a educação do corpo indígena: a contribuição do esporte nos jogos dos povos indígenas. Revista brasileira de ciências do esporte, Florianópolis, v. 32, n. 2-4, p. 59-74, dez. 2010. https://doi.org/10.1590/S0101-32892010000200005

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 5ª ed. Lisboa: Edições 70, 2011.

BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011.

BRASIL, Parâmetros curriculares nacionais: educação física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

BRASIL, Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm. Acesso em: 10 Dez. 2021.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na escola: aspectos legais e possibilidades. In: Universidade Estadual Paulista. Prograd. Cadernos de Formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura acadêmica, p. 21-33, 2012.

FASSHEBER, José. Etno-desporto indígena: a antropologia social e o campo entre os Kaingang. Brasília, DF: Ministério do Esporte, 2010.

FONSECA, Joel Maurício Corrêa; FRANCHINI, Emerson; DEL VECCHIO, Fabrício Boscolo. Conhecimento declarativo de docentes sobre a prática de lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate nas aulas de educação física escolar em pelotas, Rio Grande do Sul. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 2, 2013. https://doi.org/10.5216/rpp.v16i2.17221

JUCÁ, Luan Gonçalves; LIMA, George Almeida; MELO, José Rodrigo Silva de. Metodologias inovadoras nas aulas de educação física escolar: uma revisão sistemática da literatura. Revista Cocar, v. 16, n. 34, 2022.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.

LIMA, George Almeida. Ensino das lutas na escola: um estudo com professores de Educação Física da cidade de Campos Sales/CE. Temas em Educação Física escolar, Rio de Janeiro, v. 6, n.1, p. 71-86, 2021. http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v6i1.3094

MONTEIRO, Fernanda Yully dos Santos. A Capoeira e o Huka-huka nas aulas de educação física: diálogos sobre uma escola plural através das lutas de matriz africana e indígena. Revista Conexões de Saberes, v. 3, n. 1, p. 101-114, 2019. http://dx.doi.org/10.18542/cs.v3i1.7892

MOURA, Diego Luz. Pesquisa Qualitativa: um guia prático para pesquisadores iniciantes. Curitiba: CRV, 2021.

MOURA, Diego Luz. et al., O ensino de lutas na Educação Física escolar: uma revisão sistemática da literatura. Pensar a Prática, v. 22, 2019. https://doi.org/10.5216/rpp.v22.51677

NASCIMENTO, Paulo Rogério Barbosa do; ALMEIDA, Luciano de. A tematização das lutas na Educação Física Escolar: restrições e possibilidades. Movimento, Rio Grande do Sul, v. 13, n, 3, p. 91-110, 2007.

PAIVA, Leandro Santos et al. Luta corporal indígena. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, v. 2, n. 2, p. 55-63, 2021.

PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; SOUZA, Symon Tiago Brandão de. Lutas corporais indígenas: um estudo com professores de educação física do município de fortaleza–ce. Corpoconsciência, p. 34-48, 2021. https://doi.org/10.51283/rc.v25i3.12153

ROSÁRIO, Luís Fernando Rocha; DARIDO, Suraya Cristina. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz, Rio Claro, v.11 n.3 p.167-178, 2005.

RUFINO, Luís Gustavo Bonatto.A pedagogia das lutas: caminhos e possibilidades. Jundiai/SP: Paco Editorial, 2012.

RUFINO, Luís Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. O ensino das lutas nas aulas de Educação Física: análise da prática pedagógica à luz de especialistas. Journal of Physical Education, v. 26, n. 4, p. 505-518, 2015. https://doi.org/10.4025/reveducfis.v26i4.2644

TENÓRIO, Jederson Garbin; SILVA, Cinthia Lopes da. As práticas corporais indígenas como conteúdo da Educação Física escolar. Revista teoria e prática da educação, v. 17, n. 1, p. 81- 91, jan. /abr., 2014. https://doi.org/10.4025/tpe.v17i1.27722

VIRGILIO, Camila da Silva. et al., A pluralidade cultural das lutas indígenas na escola. Anais do II Seminário estadual do PIBID do Paraná, 2014.

Downloads

Publicado

04.02.2022

Como Citar

ALMEIDA LIMA, George; LUZ MOURA, Diego. REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA HUKA-HUKA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e019, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e019.id1426. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/269. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias