A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS: DIAGNÓSTICO ACERCA DOS REFERENCIAIS CURRICULARES, CONTEÚDOS E ABORDAGENS METODOLÓGICAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1627-1645.id845

Palavras-chave:

Ensino de Educação Física, Ações Didático Pedagógicas, Institutos Federais

Resumo

Este estudo tem o objetivo de compreender como acontece o desenvolvimento das ações didático-pedagógicas da Educação Física Escolar (EFE) no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a fim de identificar quais os conteúdos ensinados (práticas corporais) e quais os referenciais curriculares utilizados pelos professores como base para o desenvolvimento do processo educativo no Ensino Médio Integrado (EMI). Foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, na perspectiva descritiva de levantamento, da qual participaram cento e vinte docentes dos Institutos Federais (IFs) das cinco regiões do país. O desenvolvimento do estudo permitiu identificar e problematizar os referenciais curriculares/teóricos utilizados pelos docentes, os conteúdos ensinados e as abordagens metodológicas. Ao realizar uma espécie de triangulação entre as três perspectivas, percebe-se um alargamento do currículo da EFE nos IFs, indicando haver, nesse contexto, movimentos em prol do desenvolvimento da EF sob o prisma de um componente curricular, produzindo conhecimentos e saberes multidimensionais.

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Biografia do Autor

Juliano Daniel Boscatto, UNESP

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (UNESP) Professor do IFSC

Ivan Carlos Bagnara, UNIJUÍ

Doutor em Educação nas Ciências (UNIJUÍ) Professor do IFRS

Luciano de Almeida, UNIJUÍ

Doutor em Educação nas Ciências (UNIJUÍ) Professor do IFFAR

Affonso Manoel Righi Lang, UNIJUI

Doutorando em Educação nas Ciências (UNIJUI) Professor do IFRS

Fabrício Döring Martins, UFRGS

Doutorando em Ciências do Movimento Humano (UFRGS) Professor do IFFAR

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Publicado

30.12.2020

Como Citar

DANIEL BOSCATTO, Juliano; CARLOS BAGNARA, Ivan; ALMEIDA, Luciano de; MANOEL RIGHI LANG, Affonso; DÖRING MARTINS, Fabrício. A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS: DIAGNÓSTICO ACERCA DOS REFERENCIAIS CURRICULARES, CONTEÚDOS E ABORDAGENS METODOLÓGICAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 1627–1645, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1627-1645.id845. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/416. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias