AVALIANDO O PAPEL DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES EM QUESTÕES ABERTAS NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p304-218.id103

Palavras-chave:

Ensino de física, Questões abertas, Elaboração de hipóteses

Resumo

Nesta comunicação apresentamos uma pesquisa desenvolvida com uma turma do ensino médio de uma escola da rede federal de ensino da cidade de Manaus. O objetivo da pesquisa foi avaliar qual o papel exercido pelos conhecimentos prévios para elaboração de hipóteses em questões abertas no ensino de física. Constatamos que o conhecimento prévio é uma condição necessária, mas não suficiente, pois possibilitou ao alunado formularem as hipóteses embora, em sua maioria, elas não estivessem adequadas ao que é posto pela física. Isto indica que o senso comum foi o conhecimento mais utilizado para formulá-las ao invés do conhecimento científico, como esperado.

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Biografia do Autor

José Galúcio Campos , IFAM

Mestre em Física. Professor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Doutorando em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC)

Josefina Barrera Kalhil , UEA

Doutora em ciências Pedagógicas. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Licurgo Peixoto de Brito , UFPA

Doutor em Geofísica. Professor na Universidade Federal do Pará (UFPA)

Referências

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Publicado

22.12.2017

Como Citar

GALÚCIO CAMPOS , José; BARRERA KALHIL , Josefina; PEIXOTO DE BRITO , Licurgo. AVALIANDO O PAPEL DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES EM QUESTÕES ABERTAS NO ENSINO DE FÍSICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 304–318, 2017. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p304-218.id103. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/633. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias