PROFESSORES EXPERIENTES: ENVELHECIMENTO NA PROFISSÃO E FINAL DE CARREIRA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e031.id1051

Palavras-chave:

Professores experientes, Legado docente, Percurso profissional

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa de campo, de caráter exploratório e natureza qualitativa, para identificar percepções de professores da Educação Básica, em final de carreira, a respeito de sua trajetória de vida e desenvolvimento profissional. O público-alvo foi composto por quinze professores com média de 32.5 anos de experiência docente, com formação superior e pós-graduação concluída, atuantes em escolas públicas da Região do Alto Uruguai Gaúcho. A coleta de dados deu-se por entrevistas semiestruturadas com análise qualitativa de caráter dialético. A base teórica está composta por autores como: Arroyo (2000), Bondía (2002), Bragança (20120, Cau-Bareille (2014), Josso (2004), dentre outros. Acredita-se que escutar a voz dos professores e refletir sobre suas trajetórias de vida possa auxiliar a construir alternativas para orientar os iniciantes da carreira docente e despertar a necessidade de pensar processos de formação que assumam a perspectiva do fortalecimento da identidade, da permanência e do desenvolvimento profissional docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Arnaldo Nogaro, UFRGS

Doutorado em Educação (UFRGS) Professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da URI Frederico Westphalen-RS (PPGEDU- URI)

Claudionei Vicente Cassol, URI

Doutorado em Educação (Unijuí) Professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) e CE Dr. Dorvalino Luciano de Souza (CEEDO) Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da URI Frederico Westphalen-RS (PPGEDU-URI)

Maiara Gonçalves Carpes, URI

Acadêmica do Curso de Medicina da URI Erechim, Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq

Referências

ALVES, Kelly da Silva; LOPES, Amélia. Professores e o envelhecimento: realidades e especificidades no contexto português. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v.25, n.2, p. 61-77, mai-ago. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9511/6789 Acesso em: 10 jan. 2021.

ALVES, Kelly; LOPES, Amélia; PEREIRA, Fernando. Ser um professor experiente não é sempre uma felicidade: perspectivas de professores sobre o envelhecimento. Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 25, n. 55, p. 279-301, set./dez. 2020. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1418 DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1418

ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n 19, Jan/Fev/Mar/Abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 12 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. DOI: https://doi.org/10.7476/9788575114698

BRUNS, Barbara; LUQUE, Javier Luque. Professores Excelentes: como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe. Washington; Banco Mundial, 2014.

CAU-BAREILLE, Dominique. Estratégias de trabalho e dificuldades dos professores em fim de carreira: elementos para uma abordagem sob o prisma do género. Laboreal, v. 10, n. º1, p. 1-33, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.4000/laboreal.5353 DOI: https://doi.org/10.4000/laboreal.5353

DEWEY, John. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. São Paulo: Editora Nacional, 1979.

DEWEY, John. Experiência e educação. São Paulo: Editora Nacional, 1979a.

ESTRELA, Maria Teresa (Org.) Viver e construir a profissão docente. Portugal: Editora Porto, 1997.

FLORES, Maria Assunção. Algumas reflexões em torno da formação inicial de professores. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 182-188, set./dez. 2010. Disponível em: file:///C:/Users/anoga/Downloads/8074-Texto%20do%20artigo-28119-1-10-20101218.pdf Acesso em: 15 dez. 2020.

FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. bras. Estud. pedagog. (on-line), Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-6681/288236353 DOI: https://doi.org/10.1590/s2176-6681/288236353

SANCHO GIL, J. M.; HERNÁNDEZ-HERNÁNDEZ, F. Professores na incerteza: aprender a docência no mundo atual. Porto Alegre, RS: Penso, 2016.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2016.

NÓVOA, António. Pedagogia: a terceira margem do rio. (Manuscrito). Disponível em: http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/pedagogianovoa.pdf. Acesso em: 04 novembro 2020.

SERRES, Michel. O terceiro instruído. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

STANO, Rita de Cássia M. T. Identidade do professor no envelhecimento. São Paulo: Cortez, 2001.

TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, ano XXI, no 73, p. 209- 244, dez. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4214.pdf Acesso em: 6 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000400013

Downloads

Publicado

31.08.2021

Como Citar

NOGARO, Arnaldo; VICENTE CASSOL, Claudionei; GONÇALVES CARPES, Maiara. PROFESSORES EXPERIENTES: ENVELHECIMENTO NA PROFISSÃO E FINAL DE CARREIRA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e031, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e031.id1051. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/317. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias