A PEDAGOGIA DE PROJETOS NA COMPREENSÃO DAS CONSEQUÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS DE ACIDENTES COM BARRAGENS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1927-1943.id833

Palavras-chave:

Pedagogia de Projetos, Ensino Técnico, Acidentes com Barragens

Resumo

O rompimento de barragens que ocorreram no Brasil nos últimos anos provocou impactos ambientais irreparáveis que não podem passar despercebidos. Nesse contexto, torna-se importante discutir na escola as consequências socioambientais provocadas por esses acidentes. Nesse artigo apresenta-se uma prática pedagógica envolvendo a pedagogia de projetos que teve como objetivo investigar sua contribuição na compreensão dessas consequências. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa. Participaram dessa prática 75 alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Edificações. Os alunos foram divididos em grupos e desenvolveram seus projetos tendo como referência as etapas propostas por Nogueira (2008). O processo avaliativo foi processual e diagnóstico, ou seja, perpassou todas as etapas do projeto. Os resultados dessa avaliação evidenciaram que a pedagogia de projetos contribuiu não só para a compreensão dos impactos socioambientais dos acidentes envolvendo barragens, mas também desenvolveu autonomia e contribuiu para a construção de conhecimento para tratar dessa temática.

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Biografia do Autor

Carmem Lúcia Costa Amaral, UNICSUL

Doutora em Ciências (USP) Professora pesquisadora da UNICSUL

Tatiane Baldoria, UNICSUL

Mestre em Ensino de Ciência (UNICSUL) Professora da ETEC

Referências

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Publicado

30.12.2020

Como Citar

COSTA AMARAL, Carmem Lúcia; BALDORIA, Tatiane. A PEDAGOGIA DE PROJETOS NA COMPREENSÃO DAS CONSEQUÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS DE ACIDENTES COM BARRAGENS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 1927–1943, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1927-1943.id833. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/406. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias