SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: O ESTUDO DE CONCEITOS FÍSICOS PARA APRENDIZAGEM DA LEI DO MOVIMENTO
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1683-1700.id903Palavras-chave:
Ensino de Física, Inércia, Subsunçor, Ensino Médio, Aprendizagem SignificativaResumo
Este trabalho refere-se a uma sequência didática, baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A sequência foi aplicada em turmas do ensino médio, no período noturno, em uma escola pública do município de Amargosa, na Bahia, dividida em três momentos (introdução de organizadores prévios, atividade principal e discussão). O objetivo deste trabalho foi de levantar discussões, por meio de uma sequência de ensino, para favorecer uma aprendizagem significativa acerca da primeira lei de Newton com a utilização de materiais manipuláveis. A questão central investigada nessa sequência didática concentrou-se no seguinte aspecto: é possível aprender sobre a primeira lei do movimento por meio da contextualização de conceitos físicos e através de uma abordagem com a utilização de material manipulável? A metodologia seguiu os parâmetros da abordagem qualitativa segundo Bogdan e Biklen (1994). Os resultados apresentados mostraram evidências de subsunçores para a compreensão da lei do movimento.
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