A REALIDADE LOCAL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA TRABALHAR A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO COM DOCENTES DO IFSULDEMINAS - CAMPUS POÇOS DE CALDAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e086.id1300

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Integrado, Institutos Federais, Interdisciplinaridade, Práticas Pedagógicas

Resumo

Para a construção de uma educação integrada, faz-se necessário que novas práticas e ações sejam utilizadas buscando um ensino que rompa com práticas tradicionais e fragmentadas. Portanto, propõe-se nesse artigo a utilização de práticas pedagógicas sugeridas por Araujo e Frigotto, ou seja, a interdisciplinaridade, a contextualização e o compromisso com a transformação social, na travessia do ensino fragmentado para o integrado. Trata-se de uma pesquisa exploratória com docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS - campus Poços de Caldas, que objetivou verificar se tais práticas pedagógicas ocorrem nos cursos de ensino médio integrado do campus. Analisando as práticas docentes, observou-se que ainda se faz necessário explorar melhor os princípios pedagógicos como os expostos acima. Como proposta para fomentar essas práticas, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro, que pode contribuir de forma positiva para a aprendizagem dos alunos e ser um facilitador para a educação integrada.

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Biografia do Autor

Talita Fernandes Carvalho Godoy, IFSULDEMINAS

Especialista em Psicopedagogia Institucional, Professora no Ensino Fundamental, Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFSULDEMINAS - campus Poços de Caldas)

Jane Piton Serra, IFSULDEMINAS

Doutora em Biologia Animal, Professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica no IFSULDEMINAS - campus Poços de Caldas, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFSULDEMINAS - campus Poços de Caldas)

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Publicado

31.12.2021

Como Citar

CARVALHO GODOY, Talita Fernandes; PITON SERRA, Jane. A REALIDADE LOCAL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA TRABALHAR A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO COM DOCENTES DO IFSULDEMINAS - CAMPUS POÇOS DE CALDAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e086, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e086.id1300. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/298. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias