A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS: DIAGNÓSTICO ACERCA DOS REFERENCIAIS CURRICULARES, CONTEÚDOS E ABORDAGENS METODOLÓGICAS

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1627-1645.id845

Palabras clave:

Ensino de Educação Física, Ações Didático Pedagógicas, Institutos Federais

Resumen

Este estudo tem o objetivo de compreender como acontece o desenvolvimento das ações didático-pedagógicas da Educação Física Escolar (EFE) no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a fim de identificar quais os conteúdos ensinados (práticas corporais) e quais os referenciais curriculares utilizados pelos professores como base para o desenvolvimento do processo educativo no Ensino Médio Integrado (EMI). Foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, na perspectiva descritiva de levantamento, da qual participaram cento e vinte docentes dos Institutos Federais (IFs) das cinco regiões do país. O desenvolvimento do estudo permitiu identificar e problematizar os referenciais curriculares/teóricos utilizados pelos docentes, os conteúdos ensinados e as abordagens metodológicas. Ao realizar uma espécie de triangulação entre as três perspectivas, percebe-se um alargamento do currículo da EFE nos IFs, indicando haver, nesse contexto, movimentos em prol do desenvolvimento da EF sob o prisma de um componente curricular, produzindo conhecimentos e saberes multidimensionais.

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Biografía del autor/a

Juliano Daniel Boscatto, UNESP

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (UNESP) Professor do IFSC

Ivan Carlos Bagnara, UNIJUÍ

Doutor em Educação nas Ciências (UNIJUÍ) Professor do IFRS

Luciano de Almeida, UNIJUÍ

Doutor em Educação nas Ciências (UNIJUÍ) Professor do IFFAR

Affonso Manoel Righi Lang, UNIJUI

Doutorando em Educação nas Ciências (UNIJUI) Professor do IFRS

Fabrício Döring Martins, UFRGS

Doutorando em Ciências do Movimento Humano (UFRGS) Professor do IFFAR

Citas

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Publicado

2020-12-30

Cómo citar

DANIEL BOSCATTO, Juliano; CARLOS BAGNARA, Ivan; ALMEIDA, Luciano de; MANOEL RIGHI LANG, Affonso; DÖRING MARTINS, Fabrício. A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS: DIAGNÓSTICO ACERCA DOS REFERENCIAIS CURRICULARES, CONTEÚDOS E ABORDAGENS METODOLÓGICAS. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 3, p. 1627–1645, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1627-1645.id845. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/416. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Lenguajes, códigos y sus tecnologías