SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: O ESTUDO DE CONCEITOS FÍSICOS PARA APRENDIZAGEM DA LEI DO MOVIMENTO

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1683-1700.id903

Palabras clave:

Ensino de Física, Inércia, Subsunçor, Ensino Médio, Aprendizagem Significativa

Resumen

Este trabalho refere-se a uma sequência didática, baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A sequência foi aplicada em turmas do ensino médio, no período noturno, em uma escola pública do município de Amargosa, na Bahia, dividida em três momentos (introdução de organizadores prévios, atividade principal e discussão). O objetivo deste trabalho foi de levantar discussões, por meio de uma sequência de ensino, para favorecer uma aprendizagem significativa acerca da primeira lei de Newton com a utilização de materiais manipuláveis. A questão central investigada nessa sequência didática concentrou-se no seguinte aspecto: é possível aprender sobre a primeira lei do movimento por meio da contextualização de conceitos físicos e através de uma abordagem com a utilização de material manipulável? A metodologia seguiu os parâmetros da abordagem qualitativa segundo Bogdan e Biklen (1994). Os resultados apresentados mostraram evidências de subsunçores para a compreensão da lei do movimento.

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Biografía del autor/a

Daniel de Jesus Melo dos Santos, UESB

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UESB) Professor no Colégio Estadual Pedro Calmon (CEPC)

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Publicado

2020-12-30

Cómo citar

MELO DOS SANTOS, Daniel de Jesus. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: O ESTUDO DE CONCEITOS FÍSICOS PARA APRENDIZAGEM DA LEI DO MOVIMENTO. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 3, p. 1683–1700, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1683-1700.id903. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/393. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.