PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA TEMÁTICA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n1.e024.id1032Palavras-chave:
Formação Continuada, Relações Étnico-Raciais, Lei nº 10.639/03, Sequência DidáticaResumo
Este estudo teve como objetivo planejar, desenvolver e avaliar um curso de formação continuada para professores do Ensino Fundamental I das escolas de Pires do Rio, estado de Goiás, mediante uma sequência didática que utiliza a Literatura Infantil para a socialização da Lei nº 10.639/03. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva e exploratória, com uma abordagem quali-quantitativa dos dados. Como resultados do planejamento, o artigo traz uma metassíntese qualitativa de pesquisas obtidas por meio de uma revisão sistemática de literatura, com vistas a realizar um levantamento e analisar o que tem sido produzido na área da formação docente para as relações étnico-raciais, identificando aspectos que poderiam ser implementados na proposta do curso. No desenvolvimento do curso, foram utilizados como instrumentos para o levantamento de dados a observação-participante e três questionários aos docentes participantes, dois antes e outro após o curso. Os resultados apontaram a necessidade de cursos para a formação continuada dos docentes e do desenvolvimento de recursos baseados em evidências, tal como a Sequência Didática baseada no uso da Literatura Infantil como forma de implementação da Lei n° 10.639/03.
Downloads
Métricas
Referências
ALENCAR, Edvonete Souza de; ALMOULOUD, Saddo Ag. A Metodologia de Pesquisa: Metassíntese Qualitativa. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 3, p. 204-220. http://dx.doi.org/10.17058/rea.v25i3.9731
ALMEIDA, Silvio Luiz. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.
ALVES, Marta Mariano. Lei 10.639/03, formação docente e NEABs: a democratização do currículo como um desafio para a educação brasileira. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 30, p. 33-47, 2017. https://doi.org/10.22456/2595-4377.68405
ALVES-BRITO, Alan; BOOTZ, Vitor Eduardo Buss; MASSONI, Neusa Teresinha. Uma sequência didática para discutir as relações étnico-raciais (Leis 10.639/03 e 11.645/08) na educação científica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 917-955, 2018. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p917
AMÉRICO, Márcia Cristina. Formação de professores para a implementação da lei 10.639/2003: o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar. Poiésis, Niterói, v. 8, n. 1, p. 515-534, 2014. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v8e142014515-534
AMÉRICO, Márcia Cristina; LUIZ, Viviane. Formação de professores em uma perspectiva multirracial: a lei n. 10.639 e as contribuições para a consolidação de uma autoimagem negra positiva. Revista Eletrônica do Grupo de Pesquisa identidade!, São Leopoldo, v. 15, n. 2, p. 88-97, 2010. Disponível em: http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/identidade. Acesso em: 14 jan. 2019.
BENITE, Anna Maria Canavarro; BASTOS, Morgana Abranches; VARGAS, Regina Nobre; FERNANDES, Fernanda Silva; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis. Cultura africana e afro-brasileira e o ensino de química: estudos sobre desigualdades de raça e gênero e a produção científica. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, 2018. https://doi.org/10.1590/0102-4698193098
BRASIL. Lei nº 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Brasília: MEC, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 14 jan. 2019.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 14 jan. 2019.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9769-diretrizescurriculares-2012&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 05 out. 2019.
CANEN, Ana; XAVIER, Giseli Pereli de Moura. Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 48, p. 641-661, set./dez. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782011000300007
CARDOSO, Ivanilda Amado; CASTRO, Rosane Michele de. Absence / presence of the ethnic- racial relations in curriculum of the course pedagogy: the case of Unesp/ Marilia. Revista Praxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 11, n. 18, p. 91-116, 2015. http://hdl.handle.net/11449/165959
CARTH, John Land. A Base Nacional Comum Curricular e a aplicação da política de Educação para Educação das Relações Étnico-Raciais (afro-brasileira, quilombola, cigana). Brasília, 2017. Disponível em: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/artigos/A-BNCC2018-e-aERER.pdf. Acesso em: 20 out. 2019.
CESAR, América Lucia Silva; LIMA, Maria Nazaré Mota de. Letramentos e Etnografias na Escola: Diálogos Inter/Transculturais na Educação Antirracismo. Línguas & Letras, Cascavel, v. 19, n. 44, p. 168-182, 2018. https://doi.org/10.5935/1981-4755.20180031
COELHO, Mauro Cezar; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. Os conteúdos étnico-raciais na educação brasileira: práticas em curso. Educar em Revista, Curitiba, n. 47, p. 67-84, 2013. https://doi.org/10.1590/S0104-40602013000100006
COELHO, Mauro Cezar; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. As licenciaturas em história e a lei 10.639/03: percursos de formação para o trato com a diferença? Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v34/1982-6621-edur-34-e192224.pdf. Acesso em: 05 ago. 2019. https://doi.org/10.1590/0102-4698192224
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
CARDOSO, Paulino de Jesus Francisco; CARVALHO, Simone Barboza de; RASCKE, Karla Leandro; SANTOS, Carina Santiago dos; SILVA, Cristiane Mare da. Formação continuada em educação das relações étnico-raciais: o(a) professor(a) tutor(a) na construção do conhecimento. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 3, p. 1389-1408, out. 2016. https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.8018
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; SOARES, Nicelma Josenila Britos. Formação Continuada de Professores: as Ações da Universidade e a Lei n. 10.639/2003. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v. 12, n. 31, 2017. https://doi.org/10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2017.Vol12.N31.pp141-156
COSTA, Alexandre Emboaba da. Training educators in anti-racism and pluriculturalismo: recent experiences from Brazil. Race Ethnicity and Education, v. 19, n. 1, p. 23-45, 2014. https://doi.org/10.1080/13613324.2014.946488
COSTA, Célia Souza da; CUSTÓDIO, Elivaldo Serrão. A Lei n° 10.639/2003 no âmbito escolar: os avanços e entraves do Núcleo Estadual de Educação Étnico Racial no Amapá. Identidade! São Leopoldo, v. 20, n. 1, p. 64-77, 2015. Disponível em: http://www.est.com.br/periodicos/index.php/identidade/article/viewFile/2435/2389. Acesso em: 05 ago. 2019.
DALMORO, Marlon; VIEIRA, Kelmara Mendes. Dilemas na construção de escalas Tipo Likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados? Revista Gestão Organizacional, Chapecó, v. 6, n. 3, p. 161-174, 2013. https://doi.org/10.22277/rgo.v6i3.1386
DAXENBERGER, Ana Cristina Silva. As questões étnico-raciais em escolas estaduais na região do brejo paraibano. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. 2, p. 363-382, 2017. http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v21.n.2.2017.9982
DIAS, Ednalva da Conceição; CECATTO, Adriano. Entre teoria e prática: a formação docente e a apropriação da lei 10.639/2003 no cotidiano escolar. História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, p. 283-306, 2015. http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p283
DÚDÚ E O LÁPIS COR DE PELE. Direção: Miguel Rodrigues. Take a Take Films, 2018. (18 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-VGpB_8b77U. Acesso em: 24 abr. 2019.
EUGÊNIO, Benedito Gonçalves; SANTANA, Fabiana. Relações étnico-raciais e o trabalho com a Lei 10.639/03: análise de uma experiência com formação docente. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 33, n. 2, p. 47-56, 2018. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/1102. Acesso em: 06 ago. 2019.
FAVACHO, Maricelma da Cruz; VIDEIRA, Piedade Lino; CUSTÓDIO, Elivaldo Serrão. O processo de implantação da Lei n° 10.639/2003 numa Escola Municipal, localizada na Comunidade Negra do Coração na cidade de Macapá / Amapá. Identidade!, São Leopoldo, v. 22, n. 1, p. 27-4, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/viewFile/3043/2882. Acesso em: 07 de ago. 2019.
FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. São Paulo: Global Editora, 1972.
FREITAG, Suzeli Adriane; WINKLER, Andréa Denise. O negro e a literatura infantil. Interfaces: Educação e Sociedade, v. 1, n. 1, p. 101-115, 2014. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/229767759.pdf. Acesso em: 08 de ago. 2019.
GARCIA, Alessandra Agenor de Moura; SILVA, Marcio Pereira da; ALEXANDRE, Ivone Jesus. Desafios e perspectivas na formação de professores e a Lei 10.639/03. Revista Eventos Pedagógicos, Cáceres, v. 3, n. 2, p. 282-290, 2012. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/download/672/480. Acesso em: 05 ago. 2019.
GILLAM, Reighan. Learning to Transgress: Law 10.639 and Teacher-Training Classrooms in São Paulo, Brazil. Transforming Anthropology, v. 24, n. 1, p. 70-79, 2016. https://doi.org/10.1111/traa.12058
GODOY, Eliete Aparecida de. A ausência das questões raciais na formação inicial de professores e a Lei 10.639/03. Revista de Educação PUC, Campinas, v. 22, n. 1, p. 77-92, 2017. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3433
GUIMARÃES, Selva. The teaching of Afro-Brazilian and indigenous culture and history in Brazilian basic education in the 21st century. Policy Futures in Education, v. 13, n. 8, p. 939-948, 2015. https://doi.org/10.1177/1478210315579980
FOLHA DE SÃO PAULO. Jornal, São Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/09/4-em-cada-10-jovens-negros-nao-terminaram-o-ensino-medio.shtml. Acesso em: 02 out. 2019.
JESUS, Rodrigo Ednilson de; MIRANDA, Shirley Aparecida de. O processo de institucionalização da lei nº 10.639/03. In: GOMES, Nilma Lino. (Org.). Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei nº 10.639/03. Brasília: MEC; Unesco, 2012.
LIMA, Eduardo; SOUZA, Rosely Tavares de. Violência simbólica e as relações étnico-raciais. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 4, n. 2, p. 1-9, 2016. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/173. Acesso em 10 de ago. 2019.
LIRIO, Carlos José. Alegações sobre mídia digital no âmbito da lei federal 10.639/2003, Consciência linguística crítica e formação docente. Muitas Vozes, Ponta Grossa, v. 4, n. 1, p. 11-25, 2015. https://doi.org/10.5212/MuitasVozes.v.4i1.0001
MACHADO, Ana Maria. Menina bonita do laço de fita. 7. ed. São Paulo: Ática, 2011.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
MARINI, Ana Paula. O lápis cor de pele do menino marrom. São Paulo: Autografia, 2018.
MARQUES, Eugenia Portela de Siqueira. A implementação da lei 10.639/2003 no estado de Mato Grosso do Sul e a formação continuada de professores: uma perspectiva emancipatória e decolonial. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 23, p. 51-68, 2017. https://doi.org/10.20500/rce.v12i23.3248
MARTINS, Edna. Racismo e educação: a temática étnico-racial em foco em uma Universidade pública. Interfaces Brasil/Canadá, v. 16, n. 2, p. 89-112, 2016. http://dx.doi.org/10.15210/interfaces.v16i2.7466
MATHEUS, Maria Clara Cassuli. Metassíntese qualitativa: desenvolvimento e contribuições para a prática baseada em evidências. Acta Paul Enferm, v. 22, n. 1, p. 543-545, 2009. https://doi.org/10.1590/S0103-21002009000800019
MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA. Direção: Diego Lopes e Cláudio Bitencourt. Produção: Oger Sepol Produções. 2014. (7min.21s.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UhR8SXhQv6s. Acesso em: 24 abr. 2019.
MÜLLER, Tânia Mara Pedroso; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. A Lei nº. 10.639/03 e a formação de professores: trajetória e perspectivas. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, Goiânia, v. 5, n. 11, p. 29-54, 2013. Disponível em: https://tinyurl.com/du7nttpf. Acesso em 15 de ago. 2019.
OLIVEIRA, Elânia de. A Lei 10.639/2003 e a Escola de Educação Especial: um desafio a mais para a formação de professores. Educar em Revista, Curitiba, n. 47, p. 85-95, 2013. https://doi.org/10.1590/S0104-40602013000100007
OLIVEIRA, Míria Gomes de; SILVA, Paulo Vinícius Baptista da. Educação Étnico-Racial e Formação Inicial de Professores: a recepção da Lei 10.639/03. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 1, p. 183-196, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623661123
PAULA, Benjamim Xavier de; GUIMARAES, Selva. 10 anos da lei federal nº 10.639/2003 e a formação de professores: uma leitura de pesquisas científicas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 435-448, 2014. https://doi.org/10.1590/S1517-97022014061517
PEIXOTO, Fabiana de Lima. Literatura Afro-brasileira. Salvador: FFCH/UFBA, 2013.
PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; GOMES, Daniel Pinto; CARMO, Klertianny Teixeira do; SILVA, Eduardo Vinicius Mota. Aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física: diagnóstico da rede municipal de Fortaleza/CE. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Porto Alegre, n. 41, n. 4, p. 1-7. 2018. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.06.004
PERISSÉ, Gabriel. Literatura e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
REIS, Wilma Jacyere Silva dos; SILVA, Teresa Cristina. A Literatura Infantil nos Anos Iniciais: a questão racial e o preconceito na sala de aula. In: Anais III ENID. v. 1, 2013. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/4856. Acesso em: 15 de out. 2019.
RODRIGUES, Auro de Jesus. Metodologia Científica. São Paulo: Avercamp, 2006.
RODRIGUES, Tatiane Consentino; OLIVEIRA, Fabiana Luci de; SANTOS, Fernanda Vieira da Silva. Desafios da implementação da lei nº 10.639/03: um estudo de caso de municípios do Estado de São Paulo. Revista Educação, Campinas, v. 21, n. 3, p. 281-294, set./dez. 2010. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n3a3435
SILVA, Wilker Solidade; MARQUES, Eugenia Portela Siqueira. Educação e relações étnico-raciais: a Lei 10.639/03, a formação docente e o espaço escolar. Horizontes, Itatiba, v. 33, n. 2, p.47-56, 2015. https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i2.296
SILVA, Andressa Carvalho; OLIVEIRA, Paula Cristina Silva de. Ressignificação da identidade negra em uma escola no Distrito de Sopa, Diamantina–MG. Olh@res, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 258-279, 2015. https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.358
SILVA, Jeusamir Alves da. Da história negada a luta por uma visibilidade igualada. Revista Periferia, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 202-212, 2018. https://doi.org/10.12957/periferia.2018.31155
SILVA, Wilker Solidade; MARQUES, Eugenia Portela Siqueira. Educação e relações étnico-raciais: a Lei 10.639/03, a formação docente e o espaço escolar. Horizontes, Itatiba, v. 33, n. 2, p. 47-56, 2015. https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i2.296
SILVÉRIO, Valter Robério; RODRIGUES, T. C.; DOMINGUES, A. C. Diretrizes Curriculares e Plano Nacional de Implementação da Lei nº 10.639/2003: balanço de implementação, desafios e perspectivas. In: Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação. Educação das Relações Raciais: balanços e desafios da implementação da lei 10.639/2003. São Paulo, 2015.
SMITH, Christian; DENTON, Melinda Lundquist. Methodological issues and challenges in the study of american youth and religion. Department of Sociology: University of North Carolina at Chapel Hill, 2001. Disponível em: https://youthandreligion.nd.edu/assets/102503/methodological_issues_and_challenges_in_the_study_of_american_youth_and_religion.pdf. Acesso em: 15 de nov. 2019.
STRAND, Jennifer; OLIN, Elisabeth; TIDEFORS, Inga. Mental health professionals' views of the parents of patients with psychotic disorders: A participant observation study. Health & Social Care In The Community, v. 23, n. 2, p. 141-149, 2015. https://doi.org/10.1111/hsc.12122
SULEIMAN, Bianca Barbosa. Psicologia e Ensino das Relações Étnico-Raciais: uma experiência na formação de professores. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 369-372, ago. 2014. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0182809
JÚNIOR TAVARES, Fernando; MONT’ALVÃO, Arnaldo; NEUBERT, Luiz Flávio. Rendimento escolar e seus determinantes sociais no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia, v. 3, n. 6, p. 117-137, 2015. http://dx.doi.org/10.20336/rbs.123
TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini; MEGID NETO, Jorge. O estado da arte da pesquisa em ensino de Biologia no Brasil: um panorama baseado na análise de dissertações e teses. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Lagoas-Marcosende, v. 11, n. 2, p. 273-297, 2012. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen11/REEC_11_2_2_ex500.pdf. Acesso em 19 de out. 2019.
VIÇOSA, Vanessa Lana; MOREIRA, Danilo Araújo. A lei 10.639/2003 e o ensino de história: reflexões a partir dos espaços de formação de professores. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juíz de Fora, v. 18, n. 2, p. 1-9, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/18992. Acesso em: 20 de out. 2019.
VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 165-189, 2014. http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. ed. São Paulo: Global, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.