A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO ALIADA ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM PANORAMA DE PESQUISAS BRASILEIRAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1593-1611.id905

Palavras-chave:

Revisão Sistemática, Gamificação, Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática, TDIC

Resumo

A gamificação tem ganhado espaço no ambiente escolar. Considerando esta realidade, tem-se como objetivo identificar evidências da eficácia da gamificação no contexto do ensino de matemática com o uso de tecnologias. Para isso, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura, dos últimos dez anos, proveniente de estudos desenvolvidos no Brasil, publicados na plataforma Scielo, no portal de Periódicos da CAPES e em um conjunto de Periódicos que tinham como escopo o uso da tecnologia educacional. Os resultados mostram que a gamificação no ensino de matemática com as TDIC é utilizada a partir de jogos ou ambientes digitais com elementos de gamificação e ainda em atividades gamificadas. Os artigos avaliados destacam o engajamento como fator impulsionador do ensino de matemática quando atrelado a gamificação. As análises apontam que a gamificação possui a capacidade de contribuir para o engajamento devido a utilização dos diferentes elementos dos games.

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Biografia do Autor

Francisco Ellivelton Barbosa, IFCE

Licenciado em Matemática (IFCE) Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE (PGECM/IFCE)

Márcio Matoso de Pontes, PGECM

Graduado em Pedagogia (UFC) Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE (PGECM/IFCE)

Juscileide Braga de Castro, UFC

Doutora em Educação (UFC) Professora da Faculdade de Educação da UFC (FACED/UFC) Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE (PGECM/IFCE)

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Publicado

30.12.2020

Como Citar

ELLIVELTON BARBOSA, Francisco; MATOSO DE PONTES, Márcio; BRAGA DE CASTRO, Juscileide. A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO ALIADA ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM PANORAMA DE PESQUISAS BRASILEIRAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 1593–1611, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1593-1611.id905. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/421. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias