ENSINO DE QUÍMICA INORGÂNICA MEDIADA PELO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PERÍODO DE ENSINO REMOTO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e041.id998

Palavras-chave:

COVID-19, TIC, Ensino de química

Resumo

Desde as notícias e publicitação dos casos da pandemia referentes ao novo coronavírus, o ensino nas universidades públicas teve que se adaptar a uma nova realidade. O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência sobre o ensino de Química Inorgânica durante o período remoto no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas e refletir sobre as dificuldades, pontos positivos e negativos. A metodologia da pesquisa foi descritiva com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, realizado no período de agosto a dezembro de 2020. Verificou-se que as dificuldades principais dos discentes referiu-se a conexão com a internet e que, mesmo assim, houve um bom aproveitamento da disciplina, com o uso de TICs e adaptação das metodologias, buscando ferramentas para contribuir com a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, UFAM

Doutorado em Química (UFAM) Professor no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB-UFAM)

Referências

ANDRADE, Débora Cristina Mendonça; BRUM, Ana Karine; NEVES, Roberta Pereira Spala, CALVO, Doralice das Graças de Melo; SILVA, Daniele Maciel da Lima. Uso de ferramentas digitais interativas em encontro para o ensino da segurança do paciente. Brazilian Journal of health Review, v. 3, n. 2, p. 1531-1541, 2020. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n2-017

ARRUDA, Eucidio Pimenta. “Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19”. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v7.1.621

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BERALDO, Heloísa, Contribuições da química inorgânica para a química medicinal. Química nova na escola. n. 6, p. 4 – 6, 2005. Disponível em:<http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/06/a03.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2021.

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum: área de Ciências da natureza e suas tecnologias. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em 10 de jan 2021.

BRASIL. Portaria 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. D. O. U. Acesso em 10 de jan 2021.

FIORI, Raquel; GOI, Mara Elisângela Jappe. O Ensino de Química na plataforma digital em tempos de Coronavírus. Revista Thema, v.18, n. especial, p. 281-242, 2020. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.218-242.1807

LEE, John David. Química Inorgânica não tão concisa. 6. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2003.

LIMA, Carina Maria Rodrigues; BARROSO, Maria Cleide da Silva. ICT as pedagogical support in chemistry teaching: teacher training possibilities and student inclusion. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. e102953155, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i5.3155. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3155. Acesso em: 11 jun. 2021.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em ação: Abordagens qualitativas. 2ª edição. Rio de Janeiro: E.P.U., 2020.

OLIVEIRA, Raquel Mignoni de; CORRÊA, Ygor. Ensino de língua portuguesa das tecnologias digitais em tempos de pandemia. Dialogia, n. 36, p. 252-268, 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18336

PEREIRA, Linney Chrissie Konno Piton; WOBETO JUNIOR, Felicio.; ROSINKE, Patrícia. Termoquímica na perspectiva CTSA para o ensino de química por meio das TIC. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 5, p. 328-349, 18 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11905

PEREIRA, Jocimario Alves; Leite, Bruno Silva . Percepções sobre o aplicativo FOQ1 química por estudantes de uma escola pública. Revista REAMEC, v. 9, p. e21001, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i1.11227 DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v9i1.11227

PEREIRA, Priscila Monteiro. Metodologias ativas no ensino superior: estudo de caso do Programa EDUCALAB do Centro Universitário Estácio de Santa Catarina. Anais...1. ed. – São Paulo : Blucher Open Access, 2020. 310 p. DOI: https://doi.org/10.5151/eduforadacaixa-05

RIBEIRO JUNIOR, Manoel Cícero; FIGUEIREDO, Luciano Silva; OLIVEIRA, Dalila Coragem Alves; PARENTE, Márcia Percília Mooura; HOLANDA, Jeisy dos Santos. Ensino remoto em tempos de COVID-19: Aplicações e dificuldades de acesso nos estados do Piauí e Maranhão. Boletim de Conjuntura, v. 3, n.9, p.107-126, 2020.

ROCHA, Joselayne Silva; VASCONCELOS, Tatiana Cristina. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química Anais do XVIII ENEQ. Santa Catarina, 2016.

SAMPAIO, Renata Maurício. Práticas de ensino e letramentos em tempos de pandemia da COVID- 19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4430

SCHNETZLER, Roseli Pacheco; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro. Importância, sentido e contribuição de pesquisas para o ensino de Química. Revista Química Nova na Escola, n. 1, p. 27-31, mai. 1995.

SCHNETZLER, Roseli Pacheco. A pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, v.25, Supl. 1, 14-24, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422002000800004

SILVA, Adriana Toshieokagaw. PIRES, Diego Arantes Teixeira. Gincana das funções inorgânicas: uma proposta lúdica para aulas de química. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, Foz do Iguaçu, v. 4, n. 1, p.1-17, 2020.

TOMA, Henrique E.; FERREIRA, Ana Maria da Costa; SERRA, Osvaldo A. Desenvolvimento da Química Inorgânica no Brasil. Química Nova, São Paulo , v. 25, supl. 1, p. 66-73, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422002000800011

UFAM. Portaria 01/2020. Suspensão das atividades. 2020. Disponível em: https://edoc.ufam.edu.br/bitstream/123456789/3090/1/SEI_23105.011580_2020_40_decisa%cc%83o%20ad%20referendum%20CONSUNI%2001.2020.pdf. Acesso em 22 jan 2021.

VERGNA, Márcia; SILVA, Antônio. “Formação dos professores para o uso das tecnologias da informação e comunicação”. Revista Intersaberes, v. 13, n. 28, 2018. DOI: https://doi.org/10.22169/revint.v13i28.1291

YAMAGUCHI, Hudinilson Kendy de Lima; YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de Lima. Aulas não presenciais: um panorama dos desafios da Educação Tecnológica em tempo de pandemia do COVID-19 no interior do Amazonas. Revista De Estudos E Pesquisas Sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 6, p. e146120, 2020. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1461

YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de Lima; SILVA, Jath da Silva. Avaliação das causas de retenção em Química Geral na Universidade Federal do Amazonas. Química Nova, v. 42, n. 3, p. 346-354, 2019. DOI: https://doi.org/10.21577/0100-4042.20170336

Downloads

Publicado

31.08.2021

Como Citar

LIMA YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de. ENSINO DE QUÍMICA INORGÂNICA MEDIADA PELO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PERÍODO DE ENSINO REMOTO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e041, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e041.id998. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/327. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias