O TEMA CORONAVÍRUS NOS PLANOS DE ESTUDOS TUTORADOS DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS DO ESTADO DE MINAS GERAIS
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1817-1840.id825Palavras-chave:
Estudante, Professor, Conhecimento Científico, Covid-19, PandemiaResumo
A pandemia da COVID-19 modificou o processo educacional no país. Nesse viés, o objetivo deste estudo é relatar como o tema Coronavírus está apresentado nas atividades propostas pela escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais - Brasil. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, constituindo-se uma revisão bibliográfica, realizada a partir do Caderno 1 dos Planos de Estudos Tutorados do Ensino Fundamental Regular - Anos Finais, apresentados pela Secretaria Estadual de Educação do referido estado. Tais planos fazem parte do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP) proposto pela Secretaria. A análise foi realizada por disciplina e por semana, verificando-se, a incidência do tema nas unidades temáticas, no objeto de conhecimento, nas habilidades e nos conteúdos relacionados em cada plano. Os resultados apontam que o tema Coronavírus não foi apresentado em todas as disciplinas. Além disso, evidenciou-se que a temática não foi tratada com profundidade na maioria das atividades propostas.
Downloads
Métricas
Referências
AUSUBEL, David Paul. A Aquisição e Retenção do Conhecimento: Uma perspectiva cognitiva. 1ª ed. Lisboa-PT. Plátano Edições Técnicas, 2003.
BADIN, Ana Maria Andreola; PEDERSETTI, Simone; SILVA, Melissa Borges da. Educação Básica em Tempos de Pandemia: Tentativas para Minimizar o Impacto do Distanciamento e Manter o Vínculo entre os Alunos, as Famílias e a Escola. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro (organizadores). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.
BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. 5ª reimpressão. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
COUTO, Edvaldo Souza; COUTO, Edilece Souza; CRUZ, Ingrid de Magalhães Porto. #Fiqueemcasa: educação na pandemia da Covid-19. Interfaces Científicas, V.8, N.3, Fluxo Contínuo, p. 200 – 217, Aracaju, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/view/8777/3998. Acesso em 24 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217
KIRCHNER, Elenice Ana. Vivenciando os Desafios da Educação em Tempos de Pandemia. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro (organizadores). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.
MACHADO, Nilson José [et al.]. Pensando e Fazendo Educação de Qualidade. São Paulo: Moderna, 2001.
MINAS GERAIS. Resolução SEE nº 4.310/2020. Secretaria de estado de Educação de Minas Gerais. Belo Horizonte: SEE-MG, 2020.
MINAS GERAIS. Secretaria de Educação do Estado de Minas gerais. SRE Diamantina - MG. Regime Especial de Atividades não Presenciais. Disponível em: https://srediamantina.educacao.mg.gov.br/index.php/2-dire/uncategorised/144-regime-especial-de-atividades-nao-presenciais-reanp-e-divulgado-oficialmente-para-toda-a-comunidade-escolar. Acesso em:20 jun. 2020.
SILVA, Francisco Thiago. Currículo de transição: uma saída para a educação pós-pandemia. Revista EDUCAmazônia - Educação Sociedade e Meio Ambiente, Ano 13, V. 25, N. 1, Jan-Jun, pág. 70-77, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/ educamazonia/article/view/7666/5363. Acesso em 24 jun. 2020.
VIEIRA, Letícia; RICCI, Maike C. C. A Educação em Tempos de Pandemia: Soluções Emergenciais pelo Mundo. Editorial, abr. 2020. OEMESC- Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina, 2020. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/7432/EDITORIAL_DE_ABRIL___Let_cia_Vieira_e_Maike_Ricci_final_15882101662453_7432.pdf. Acesso em: 19 out. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.