DISPOSITIVOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NO DISTRITO FEDERAL: UM CURSO PIONEIRO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e070.id1223

Palavras-chave:

Metodologia da Transmidiação, Formação Continuada Docente, Curso “Uso de Ferramentas Digitais para Otimização do Processo de Aprendizagem”

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre um curso pioneiro, intitulado “Uso de Ferramentas Digitais para Otimização do Processo de Aprendizagem (UFDOPA)”, ofertado aos professores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e pelo Centro de Referência em Tecnologia Educacional (CRTE) no segundo semestre de 2019, cujo objetivo foi investigar os usos da metodologia da transmidiação – transposição de narrativas para mídias diferentes por meio de dispositivos digitais para a elaboração e expansão dos conteúdos curriculares pelos docentes. Para tanto, optamos pelo estudo de caso. Para a construção dos dados, foram utilizados: questionários on-line, observação participante e análise documental junto a 14 concluintes da formação. Os resultados sinalizaram que houve engajamento e protagonismo dos docentes em diferentes atividades e que o emprego da metodologia adotada contribuiu de modo significativo para o processo de ensino e aprendizagem dos cursistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cláudia Vieira Barboza Sumikawa, UB

Mestrado em Educação (Universidade de Brasília) Professora na Secretaria de Educação do Distrito Federal

Andrea Cristina Versuti, UNICAMP

Doutorado em Educação, Ciência e Tecnologia (UNICAMP) Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB)

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O amigo & o que é um dispositivo. Chapecó: Argos, 2015.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som um manual prático. Tradução Pedrinho A. Guareschi. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

BRASIL. Decreto nº 6.424, de 04 de abril de 2008. Altera e acresce dispositivos ao Anexo do Decreto nº 4.769, de 27 de junho de 2003, que aprova o Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado prestado no Regime Público – PGMU. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 abr. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/decreto/d6424.htm. Acesso em: 6 nov. 2018.

BRASIL. Decreto nº 9.204, de 23 de novembro de 2017. Institui o Programa de Inovação Educação Conectada, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 nov. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9204.htm. Acesso em: 6 nov. 2018.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 16. ed. Tradução Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2009.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Cetic.br. Indicadores alunos de escolas urbanas, por percepção sobre os efeitos do uso da internet nas atividades de aprendizagem. Disponível em: https://cetic.br/pt/tics/educacao/2019/escolas-urbanas-alunos/C6/. Acesso em: 10 ago. 2021.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Magda Lopes. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

GOSCIOLA, Vicente. Narrativa transmídia: A presença de sistemas de narrativas integradas e complementares na comunicação e na educação. Quaestio – Revista de Estudos em Educação, v. 13, n. 2, p. 117-126, 2011.

GOSCIOLA, Vicente; VERSUTI, Andrea Cristina. Narrativa transmídia e sua potencialidade na educação aberta. In: OKADA, A. (Ed.). Open Educational Resources and Social Networks: Co-Learning and Professional Development. London: Scholio Educational Research & Publishing, 2012. Disponível em: https://oro.open.ac.uk/39236/1/OER-completo-final-05-07.pdf. Acesso em: 3 jun. 2019.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2017.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e medicação pedagógica. 21. ed. Campinas, SP: Papirus, 2015. p. 30-45.

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito; COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da. O papel da atividade de programação no processo de construção de conhecimentos para a docência. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 3, p. 898-918, 2016.

RODRIGUES, Diva Lúcia. Representações de professores sobre o uso da informática na Educação Infantil: estudo de caso em uma escola pública de Santa Maria (DF). 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

ROJO, Roxane. Outras Maneiras de Ler o mundo. Entrevista concedida ao Cadernos AFT. Educação no Século XXI. Multiletramentos. Fundação Telefônica, São Paulo, v. 3, p. 7-11, 2013.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na Cibercultura. Santo Tirso, Portugal: Whitebooks, 2014.

SUMIKAWA, Cláudia Vieira Barboza. Multiletramentos na formação de professores em metodologias da transmidiação no Distrito Federal. 2020. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39393. Acesso em: 1 jun.2021.

VALENTE, José Armando; FREIRE, Fernanda Maria Pereira; ARANTES, Flávia Linhalis (Org.). Tecnologia e educação [recurso eletrônico]: passado, presente e o que está por vir. Campinas: NIED; Unicamp, 2018.

VERSUTI, Andrea Cristina; LIMA, Daniella de Jesus; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. In: VERSUTI, Andrea Cristina; SANTOS, Gilberto Lacerda (Org.). Educação, Tecnologias e Comunicação. Brasília, DF: Viva, 2018. p. 36-54.

VERSUTI, Andrea Cristina; SILVA, Daniel David. A transmidiação como escrita de resistência. Revista Linha Mestra, Ano 11, n. 33, p. 92-101. set./dez. 2017. Disponível em: https://linhamestra0033.files.wordpress.com/2018/01/lm_17_121.pdf. Acesso em: 4 mar. 2020.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

31.08.2021

Como Citar

BARBOZA SUMIKAWA, Cláudia Vieira; CRISTINA VERSUTI, Andrea. DISPOSITIVOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NO DISTRITO FEDERAL: UM CURSO PIONEIRO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e070, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e070.id1223. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/358. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias