ESTUDO SECUNDÁRIO: ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE PCK DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM TRABALHOS DA BDTD

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e026.id1350

Palavras-chave:

Estado do Conhecimento, Formação de Professores, PCK

Resumo

Este artigo apresenta um estado do conhecimento sobre as publicações presentes na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da CAPES sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de professores de Química, tendo como objetivo analisar as produções científicas realizadas em diferentes regiões do Brasil sobre o PCK voltado à formação de professores. O enfoque metodológico parte de um estudo bibliográfico descritivo a partir de descritores específicos, com abordagem qualitativa à luz do estado do conhecimento, sendo a interpretação e a sistematização dos dados realizadas com base na Análise de Conteúdos. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram analisados 16 trabalhos, onde se elencaram o objetivo, a metodologia e os resultados, cruzando-se com dados como ano de publicação, programa de Pós-graduação, tipo de trabalho e região do país. Ao término, tem-se que o estudo possibilitou uma amálgama de conhecimentos em relação ao PCK, discutido em teses e dissertações presentes na Biblioteca Digital da CAPES, assim como a sua importância para a formação de professores de química, mas há necessidade de mais estudos sobre a temática nas regiões Norte e Nordeste do país.

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Biografia do Autor

Arilson Silva da Silva, UFPR

Mestrando em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM/UFPR)

Everton Bedin, UFRGS

Doutor e Pós-doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde (UFRGS) Professor pesquisador da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM/UFPR)

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Publicado

04.02.2022

Como Citar

SILVA DA SILVA, Arilson; BEDIN, Everton. ESTUDO SECUNDÁRIO: ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE PCK DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM TRABALHOS DA BDTD. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e026, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e026.id1350. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/276. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias