IDENTIFICAÇÃO DE TEOREMAS EM AÇÃO NO ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e071.id1230

Palavras-chave:

Teoremas-em-ação, Ensino de As, Sol

Resumo

Esta pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo identificar teoremas em ação mobilizados por uma turma de estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental ao resolverem situações de Astronomia. Para tanto, foi elaborada uma sequência didática, com base nos conteúdos sugeridos pela Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental, especificamente para as turmas de 1° a 5°, que contemplou uma abordagem conceitual sobre o Sol, a Lua e suas fases e o Sistema Solar. Os dados foram coletados por meio de gravações de áudio, debates, produção escrita dos estudantes e entrevistas, os quais foram analisados a partir do referencial da Teoria dos Campos Conceituais (TCC). Como resultados identificamos sete teoremas em ação. Os resultados mostraram a TCC como ferramenta para compreensão do processo de conceitualização dos estudantes por parte dos professores e a identificação da origem de teoremas em ação falsos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mayara Hilgert Pacheco, UEM

Licenciada em Física (UEM) Discente de bacharelado em Física (UEM)

Marli Schmitt Zanella, UEM

Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática, Docente na Universidade Estadual de Maringá (UEM) Docente no Programa de Pós-graduação em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Referências

ANDERSSEN, Luc. Comparação do tamanho das estrelas. 2016 (6 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Wk7-IDzwmY4&ab_channel=LucAnderssen. Acesso em: 15 jan 2019.

BARTELMEBS, Roberta Chiesa.; MORAES, Roque. Astronomia nos anos iniciais: possibilidades e reflexões. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo RS, v. 19, p. 341-352, Jul/Dez 2012. ISSN 2.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2018. Disponivel em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 15 jan. 2019.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal. Porto Editora. 1994

BORGES, Elizandra Freitas. A literatura infantil no ensino da Astronomia: modelos mentais sobre Sistema Solar e estrelas de estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental. Dissertação – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática na Universidade Federal de Goiás. Goiânia, p. 213, 2018.

CANIATO, Rodolpho. O CÉU. 2ª. ed. São Paulo : Ática S.A., 1993.

CARVALHO, Gabriel. Dias. Os campos conceituais de Vergnaud como ferramenta para o planejamento didático. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v. 25, n.2. p. 207-227. 2008.

LANGHI, Rodolfo. Aprendendo a ler o céu. 2ª. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2016.

LOUZADA, Alexandre Neves; ELIA, Marcos da Fonseca; SAMPAIO, Fábio Ferrentini. Concepções alternativas dos estudantes sobre conceitos térmicos: Um estudo de avaliação diagnóstica e formativa. Revista Brasileira de ensino de Física, v. 37, n. 1, 2015

MOREIRA, Marcos Antonio. A Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, o ensino de Ciências e a pesquisa nesta área. Investigação em Ensino de Ciências. V. 7. P. 7-29. 2002.

PACHECO, Mayara Hilgert; ZANELLA, Marli Schmitt. Panorama de pesquisas em ensino de Astronomia nos anos iniciais: um olhar para teses e dissertações. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 28, p. 113 – 132, 2019. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/423. Acesso: 20 de agosto de 2020.

SCHEFFLER, Guilherme Luiz. A Teoria dos Campo Conceituais de Vergnaud e o ensino de Radioatividade. Trabalho de conclusão de curso para obtenção do grau de Licenciado em Química na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre 2011.

SIMON, Paula Cristina da Silva Gonçalves. Ensino de Astronomia Para os anos iniciais: uma proposta a partir da observação da Lua. Dissertação - Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, São Carlos , p. 210, 2016.

SOUSA, Célia Maria Sousa Gomes; FÁVERO, Maria Helena. Análise de uma situação de resolução de problemas e física em situação de interlocução entre um especialista e um novato, à luz da Teoria dos Campo Conceituais de Vergnaud. Investigação em Ensino de Ciências. V. 7. P. 55-75. 2002

VERGNAUD. Gerard La théorie des champs conceptuels, recherches em Didactique des Mathématiques, 10 (23), pp. 133-170, 1990.

VERGNAUD, Gerard. The Theory of Conceptual Fields. In: Human Development. Vol. 52, nº 2. Printed in Switzerland: Karger, p. 83-94, 2009. Acesso on line: .

ZABALA. Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, RS. Ed. ARTMED. 1998.

Downloads

Publicado

31.08.2021

Como Citar

HILGERT PACHECO, Mayara; SCHMITT ZANELLA, Marli. IDENTIFICAÇÃO DE TEOREMAS EM AÇÃO NO ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e071, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e071.id1230. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/359. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias