A PESQUISA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO SOBRE O CONTEÚDO “ARTRÓPODOS PEÇONHENTOS”

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e055.id1175

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Pernambuco, Metodologia Científica, Escola Pública, Escorpionismo

Resumo

O ensino por investigação baseia-se na construção de competências associadas à pesquisa científica, com definição de problema, registro de dados, análise e interpretação de resultados, a partir da realidade do estudante. Relatamos aqui um estudo desenvolvido no ensino médio de uma escola pública do sertão pernambucano, por meio da construção e validação de uma sequência de ensino investigativa (SEI), tendo como tema gerador “Artrópodos Peçonhentos”. Os estudantes vivenciaram etapas de uma pesquisa científica, desde a elaboração do projeto até a produção textual e apresentação pública dos resultados. Visando nortear o docente sintetizamos a SEI em seis etapas: i) Apresentação do projeto e contextualização teórica, ii) Construção de competências em pesquisa, iii) Elaboração dos Planos de Pesquisa, iv) Execução da pesquisa, v) Produção do relatório científico, e vi) Socialização do conhecimento. Os estudantes realizaram pesquisa bibliográfica, documental, e também levantamento, por meio de entrevista com a comunidade extraescolar. Consideramos a SEI exitosa, por ter promovido o protagonismo e a aproximação discentes com a apropriação de saberes sobre artrópodos peçonhentos pela população e por profissionais especializados, contribuindo no fomento a competências previstas para o ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dilene de Lima Pantaleão (in memoriam), UFPE

Mestra em Ensino de Biologia (UFPE-CAV) Professora de Rede Estadual de Ensino de Pernambuco

Simão Dias Vasconcelos, UFP

PhD em Zoologia (University of Oxford) Professor na Universidade Federal de Pernambuco, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Referências

AZEVEDO, Maria Cristina P. S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org) Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo. Pioneira Thomson, 2004.

BARRENECHEA, Cristina A. Redação científica com o uso de ferramentas tecnológicas. Curitiba-PR: Setor de Educação, 2016.

BEHRENS, Marilda A. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, José M.; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000, p. 67-132.

BOROCHOVICIUS, Eli; TORTELLA, Jussara C. B. Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 22, n. 83, p. 263–294, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362014000200002

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC _publicacao.pdf. Acesso em: 10 fev 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), 2018. p. 1–141.

BRASIL. Ministério da Saúde. Acidentes por animais peçonhentos: o que fazer e como evitar. Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/acidentes-por-animais-peconhentos. Acesso: 10 jun 2020.

CARVALHO, Anna Maria P. de. O Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo. Cengage Learning, 2004.

CARVALHO, Anna Maria P. de. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, Anna Maria P. de (Org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. p. 1-20.

COSTA JUNIOR, Paulo Herton. O conteúdo decomposição no ensino médio: Análise do livro didático e de uma atividade experimental. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019.

DEMO, Pedro. Universidade, Aprendizagem e Avaliação: Horizontes Reconstrutivos. Porto Alegre: Mediação, 2004.

FREITAS, Gilson C. C.; OLIVEIRA, Américo E.; FARIAS, J. E. B; VASCONCELOS, Simão D. Acidentes por aranhas, insetos e centopéias registrados no centro de assistência toxicológica de Pernambuco (1993 a 2003), Revista de Patologia Tropical, v. 35, n. 2, p. 148–156, 2006. DOI: https://doi.org/10.5216/rpt.v35i2.1904

GILLIES, Robyn M.; NICHOLS, Kim. How to support primary teachers’ implementation of inquiry: Teachers’ reflections on teaching cooperative inquiry-based science. Research in Science Education, v. 45, n. 2, 2014. http://doi.org/10.1007/s11165-014-9418-x DOI: https://doi.org/10.1007/s11165-014-9418-x

GONÇALVES, Adair; BARROS, Eliana. Planejamento sequenciado da aprendizagem: modelos e sequências didáticas. Revista Linguagem & Ensino, v. 13, n. 1, p. 37–69, 2010.

GRAY, David. Pesquisa no Mundo Real. Porto Alegre, Artmed, 2012.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de biologia. 4° ed. São Paulo: Edusp, 2005.

LIMA, Kênio E. C.; VASCONCELOS, Simão D. Acidentes com animais peçonhentos: um estudo etnozoológico com agricultores de Tacaratu, sertão de Pernambuco. Sitientibus Série Ciências Biológicas, vol. 6, n. 2, p. 138-144, 2006. DOI: https://doi.org/10.13102/scb8169

OLIVEIRA, Aldeni; GEREVINI, Alessandra; STROHSCHOEN, Andreia. Diário de Bordo: uma ferramenta metodológica para o desenvolvimento da Alfabetização Científica. Revista Tempos e Espaços em Educação, 2017. https://doi.org/10.119.10.20952/revtee.v10i22.6429 DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6429

PARMA, Marivaldo; BRUGNAGO, Eduardo L.; BELLUCCO, Alex. Replanejando uma sequência de ensino investigativa sobre conservação da energia. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 5, p. 92–114, 2018.

REHOREK, Susan J. Inquiry-Based Teaching. The American Biology Teacher, v. 66, n. 7, p. 493-499, 2004. DOI: https://doi.org/10.1662/0002-7685(2004)066[0493:IT]2.0.CO;2

SASSERON, Lucia H.; CARVALHO, Anna Maria P. de. Almejando a Alfabetização Científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, v.13, n.3, p.333-352, 2008.

SCARPA, Daniela L.; CAMPOS, Natália F. Potencialidades do ensino de Biologia por Investigação. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 25–42, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0003

SINGER, Helena. Pelo protagonismo de estudantes, educadores e escolas. In: LOVATO, Antonio; YIRULA, Carolina P.; FRANZIM, Raquel (Org.). Protagonismo: A potência de ação da comunidade escolar. São Paulo-SP: Ashoka/Alana, 2017, p. 14–21.

SLONGO, Iône I. P.; DELIZOICOV, Demétrio. Um panorama da produção acadêmica em ensino de biologia desenvolvida em programas nacionais de pós-graduação. Investigações em Ensino de Ciências, v. 11, n. 3, p. 323–341, 2006.

TRIVELATO, Silvia L. F.; TONIDANDEL, Sandra M. R. Ensino por investigação: eixos organizadores para sequências de ensino de Biologia. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, p. 97–114, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s06

ULLA, Mark B. Benefits and challenges of doing research: Experiences from Philippine public school teachers. Issues in Educational Research, v. 28, n. 3, 797-810, 2018.

VASCONCELOS, Simão D.; LIMA, Kênio E. C. Concepções de Professores da Rede Pública de Pernambuco sobre Feiras de Ciências: Reflexões a partir de uma Atividade Lúdica. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 2, p. 488-518, 2020. DOI: https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i2.10637

ZABALLA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZÔMPERO, Andreia F.; LABURÚ, Carlos E. Atividades investigativas no ensino de Ciências: Aspectos históricos e diferentes abordagens. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciência, v. 13, n. 3, p. 67 – 80, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172011130305

Downloads

Publicado

31.08.2021

Como Citar

LIMA PANTALEÃO (IN MEMORIAM), Dilene de; DIAS VASCONCELOS, Simão. A PESQUISA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO SOBRE O CONTEÚDO “ARTRÓPODOS PEÇONHENTOS”. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e055, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e055.id1175. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/343. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias