A PEDAGOGIA DE PROJETOS NA COMPREENSÃO DAS CONSEQUÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS DE ACIDENTES COM BARRAGENS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1927-1943.id833

Palavras-chave:

Pedagogia de Projetos, Ensino Técnico, Acidentes com Barragens

Resumo

O rompimento de barragens que ocorreram no Brasil nos últimos anos provocou impactos ambientais irreparáveis que não podem passar despercebidos. Nesse contexto, torna-se importante discutir na escola as consequências socioambientais provocadas por esses acidentes. Nesse artigo apresenta-se uma prática pedagógica envolvendo a pedagogia de projetos que teve como objetivo investigar sua contribuição na compreensão dessas consequências. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa. Participaram dessa prática 75 alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Edificações. Os alunos foram divididos em grupos e desenvolveram seus projetos tendo como referência as etapas propostas por Nogueira (2008). O processo avaliativo foi processual e diagnóstico, ou seja, perpassou todas as etapas do projeto. Os resultados dessa avaliação evidenciaram que a pedagogia de projetos contribuiu não só para a compreensão dos impactos socioambientais dos acidentes envolvendo barragens, mas também desenvolveu autonomia e contribuiu para a construção de conhecimento para tratar dessa temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carmem Lúcia Costa Amaral, UNICSUL

Doutora em Ciências (USP) Professora pesquisadora da UNICSUL

Tatiane Baldoria, UNICSUL

Mestre em Ensino de Ciência (UNICSUL) Professora da ETEC

Referências

AGÊNCIA BRASIL. Com risco de rompimento de barragem, moradores deixam suas casas no ES. 2020. Disponível em: https://exame.com/brasil/com-risco-de-rompimento-de-barragem-moradores-deixarem-suas-casas-no-es/. Acesso: Junho/2020.

ANTUNES, Celso. Projetos e práticas pedagógicas na educação infantil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

BENDER, Willian N. Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

CARVALHO, Marllon Santos de; RIBEIRO, Kátia Daniela; MOREIRA, Raner Moacir; ALMEIDA, Alex Magalhães. Concentração de metais no rio Doce em Mariana, Minas Gerais, Brasil. Acta Brasiliensis, v. 1, n. 3, p.37-41, 2017. DOI: https://doi.org/10.22571/Actabra13201758

CASTANHEIRA, Rhuann Patryk dos Santos; GUEDES, Flávio Leôncio; CASTRO JÚNIOR, Clênio Farias; ALMEDA, Kaylla Perreira; AZEVEDO, Flávia Garret. A viabilidade do uso de tecnologias sustentáveis na construção civil. Revista Eletronica da Estácio Recife, v.2, n.2, p.1-7, 2016. Disponível em: https://reer.emnuvens.com.br/reer/article/view/88. Acesso: 3/2020.

COHEN, Elizabeth G.; LOTAN, Rachel. A. Planejando o trabalho em grupo: estratégias para salas heterogêneas. Porto Alegre: Penso, 2017.

CONECTAS. Dados: o número da tragédia de Brumadinho. 2020. Disponível https://www.conectas.org/noticias/fact-sheets-o-numeros-da-tragedia-de-brumadinho. Acesso: Junho/2020.

COUTINHO, Clara Pereira. Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: Teoria e Prática. 2. ed. Coimbra: Edições Almedina, 2013.

CUNHA, Maíra Darido da; OLIVEIRA, Niviane Vieira Gois. Pedagogia de Projetos: a visão dos professores acerca do projeto de leitura no município de Bertioga – SP. Cadernos da Pedagogia, v. 13, n. 25, p. 4-15, Jul/Set 2019.

FERNADES, Mirele Sanches; SALGADO, Tania Denise Miskinis. Estratégias docentes no desenvolvimento de competências em estudantes de um curso técnico em química. Revista Prática Docente. v. 5, n. 2, p. 1040-1056, mai/ago 2020. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1040-1056.id695

FONTES, Roberta Neves; LOPES, Ivonete da Silva. As representações da mídia sobre o rompimento da barragem do Fundão em Mariana, Minas Gerais. Revista Espacios, v.38, n.34, p. 32-44, 2017.

FONSECA, Bruno. Brasil registra mais de três acidentes em barragens por ano. 2019. Disponível em: https://apublica.org/2019/01/brasil-registra-mais-de-tres-acidentes-em-barragens-por-ano/. Acesso: Set.2020

FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Cortez, 2018.

GUEDES, José Demontier; SOUZA, Antonielle Serafim; SIDRIM, Francisca Maraysa Luciano; LIMA, Quenilda Fernandes de Oliveira. Pedagogia de Projetos: uma ferramenta para a aprendizagem. Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v.10, n.33, Supl 2. p. 237-256, 2017. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.650

HERNANDEZ, Fernández; VENTURA, Monteserrat. Organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre. Artes Médicas.1998.

MARTINS, José Santos. O trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio. Campinas, SP: Papirus, 2001.

NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos projetos: etapas, papéis e atores. São Paulo, Ed. Érica, 2008.

OLIVEIRA, Ethel Silva de, GONZAGA, Amarildo Menezes. Pedagogia de Projetos: uma alternativa didática ao Ensino de Ciências. In VII ENCONTRO DE NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7, 2009. Anais.......Belo Horizonte, 2009. p.1-13. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1540-1.pdf. Acesso: fevereiro/2020.

PAROLIN, Sonia Regina Hierro (Org.) MORAES, Deusdedit Carvalho de; OLIVEIRA, Heloisa Cortiani de; ZANON, Simone Luzia Maluf; NARDELLI, Thaise. Elaboração de projetos inovadores em educação profissional. Curitiba: Sesi/Senai/PR, 2006.

PAULA, Joaracy Lima de; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. Educação Ambiental na Educação Profissional: caminhando em direção à formação humana integral. Revista Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 2, n. 05, p.83- 92, Jul., 2016.

PINHEIRO, Luciana Madsen. Pedagogia de Projetos: a metodologia que usa os sentidos e a arte como base para o aprendizado. Rio de Janeiro: Clube de Autores, 2016.

SAKR, Dalia A., SHERIF, Ahmed; EL-HAGGAR, Sahar Mohamed. Environmental management systems’ awareness. Journal of cleaner production. v. 18, n.3, p. 210-218, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2009.09.021

SANTOS, Dilce Melo; LEAL, Nadja Melo. A pedagogia de projetos e sua relevância como práxis pedagógica e instrumento de avaliação inovadora no processo de ensino aprendizagem. Revista Científica da FASETE, n. 19, p. 81-96, 2018.

SILVA, Maria Salete Cordeiro. A pedagogia de projetos no ensino de química: um relato de experiência. 2011, 63f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática), Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2011.

SILVA, Ricardo Bussons; BATISTA, Suelene da Silva; SILVA, Marinaldo Felipe. Metodologia de projetos no ensino básico e tecnológico: uma educacão emancipadora. Educação pública, v.17, ed. 24, p.1, 2017.

Downloads

Publicado

30.12.2020

Como Citar

COSTA AMARAL, Carmem Lúcia; BALDORIA, Tatiane. A PEDAGOGIA DE PROJETOS NA COMPREENSÃO DAS CONSEQUÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS DE ACIDENTES COM BARRAGENS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 1927–1943, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1927-1943.id833. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/406. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias