FACEBOOK COMO PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A EMERSÃO DOS CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e057.id963

Palavras-chave:

Redes Sociais, Tecnologias Digitais, Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais

Resumo

O presente artigo objetiva relatar uma prática docente que enfatizou o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ensino de química com ênfase no desenvolvimento dos conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais. Para tanto, realizou-se um estudo de caso de cunho interpretativo que envolveu 32 sujeitos, sendo 2 professores e 30 alunos da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de São Leopoldo/RS. O trabalho foi desenvolvido no Facebook por meio da resolução de um questionário aplicado pelos professores com ênfase na tríade saber, saber-fazer e saber-ser. Ao término, percebe-se que há a necessidade de o professor instigar ativamente o desenvolvimento de competências e habilidades para a mobilização e a interligação dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais no ensino de química, pois se evidenciou que os alunos apresentam diferentes dificuldades, principalmente, em relação aos saberes atitudinais.

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Biografia do Autor

Everton Bedin, UFRGS

Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde (UFRGS) Professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM/UFPR) e Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI/UFPR)

Caroline Medeiros Martins de Almeida, ULBRA

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA) Professora na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Gestão Educacional

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

BEDIN, Everton; MARTINS DE ALMEIDA, Caroline Medeiros. FACEBOOK COMO PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A EMERSÃO DOS CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS NO ENSINO DE QUÍMICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e057, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e057.id963. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/345. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias