O TEMA CORONAVÍRUS NOS PLANOS DE ESTUDOS TUTORADOS DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1817-1840.id825

Palavras-chave:

Estudante, Professor, Conhecimento Científico, Covid-19, Pandemia

Resumo

A pandemia da COVID-19 modificou o processo educacional no país. Nesse viés, o objetivo deste estudo é relatar como o tema Coronavírus está apresentado nas atividades propostas pela escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais - Brasil. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, constituindo-se uma revisão bibliográfica, realizada a partir do Caderno 1 dos Planos de Estudos Tutorados do Ensino Fundamental Regular - Anos Finais, apresentados pela Secretaria Estadual de Educação do referido estado. Tais planos fazem parte do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP) proposto pela Secretaria. A análise foi realizada por disciplina e por semana, verificando-se, a incidência do tema nas unidades temáticas, no objeto de conhecimento, nas habilidades e nos conteúdos relacionados em cada plano. Os resultados apontam que o tema Coronavírus não foi apresentado em todas as disciplinas. Além disso, evidenciou-se que a temática não foi tratada com profundidade na maioria das atividades propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Erisnaldo Francisco Reis, UNIVATES

Mestre em Ensino de Ciências Exatas (UNIVATES/RS) Professor na Rede Estadual do Estado de Minas Gerais

Andreia A. Guimarães Strohschoen, UFRGS

Doutora em Ecologia (UFRGS) Professora do Doutorado e Mestrado do PPGE e do PPGECE (UNIVATES)

Referências

AUSUBEL, David Paul. A Aquisição e Retenção do Conhecimento: Uma perspectiva cognitiva. 1ª ed. Lisboa-PT. Plátano Edições Técnicas, 2003.

BADIN, Ana Maria Andreola; PEDERSETTI, Simone; SILVA, Melissa Borges da. Educação Básica em Tempos de Pandemia: Tentativas para Minimizar o Impacto do Distanciamento e Manter o Vínculo entre os Alunos, as Famílias e a Escola. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro (organizadores). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.

BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. 5ª reimpressão. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.

COUTO, Edvaldo Souza; COUTO, Edilece Souza; CRUZ, Ingrid de Magalhães Porto. #Fiqueemcasa: educação na pandemia da Covid-19. Interfaces Científicas, V.8, N.3, Fluxo Contínuo, p. 200 – 217, Aracaju, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/view/8777/3998. Acesso em 24 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217

KIRCHNER, Elenice Ana. Vivenciando os Desafios da Educação em Tempos de Pandemia. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro (organizadores). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.

MACHADO, Nilson José [et al.]. Pensando e Fazendo Educação de Qualidade. São Paulo: Moderna, 2001.

MINAS GERAIS. Resolução SEE nº 4.310/2020. Secretaria de estado de Educação de Minas Gerais. Belo Horizonte: SEE-MG, 2020.

MINAS GERAIS. Secretaria de Educação do Estado de Minas gerais. SRE Diamantina - MG. Regime Especial de Atividades não Presenciais. Disponível em: https://srediamantina.educacao.mg.gov.br/index.php/2-dire/uncategorised/144-regime-especial-de-atividades-nao-presenciais-reanp-e-divulgado-oficialmente-para-toda-a-comunidade-escolar. Acesso em:20 jun. 2020.

SILVA, Francisco Thiago. Currículo de transição: uma saída para a educação pós-pandemia. Revista EDUCAmazônia - Educação Sociedade e Meio Ambiente, Ano 13, V. 25, N. 1, Jan-Jun, pág. 70-77, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/ educamazonia/article/view/7666/5363. Acesso em 24 jun. 2020.

VIEIRA, Letícia; RICCI, Maike C. C. A Educação em Tempos de Pandemia: Soluções Emergenciais pelo Mundo. Editorial, abr. 2020. OEMESC- Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina, 2020. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/7432/EDITORIAL_DE_ABRIL___Let_cia_Vieira_e_Maike_Ricci_final_15882101662453_7432.pdf. Acesso em: 19 out. 2020.

Downloads

Publicado

30.12.2020

Como Citar

FRANCISCO REIS, Erisnaldo; GUIMARÃES STROHSCHOEN, Andreia A. O TEMA CORONAVÍRUS NOS PLANOS DE ESTUDOS TUTORADOS DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 1817–1840, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1817-1840.id825. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/401. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias