SOBRE AS ESTRUTURAS DE CONHECIMENTO A PRIORI EM KANT E PIAGET: UM ENSAIO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p2016-2032.id814

Palavras-chave:

Epistemologia, Construtivismo, Pedagogia

Resumo

Este ensaio pode ser visto como uma contribuição teórica cujo objetivo é indicar as diferenças entre as estruturas de conhecimento a priori (apriorismo) nos construtivismos de Kant e Piaget. Para tanto, utilizamos como método a análise bibliográfica, tendo como texto de base a Crítica da Razão Pura e a Epistemologia Genética, mas, também, levamos em consideração textos de comentadores de Kant e de alguns e teóricos da educação. Disto resulta que: a) a concepção de estrutura a priori é diferente para ambos, para Kant elas são estáticas, para Piaget são dinâmicas e evoluem ao longo da vida; b) que não se pode reduzir um construtivismo ao outro, mesmo que somente do ponto de vista prático. Ao final, c) mostramos a luz do exposto, como o modelo pedagógico apriorístico pode ser um inconveniente se praticado literalmente conforme seus pressupostos teóricos, em especial porque minimiza o papel do professor e da escola na formação educacional.

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Biografia do Autor

José Galúcio Campos, UFMT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFMT)  Professor no Instituto Federal do Amazonas, Campus Manaus Centro (IFAM/CMC)

Daniel Richardson de Carvalho Sena, UFAM

Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (UFAM) Professor no Instituto Federal do Amazonas, Campus Manaus Centro (IFAM/CMC)

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Publicado

30.12.2020

Como Citar

GALÚCIO CAMPOS, José; CARVALHO SENA, Daniel Richardson de. SOBRE AS ESTRUTURAS DE CONHECIMENTO A PRIORI EM KANT E PIAGET: UM ENSAIO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 2016–2032, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p2016-2032.id814. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/411. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias