A PESQUISA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO SOBRE O CONTEÚDO “ARTRÓPODOS PEÇONHENTOS”
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e055.id1175Palavras-chave:
Ensino de Biologia, Pernambuco, Metodologia Científica, Escola Pública, EscorpionismoResumo
O ensino por investigação baseia-se na construção de competências associadas à pesquisa científica, com definição de problema, registro de dados, análise e interpretação de resultados, a partir da realidade do estudante. Relatamos aqui um estudo desenvolvido no ensino médio de uma escola pública do sertão pernambucano, por meio da construção e validação de uma sequência de ensino investigativa (SEI), tendo como tema gerador “Artrópodos Peçonhentos”. Os estudantes vivenciaram etapas de uma pesquisa científica, desde a elaboração do projeto até a produção textual e apresentação pública dos resultados. Visando nortear o docente sintetizamos a SEI em seis etapas: i) Apresentação do projeto e contextualização teórica, ii) Construção de competências em pesquisa, iii) Elaboração dos Planos de Pesquisa, iv) Execução da pesquisa, v) Produção do relatório científico, e vi) Socialização do conhecimento. Os estudantes realizaram pesquisa bibliográfica, documental, e também levantamento, por meio de entrevista com a comunidade extraescolar. Consideramos a SEI exitosa, por ter promovido o protagonismo e a aproximação discentes com a apropriação de saberes sobre artrópodos peçonhentos pela população e por profissionais especializados, contribuindo no fomento a competências previstas para o ensino médio.
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