A GESTÃO ESCOLAR E O OLHAR PEDAGÓGICO NO COTIDIANO DA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE SUPERAÇÃO DA NÃO APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e009.id1000

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Alfabetização, Prática Pedagógica

Resumo

O presente artigo descreve as ações conjuntas entre professoras e gestora escolar para possibilitar que estudantes superassem a não aprendizagem da leitura e da escrita. Face ao índice de reprovação, divulgado em 2018 no município, demonstrando que cerca de 300 alunos reprovaram no 3º ano do Ensino Fundamental, surge a preocupação nas escolas em melhorar esse resultado. Nesse cenário, apresenta-se a experiência de uma escola municipal, descrevendo os procedimentos adotados para auxiliar nessa aprendizagem. A partir de grupos de discussão, debatiam-se alternativas e ações a serem implementadas para preencher lacunas na alfabetização de 13 crianças, de dois 3ºanos do Ensino Fundamental que, ao final do primeiro trimestre de 2019, apresentavam-se, ainda, não alfabetizados. No projeto, professoras e gestora escolar acompanharam de perto o processo pedagógico, planejando e desenvolvendo estratégias que possibilitaram a aprendizagem das crianças; promoveram reflexões e mudança acerca da metodologia utilizada para alfabetizar na escola e a prática colaborativa.

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Biografia do Autor

Rosane Alves Pretto de Oliveira, PUCRS

Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS) Professora da Rede Municipal de Esteio/RS. Diretora da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Paulo Freire, Discente do Programa de Pós-graduação em Educação – Doutorado em Educação (UNISINOS)

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Publicado

30.04.2021

Como Citar

PRETTO DE OLIVEIRA, Rosane Alves. A GESTÃO ESCOLAR E O OLHAR PEDAGÓGICO NO COTIDIANO DA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE SUPERAÇÃO DA NÃO APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e009, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e009.id1000. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/372. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias