AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: A INFLUÊNCIA DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS E AS POSSIBILIDADES DE AUTONOMIA DOCENTE

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e077.id1181

Palavras-chave:

Políticas Públicas de Avaliação, Avaliação em Larga Escala, IDEB, Autonomia Docente

Resumo

Este trabalho objetiva discorrer sobre as influências dos organismos multilaterais e as possibilidades de autonomia docente, face a avaliação em larga escala. Foi realizada a pesquisa bibliográfica no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e a partir dos trabalhos selecionados, elencou-se duas categorias analisadas através da Análise de Conteúdo de Bardin (2004): as influências dos organismos multilaterais nas políticas públicas educacionais e as possibilidades de autonomia docente diante da avaliação. Os estudos sugerem preocupação com as influências dos organismos, uma vez que as escolas passam a se organizar na lógica gerencial, com os princípios da eficiência e eficácia, respondendo aos interesses mercadológicos. Sobre a autonomia docente, entende-se que ela é utópica, pois os/as docentes não participam das tomadas de decisões e ficam com a incumbência de colocar em prática, as decisões tomadas a nível macrossocial. A abordagem filosófica adotada no estudo é o da Pedagogia Histórico-crítica de Dermeval Saviani.

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Biografia do Autor

Estéfani Barbosa de Oliveira Medeiros, URI

Mestranda em Educação na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Frederico Westphalen, Psicóloga e Psicoterapeuta, Discente no Programa de Pós-Graduação em Educação (URI/FW)

Edite Maria Sudbrack, URI

Pós-doutorado em Educação (Universidade de Aveiro) Pró-Reitora e docente da URI/FW, Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação

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Publicado

31.12.2021

Como Citar

OLIVEIRA MEDEIROS, Estéfani Barbosa de; SUDBRACK, Edite Maria. AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: A INFLUÊNCIA DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS E AS POSSIBILIDADES DE AUTONOMIA DOCENTE. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e077, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e077.id1181. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/289. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias