PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA TEMÁTICA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e024.id1032

Palavras-chave:

Formação Continuada, Relações Étnico-Raciais, Lei nº 10.639/03, Sequência Didática

Resumo

Este estudo teve como objetivo planejar, desenvolver e avaliar um curso de formação continuada para professores do Ensino Fundamental I das escolas de Pires do Rio, estado de Goiás, mediante uma sequência didática que utiliza a Literatura Infantil para a socialização da Lei nº 10.639/03. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva e exploratória, com uma abordagem quali-quantitativa dos dados. Como resultados do planejamento, o artigo traz uma metassíntese qualitativa de pesquisas obtidas por meio de uma revisão sistemática de literatura, com vistas a realizar um levantamento e analisar o que tem sido produzido na área da formação docente para as relações étnico-raciais, identificando aspectos que poderiam ser implementados na proposta do curso. No desenvolvimento do curso, foram utilizados como instrumentos para o levantamento de dados a observação-participante e três questionários aos docentes participantes, dois antes e outro após o curso. Os resultados apontaram a necessidade de cursos para a formação continuada dos docentes e do desenvolvimento de recursos baseados em evidências, tal como a Sequência Didática baseada no uso da Literatura Infantil como forma de implementação da Lei n° 10.639/03.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leida Corrêa da Silva

Mestrado em Ensino para a Educação Básica (IF Goiano) Professora efetiva da Secretaria de Estado da Educação de Goiás

Leandra Aparecida Mendes dos Santos Rodrigues

Mestrado em Ensino para a Educação Básica (IF Goiano) Professora efetiva da Secretaria de Estado da Educação de Goiás

Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa

Doutorado em Biologia Celular e Estrutural (Unicamp) Professora EBTT no Instituto Federal de Brasília (IFB) Docente no Programa de Mestrado Profissional em Ensino para Educação Básica (IF Goiano)

Cristiane Maria Ribeiro

Doutorado em Educação (Ufscar) Docente no Programa de Mestrado Profissional em Ensino para Educação Básica (IF Goiano)

Referências

ALENCAR, Edvonete Souza de; ALMOULOUD, Saddo Ag. A Metodologia de Pesquisa: Metassíntese Qualitativa. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 3, p. 204-220. http://dx.doi.org/10.17058/rea.v25i3.9731

ALMEIDA, Silvio Luiz. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

ALVES, Marta Mariano. Lei 10.639/03, formação docente e NEABs: a democratização do currículo como um desafio para a educação brasileira. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 30, p. 33-47, 2017. https://doi.org/10.22456/2595-4377.68405

ALVES-BRITO, Alan; BOOTZ, Vitor Eduardo Buss; MASSONI, Neusa Teresinha. Uma sequência didática para discutir as relações étnico-raciais (Leis 10.639/03 e 11.645/08) na educação científica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 917-955, 2018. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p917

AMÉRICO, Márcia Cristina. Formação de professores para a implementação da lei 10.639/2003: o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar. Poiésis, Niterói, v. 8, n. 1, p. 515-534, 2014. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v8e142014515-534

AMÉRICO, Márcia Cristina; LUIZ, Viviane. Formação de professores em uma perspectiva multirracial: a lei n. 10.639 e as contribuições para a consolidação de uma autoimagem negra positiva. Revista Eletrônica do Grupo de Pesquisa identidade!, São Leopoldo, v. 15, n. 2, p. 88-97, 2010. Disponível em: http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/identidade. Acesso em: 14 jan. 2019.

BENITE, Anna Maria Canavarro; BASTOS, Morgana Abranches; VARGAS, Regina Nobre; FERNANDES, Fernanda Silva; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis. Cultura africana e afro-brasileira e o ensino de química: estudos sobre desigualdades de raça e gênero e a produção científica. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, 2018. https://doi.org/10.1590/0102-4698193098

BRASIL. Lei nº 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Brasília: MEC, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 14 jan. 2019.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 14 jan. 2019.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9769-diretrizescurriculares-2012&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 05 out. 2019.

CANEN, Ana; XAVIER, Giseli Pereli de Moura. Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 48, p. 641-661, set./dez. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782011000300007

CARDOSO, Ivanilda Amado; CASTRO, Rosane Michele de. Absence / presence of the ethnic- racial relations in curriculum of the course pedagogy: the case of Unesp/ Marilia. Revista Praxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 11, n. 18, p. 91-116, 2015. http://hdl.handle.net/11449/165959

CARTH, John Land. A Base Nacional Comum Curricular e a aplicação da política de Educação para Educação das Relações Étnico-Raciais (afro-brasileira, quilombola, cigana). Brasília, 2017. Disponível em: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/artigos/A-BNCC2018-e-aERER.pdf. Acesso em: 20 out. 2019.

CESAR, América Lucia Silva; LIMA, Maria Nazaré Mota de. Letramentos e Etnografias na Escola: Diálogos Inter/Transculturais na Educação Antirracismo. Línguas & Letras, Cascavel, v. 19, n. 44, p. 168-182, 2018. https://doi.org/10.5935/1981-4755.20180031

COELHO, Mauro Cezar; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. Os conteúdos étnico-raciais na educação brasileira: práticas em curso. Educar em Revista, Curitiba, n. 47, p. 67-84, 2013. https://doi.org/10.1590/S0104-40602013000100006

COELHO, Mauro Cezar; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. As licenciaturas em história e a lei 10.639/03: percursos de formação para o trato com a diferença? Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v34/1982-6621-edur-34-e192224.pdf. Acesso em: 05 ago. 2019. https://doi.org/10.1590/0102-4698192224

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

CARDOSO, Paulino de Jesus Francisco; CARVALHO, Simone Barboza de; RASCKE, Karla Leandro; SANTOS, Carina Santiago dos; SILVA, Cristiane Mare da. Formação continuada em educação das relações étnico-raciais: o(a) professor(a) tutor(a) na construção do conhecimento. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 3, p. 1389-1408, out. 2016. https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.8018

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; SOARES, Nicelma Josenila Britos. Formação Continuada de Professores: as Ações da Universidade e a Lei n. 10.639/2003. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v. 12, n. 31, 2017. https://doi.org/10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2017.Vol12.N31.pp141-156

COSTA, Alexandre Emboaba da. Training educators in anti-racism and pluriculturalismo: recent experiences from Brazil. Race Ethnicity and Education, v. 19, n. 1, p. 23-45, 2014. https://doi.org/10.1080/13613324.2014.946488

COSTA, Célia Souza da; CUSTÓDIO, Elivaldo Serrão. A Lei n° 10.639/2003 no âmbito escolar: os avanços e entraves do Núcleo Estadual de Educação Étnico Racial no Amapá. Identidade! São Leopoldo, v. 20, n. 1, p. 64-77, 2015. Disponível em: http://www.est.com.br/periodicos/index.php/identidade/article/viewFile/2435/2389. Acesso em: 05 ago. 2019.

DALMORO, Marlon; VIEIRA, Kelmara Mendes. Dilemas na construção de escalas Tipo Likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados? Revista Gestão Organizacional, Chapecó, v. 6, n. 3, p. 161-174, 2013. https://doi.org/10.22277/rgo.v6i3.1386

DAXENBERGER, Ana Cristina Silva. As questões étnico-raciais em escolas estaduais na região do brejo paraibano. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. 2, p. 363-382, 2017. http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v21.n.2.2017.9982

DIAS, Ednalva da Conceição; CECATTO, Adriano. Entre teoria e prática: a formação docente e a apropriação da lei 10.639/2003 no cotidiano escolar. História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, p. 283-306, 2015. http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p283

DÚDÚ E O LÁPIS COR DE PELE. Direção: Miguel Rodrigues. Take a Take Films, 2018. (18 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-VGpB_8b77U. Acesso em: 24 abr. 2019.

EUGÊNIO, Benedito Gonçalves; SANTANA, Fabiana. Relações étnico-raciais e o trabalho com a Lei 10.639/03: análise de uma experiência com formação docente. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 33, n. 2, p. 47-56, 2018. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/1102. Acesso em: 06 ago. 2019.

FAVACHO, Maricelma da Cruz; VIDEIRA, Piedade Lino; CUSTÓDIO, Elivaldo Serrão. O processo de implantação da Lei n° 10.639/2003 numa Escola Municipal, localizada na Comunidade Negra do Coração na cidade de Macapá / Amapá. Identidade!, São Leopoldo, v. 22, n. 1, p. 27-4, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/viewFile/3043/2882. Acesso em: 07 de ago. 2019.

FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. São Paulo: Global Editora, 1972.

FREITAG, Suzeli Adriane; WINKLER, Andréa Denise. O negro e a literatura infantil. Interfaces: Educação e Sociedade, v. 1, n. 1, p. 101-115, 2014. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/229767759.pdf. Acesso em: 08 de ago. 2019.

GARCIA, Alessandra Agenor de Moura; SILVA, Marcio Pereira da; ALEXANDRE, Ivone Jesus. Desafios e perspectivas na formação de professores e a Lei 10.639/03. Revista Eventos Pedagógicos, Cáceres, v. 3, n. 2, p. 282-290, 2012. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/download/672/480. Acesso em: 05 ago. 2019.

GILLAM, Reighan. Learning to Transgress: Law 10.639 and Teacher-Training Classrooms in São Paulo, Brazil. Transforming Anthropology, v. 24, n. 1, p. 70-79, 2016. https://doi.org/10.1111/traa.12058

GODOY, Eliete Aparecida de. A ausência das questões raciais na formação inicial de professores e a Lei 10.639/03. Revista de Educação PUC, Campinas, v. 22, n. 1, p. 77-92, 2017. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3433

GUIMARÃES, Selva. The teaching of Afro-Brazilian and indigenous culture and history in Brazilian basic education in the 21st century. Policy Futures in Education, v. 13, n. 8, p. 939-948, 2015. https://doi.org/10.1177/1478210315579980

FOLHA DE SÃO PAULO. Jornal, São Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/09/4-em-cada-10-jovens-negros-nao-terminaram-o-ensino-medio.shtml. Acesso em: 02 out. 2019.

JESUS, Rodrigo Ednilson de; MIRANDA, Shirley Aparecida de. O processo de institucionalização da lei nº 10.639/03. In: GOMES, Nilma Lino. (Org.). Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei nº 10.639/03. Brasília: MEC; Unesco, 2012.

LIMA, Eduardo; SOUZA, Rosely Tavares de. Violência simbólica e as relações étnico-raciais. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 4, n. 2, p. 1-9, 2016. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/173. Acesso em 10 de ago. 2019.

LIRIO, Carlos José. Alegações sobre mídia digital no âmbito da lei federal 10.639/2003, Consciência linguística crítica e formação docente. Muitas Vozes, Ponta Grossa, v. 4, n. 1, p. 11-25, 2015. https://doi.org/10.5212/MuitasVozes.v.4i1.0001

MACHADO, Ana Maria. Menina bonita do laço de fita. 7. ed. São Paulo: Ática, 2011.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

MARINI, Ana Paula. O lápis cor de pele do menino marrom. São Paulo: Autografia, 2018.

MARQUES, Eugenia Portela de Siqueira. A implementação da lei 10.639/2003 no estado de Mato Grosso do Sul e a formação continuada de professores: uma perspectiva emancipatória e decolonial. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 23, p. 51-68, 2017. https://doi.org/10.20500/rce.v12i23.3248

MARTINS, Edna. Racismo e educação: a temática étnico-racial em foco em uma Universidade pública. Interfaces Brasil/Canadá, v. 16, n. 2, p. 89-112, 2016. http://dx.doi.org/10.15210/interfaces.v16i2.7466

MATHEUS, Maria Clara Cassuli. Metassíntese qualitativa: desenvolvimento e contribuições para a prática baseada em evidências. Acta Paul Enferm, v. 22, n. 1, p. 543-545, 2009. https://doi.org/10.1590/S0103-21002009000800019

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA. Direção: Diego Lopes e Cláudio Bitencourt. Produção: Oger Sepol Produções. 2014. (7min.21s.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UhR8SXhQv6s. Acesso em: 24 abr. 2019.

MÜLLER, Tânia Mara Pedroso; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. A Lei nº. 10.639/03 e a formação de professores: trajetória e perspectivas. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, Goiânia, v. 5, n. 11, p. 29-54, 2013. Disponível em: https://tinyurl.com/du7nttpf. Acesso em 15 de ago. 2019.

OLIVEIRA, Elânia de. A Lei 10.639/2003 e a Escola de Educação Especial: um desafio a mais para a formação de professores. Educar em Revista, Curitiba, n. 47, p. 85-95, 2013. https://doi.org/10.1590/S0104-40602013000100007

OLIVEIRA, Míria Gomes de; SILVA, Paulo Vinícius Baptista da. Educação Étnico-Racial e Formação Inicial de Professores: a recepção da Lei 10.639/03. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 1, p. 183-196, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623661123

PAULA, Benjamim Xavier de; GUIMARAES, Selva. 10 anos da lei federal nº 10.639/2003 e a formação de professores: uma leitura de pesquisas científicas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 435-448, 2014. https://doi.org/10.1590/S1517-97022014061517

PEIXOTO, Fabiana de Lima. Literatura Afro-brasileira. Salvador: FFCH/UFBA, 2013.

PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; GOMES, Daniel Pinto; CARMO, Klertianny Teixeira do; SILVA, Eduardo Vinicius Mota. Aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física: diagnóstico da rede municipal de Fortaleza/CE. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Porto Alegre, n. 41, n. 4, p. 1-7. 2018. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.06.004

PERISSÉ, Gabriel. Literatura e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

REIS, Wilma Jacyere Silva dos; SILVA, Teresa Cristina. A Literatura Infantil nos Anos Iniciais: a questão racial e o preconceito na sala de aula. In: Anais III ENID. v. 1, 2013. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/4856. Acesso em: 15 de out. 2019.

RODRIGUES, Auro de Jesus. Metodologia Científica. São Paulo: Avercamp, 2006.

RODRIGUES, Tatiane Consentino; OLIVEIRA, Fabiana Luci de; SANTOS, Fernanda Vieira da Silva. Desafios da implementação da lei nº 10.639/03: um estudo de caso de municípios do Estado de São Paulo. Revista Educação, Campinas, v. 21, n. 3, p. 281-294, set./dez. 2010. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n3a3435

SILVA, Wilker Solidade; MARQUES, Eugenia Portela Siqueira. Educação e relações étnico-raciais: a Lei 10.639/03, a formação docente e o espaço escolar. Horizontes, Itatiba, v. 33, n. 2, p.47-56, 2015. https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i2.296

SILVA, Andressa Carvalho; OLIVEIRA, Paula Cristina Silva de. Ressignificação da identidade negra em uma escola no Distrito de Sopa, Diamantina–MG. Olh@res, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 258-279, 2015. https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.358

SILVA, Jeusamir Alves da. Da história negada a luta por uma visibilidade igualada. Revista Periferia, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 202-212, 2018. https://doi.org/10.12957/periferia.2018.31155

SILVA, Wilker Solidade; MARQUES, Eugenia Portela Siqueira. Educação e relações étnico-raciais: a Lei 10.639/03, a formação docente e o espaço escolar. Horizontes, Itatiba, v. 33, n. 2, p. 47-56, 2015. https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i2.296

SILVÉRIO, Valter Robério; RODRIGUES, T. C.; DOMINGUES, A. C. Diretrizes Curriculares e Plano Nacional de Implementação da Lei nº 10.639/2003: balanço de implementação, desafios e perspectivas. In: Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação. Educação das Relações Raciais: balanços e desafios da implementação da lei 10.639/2003. São Paulo, 2015.

SMITH, Christian; DENTON, Melinda Lundquist. Methodological issues and challenges in the study of american youth and religion. Department of Sociology: University of North Carolina at Chapel Hill, 2001. Disponível em: https://youthandreligion.nd.edu/assets/102503/methodological_issues_and_challenges_in_the_study_of_american_youth_and_religion.pdf. Acesso em: 15 de nov. 2019.

STRAND, Jennifer; OLIN, Elisabeth; TIDEFORS, Inga. Mental health professionals' views of the parents of patients with psychotic disorders: A participant observation study. Health & Social Care In The Community, v. 23, n. 2, p. 141-149, 2015. https://doi.org/10.1111/hsc.12122

SULEIMAN, Bianca Barbosa. Psicologia e Ensino das Relações Étnico-Raciais: uma experiência na formação de professores. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 369-372, ago. 2014. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0182809

JÚNIOR TAVARES, Fernando; MONT’ALVÃO, Arnaldo; NEUBERT, Luiz Flávio. Rendimento escolar e seus determinantes sociais no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia, v. 3, n. 6, p. 117-137, 2015. http://dx.doi.org/10.20336/rbs.123

TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini; MEGID NETO, Jorge. O estado da arte da pesquisa em ensino de Biologia no Brasil: um panorama baseado na análise de dissertações e teses. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Lagoas-Marcosende, v. 11, n. 2, p. 273-297, 2012. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen11/REEC_11_2_2_ex500.pdf. Acesso em 19 de out. 2019.

VIÇOSA, Vanessa Lana; MOREIRA, Danilo Araújo. A lei 10.639/2003 e o ensino de história: reflexões a partir dos espaços de formação de professores. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juíz de Fora, v. 18, n. 2, p. 1-9, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/18992. Acesso em: 20 de out. 2019.

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 165-189, 2014. http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. ed. São Paulo: Global, 2003.

Downloads

Publicado

30.04.2021

Como Citar

CORRÊA DA SILVA, Leida; MENDES DOS SANTOS RODRIGUES, Leandra Aparecida; OLIVEIRA BARBOSA, Mayara Lustosa de; MARIA RIBEIRO, Cristiane. PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA TEMÁTICA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e024, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e024.id1032. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/387. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias