O IDEB E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: UMA PERCEPÇÃO DAS EQUIPES GESTORAS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO MONTE- MG

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e065.id1200

Palavras-chave:

IDEB, Qualidade Educacional, Gestão Escolar

Resumo

O estudo buscou discutir o papel do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) na qualidade da educação no município de Santo Antônio do Monte- MG e teve como objetivo principal levantar evidências quantitativas e qualitativas para investigar as percepções das equipes gestoras das escolas estaduais da rede pública em relação ao IDEB nos Anos Finais do Ensino Fundamental e a qualidade da educação. A metodologia consistiu em uma análise quantitativa de dados do IDEB, desde a sua criação até os dias atuais nas três escolas. Posteriormente, foi realizada uma entrevista estruturada com os gestores, discutindo suas percepções a partir da literatura. Os resultados evidenciaram que a qualidade da educação não pode apenas ser mensurada pelo IDEB, e que outras variáveis deveriam ser consideradas para que os resultados fossem mais fidedignos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jéssica Oliveira de Souza, UNIFOR

Licenciatura em Educação Física (UNIFOR- MG) Professora de Educação Básica- Educação Física (Rede Pública Estadual) Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência (IFMG- Campus Arcos)

Renato Vieira de Sá, UFABC

Licenciatura em Matemática (UFABC) Professor de Educação Básica- Matemática (Rede Pública Estadual) Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência (IFMG- Campus Arcos)

Dandara Lorrayne do Nascimento, IFMG

Mestre em Modelagem Matemática e Computacional (CEFET-MG) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência (IFMG- Campus Arcos) e Discente Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional (CEFET-MG)

Referências

CAMARGO, Rubens Barbosa de; PINTO, José Marcelino de Rezende; GUIMARÃES, José Luiz. Sobre o financiamento no Plano de Desenvolvimento da Educação. Cadernos de pesquisa, v. 38, p. 817-839, 2008.

CHIRINÉA, Andréia Melanda; BRANDÃO, Carlos da Fonseca. O IDEB como política de regulação do Estado e legitimação da qualidade: em busca de significados. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., [s. l.], v. 23, ed. 87, p. 461-484, abr./jun 2015.

COELHO, Maria Inês de Matos. Vinte anos de avaliação da educação básica no Brasil: aprendizagens e desafios. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, ed. 59, p. 229-258, abr/jun 2008.

DA PAZ, Fábio Mariano; RAPHAEL, Hélia Sônia. Contribuições para o debate sobre a escola pública: o índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB). In: Colloquium Humanarum.

DE AZEVEDO, Janete Maria Lins. Notas sobre a análise da gestão da educação e da qualidade do ensino no contexto das políticas educativas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 27, n. 3, mar. 2012.

DIAS DE SOUSA, Raimunda Aurea; GUEDES, Débora Cristina. Avaliações internas e externas na escola: um estudo de caso na escola estadual de alternância em Petrolina-PE. Plures Humanidades, v. 21, n. 1, 2021.

FERNANDES, Reynaldo. A universalização da avaliação e a criação do IDEB: pressupostos e perspectivas. Em Aberto, [s. l.], v. 29, ed. 96, p. 99-111, 16 set. 2016.

FERNANDES, Reynaldo. Índice de desenvolvimento da educação básica (ideb). Brasília: Inep, 2007.

FERNANDES, Reynaldo. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: metas intermediárias para a sua trajetória no Brasil, estados, municípios e escolas. Brasília: INEP, 2009.

FERREIRA, Nádia dos Santos et al. Uma análise sobre os resultados do IDEB e a visão dos gestores das escolas públicas do município de Salgueiro/PE. Revista Opara – Ciências Contemporâneas Aplicadas, Petrolina, v. 8, ed. 2, p. 26-41, 2018.

FREITAS, Luiz Carlos de. Eliminação adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educação & Sociedade, v. 28, n. 100, p. 965-987, 2007.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. - 4. Ed. – 8. Reimp. – São Paulo: Atlas, 2006.

IDEB.IDEB- Resultados e Metas. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira, 2020. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/. Acesso em: 20 set. 2020.

MACHADO, Cristiane; ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Avaliação interna no contexto das avaliações externas: desafios para a gestão escolar. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, [s. l.], v. 30, ed. 1, p. 63-78, jan/abr 2014.

MEC. Conheça o IDEB. Ministério da Educação. Disponível em: http://http://portal.mec.gov.br/conheca-o-ideb. Acesso em: 16 de setembro de 2020.

NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-5, 1996.

OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ARAUJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, 2005.

SCHNEIDER, Marilda Pasqual; NARDI, Elton Luiz. O IDEB e a construção de um modelo de accountability na educação brasileira. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 27, ed. 1, p. 7-28, jun 2014.

SILVA, Isabelli Fiorelli. O sistema nacional de avaliação: características, dispositivos legais e resultados. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 21, ed. 47, p. 427-448, set/dez 2010.

POLLITT, Christopher. (1993). Managerialism and the public services. Oxford: UK; Cambridge: USA.

TRAVITZKI, Rodrigo. Qual é o grau de incerteza do Ideb e por que isso importa?. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 28, n. 107, p. 500-520, 2020.

VIEIRA, Nilceia; CÔCO, Valdete. Avaliação e Qualidade: Diferentes percursos na educação básica. Roteiro, Joaçaba, v. 40, ed. 1, p. 127-148, jan/jun 2015.

Downloads

Publicado

31.08.2021

Como Citar

OLIVEIRA DE SOUZA, Jéssica; VIEIRA DE SÁ, Renato; LORRAYNE DO NASCIMENTO, Dandara. O IDEB E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: UMA PERCEPÇÃO DAS EQUIPES GESTORAS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO MONTE- MG. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e065, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e065.id1200. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/353. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias