A PEDAGOGIA DE PROJETOS NA COMPREENSÃO DAS CONSEQUÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS DE ACIDENTES COM BARRAGENS
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1927-1943.id833Palavras-chave:
Pedagogia de Projetos, Ensino Técnico, Acidentes com BarragensResumo
O rompimento de barragens que ocorreram no Brasil nos últimos anos provocou impactos ambientais irreparáveis que não podem passar despercebidos. Nesse contexto, torna-se importante discutir na escola as consequências socioambientais provocadas por esses acidentes. Nesse artigo apresenta-se uma prática pedagógica envolvendo a pedagogia de projetos que teve como objetivo investigar sua contribuição na compreensão dessas consequências. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa. Participaram dessa prática 75 alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Edificações. Os alunos foram divididos em grupos e desenvolveram seus projetos tendo como referência as etapas propostas por Nogueira (2008). O processo avaliativo foi processual e diagnóstico, ou seja, perpassou todas as etapas do projeto. Os resultados dessa avaliação evidenciaram que a pedagogia de projetos contribuiu não só para a compreensão dos impactos socioambientais dos acidentes envolvendo barragens, mas também desenvolveu autonomia e contribuiu para a construção de conhecimento para tratar dessa temática.
Downloads
Métricas
Referências
AGÊNCIA BRASIL. Com risco de rompimento de barragem, moradores deixam suas casas no ES. 2020. Disponível em: https://exame.com/brasil/com-risco-de-rompimento-de-barragem-moradores-deixarem-suas-casas-no-es/. Acesso: Junho/2020.
ANTUNES, Celso. Projetos e práticas pedagógicas na educação infantil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
BENDER, Willian N. Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
CARVALHO, Marllon Santos de; RIBEIRO, Kátia Daniela; MOREIRA, Raner Moacir; ALMEIDA, Alex Magalhães. Concentração de metais no rio Doce em Mariana, Minas Gerais, Brasil. Acta Brasiliensis, v. 1, n. 3, p.37-41, 2017. DOI: https://doi.org/10.22571/Actabra13201758
CASTANHEIRA, Rhuann Patryk dos Santos; GUEDES, Flávio Leôncio; CASTRO JÚNIOR, Clênio Farias; ALMEDA, Kaylla Perreira; AZEVEDO, Flávia Garret. A viabilidade do uso de tecnologias sustentáveis na construção civil. Revista Eletronica da Estácio Recife, v.2, n.2, p.1-7, 2016. Disponível em: https://reer.emnuvens.com.br/reer/article/view/88. Acesso: 3/2020.
COHEN, Elizabeth G.; LOTAN, Rachel. A. Planejando o trabalho em grupo: estratégias para salas heterogêneas. Porto Alegre: Penso, 2017.
CONECTAS. Dados: o número da tragédia de Brumadinho. 2020. Disponível https://www.conectas.org/noticias/fact-sheets-o-numeros-da-tragedia-de-brumadinho. Acesso: Junho/2020.
COUTINHO, Clara Pereira. Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: Teoria e Prática. 2. ed. Coimbra: Edições Almedina, 2013.
CUNHA, Maíra Darido da; OLIVEIRA, Niviane Vieira Gois. Pedagogia de Projetos: a visão dos professores acerca do projeto de leitura no município de Bertioga – SP. Cadernos da Pedagogia, v. 13, n. 25, p. 4-15, Jul/Set 2019.
FERNADES, Mirele Sanches; SALGADO, Tania Denise Miskinis. Estratégias docentes no desenvolvimento de competências em estudantes de um curso técnico em química. Revista Prática Docente. v. 5, n. 2, p. 1040-1056, mai/ago 2020. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1040-1056.id695
FONTES, Roberta Neves; LOPES, Ivonete da Silva. As representações da mídia sobre o rompimento da barragem do Fundão em Mariana, Minas Gerais. Revista Espacios, v.38, n.34, p. 32-44, 2017.
FONSECA, Bruno. Brasil registra mais de três acidentes em barragens por ano. 2019. Disponível em: https://apublica.org/2019/01/brasil-registra-mais-de-tres-acidentes-em-barragens-por-ano/. Acesso: Set.2020
FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Cortez, 2018.
GUEDES, José Demontier; SOUZA, Antonielle Serafim; SIDRIM, Francisca Maraysa Luciano; LIMA, Quenilda Fernandes de Oliveira. Pedagogia de Projetos: uma ferramenta para a aprendizagem. Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v.10, n.33, Supl 2. p. 237-256, 2017. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.650
HERNANDEZ, Fernández; VENTURA, Monteserrat. Organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre. Artes Médicas.1998.
MARTINS, José Santos. O trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio. Campinas, SP: Papirus, 2001.
NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos projetos: etapas, papéis e atores. São Paulo, Ed. Érica, 2008.
OLIVEIRA, Ethel Silva de, GONZAGA, Amarildo Menezes. Pedagogia de Projetos: uma alternativa didática ao Ensino de Ciências. In VII ENCONTRO DE NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7, 2009. Anais.......Belo Horizonte, 2009. p.1-13. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1540-1.pdf. Acesso: fevereiro/2020.
PAROLIN, Sonia Regina Hierro (Org.) MORAES, Deusdedit Carvalho de; OLIVEIRA, Heloisa Cortiani de; ZANON, Simone Luzia Maluf; NARDELLI, Thaise. Elaboração de projetos inovadores em educação profissional. Curitiba: Sesi/Senai/PR, 2006.
PAULA, Joaracy Lima de; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. Educação Ambiental na Educação Profissional: caminhando em direção à formação humana integral. Revista Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 2, n. 05, p.83- 92, Jul., 2016.
PINHEIRO, Luciana Madsen. Pedagogia de Projetos: a metodologia que usa os sentidos e a arte como base para o aprendizado. Rio de Janeiro: Clube de Autores, 2016.
SAKR, Dalia A., SHERIF, Ahmed; EL-HAGGAR, Sahar Mohamed. Environmental management systems’ awareness. Journal of cleaner production. v. 18, n.3, p. 210-218, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2009.09.021
SANTOS, Dilce Melo; LEAL, Nadja Melo. A pedagogia de projetos e sua relevância como práxis pedagógica e instrumento de avaliação inovadora no processo de ensino aprendizagem. Revista Científica da FASETE, n. 19, p. 81-96, 2018.
SILVA, Maria Salete Cordeiro. A pedagogia de projetos no ensino de química: um relato de experiência. 2011, 63f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática), Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2011.
SILVA, Ricardo Bussons; BATISTA, Suelene da Silva; SILVA, Marinaldo Felipe. Metodologia de projetos no ensino básico e tecnológico: uma educacão emancipadora. Educação pública, v.17, ed. 24, p.1, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.